quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Para aprender a assumir a responsabilidade total

LIÇÃO 20

Estou decidido a ver.

1. Até agora fomos bem displicentes em relação a nossos períodos de prática. Não houve realmente nenhuma tentativa de determinar o momento para empreendê-los, pediu-se esforço mínimo e nem mesmo se pediu cooperação e interesses efetivos. Esta abordagem é intencional e planejada de forma muito cuidadosa. Não perdemos de vista a importância vital da mudança radical de teu modo de pensar. A salvação do mundo depende dela. Contudo, não verás se considerares que estás sendo coagido e se te entregares ao ressentimento e à contrariedade.

2. Esta é nossa primeira tentativa de introduzir uma estrutura. Não a interpretes de modo equivocado como um esforço para exercer força ou pressão. Tu queres a salvação. Tu queres ser feliz. Tu queres paz. Tu não as tens agora porque tua mente é totalmente indisciplinada e porque não podes distinguir entre alegria e pesar, prazer e dor, amor e medo. Agora está aprendendo a distinguí-los. E, de fato, tua recompensa será grande.

3. Tua decisão de ver é tudo o que a visão pede. Aquilo que queres é teu. Não confundas o pequeno esforço que se pede a ti com um sinal de que nossa meta tem pouco valor. A salvação do mundo pode ser um objetivo sem importância? E o mundo pode ser salvo se tu não fores? Deus tem um único Filho e ele é a ressurreição e a vida. A vontade dele se faz porque todo o poder lhe foi dado no Céu e na terra. A visão te é dada a partir de tua decisão de ver.

4. Os exercícios para hoje consistem em lembrares a ti mesmo durante todo o dia que queres ver. A ideia de hoje também pressupõe, tacitamente, o reconhecimento de que não vês agora. Por isso, enquanto repetes a ideia, declaras que estás decidido a mudar teu estado presente por um melhor, por um que queres realmente.

5. Repete a ideia de hoje devagar e de forma inequívoca pelo menos duas vezes por hora hoje, tentando fazê-lo a cada meia hora. Não te aflijas se esqueceres de fazê-lo, mas faze um esforço verdadeiro para lembrar. As repetições adicionais devem ser aplicadas a qualquer situação, pessoa ou acontecimento que te transtorne. Podes vê-los de modo diferente, e verás. Tu verás aquilo que desejas. Assim é a verdadeira lei de causa e efeito do modo como ela opera no mundo.

*

COMENTÁRIO:

Quantos de nós estamos, de verdade, decididos a ver? É isto que vamos poder descobrir com as práticas da ideia desta quinta-feira, 20 de janeiro.

Como disse, no comentário a esta lição no ano passado, "se, de fato, tomarmos a decisão de experimentar as práticas destes exercícios do modo que o Curso nos pede, agora, ou a partir de agora, vamos começar a perceber de que forma criamos o mundo que nos cerca. O que o exercício de hoje nos pede é apenas que tomemos a decisão de ver. Afinal queremos ver ou não"?

Disse ainda que, como já sabemos, "todos nós já passamos por muitas situações em que fingimos não ver, por comodidade, para evitar conflitos e, muitas vezes, por medo de ter de assumir mais responsabilidades do que as que já temos".

É interessante e necessário, porém, para esta tomada de decisão, reconhecermos honesta e sinceramente que a partir de nosso contato com o Curso, chegamos a um ponto e a um lugar em nossas vidas em que não há espaço para fingimentos, acomodações, concessões e medos. Até porque ninguém, a não ser nós mesmos, nos está cobrando nada. Não há necessidade de sermos condescendentes. Não há fiscais.

Assim, ou assumimos, por e para nós mesmos, a total responsabilidade por nós mesmos e pelo mundo que criamos ou vamos continuar a marcar passo e a viver a repetição de experiências, situações e relacionamentos que nos afastam da alegria e da paz, pressupostos básicos da felicidade a que todos aspiramos, repetindo de forma um pouco modificada aquilo a que me referi também em 2010.

E ainda como eu disse anteriormente - e vale lembrar disso para qualquer uma das ideias que praticamos até agora, bem como para todas as que o Curso ainda vai nos oferecer -, são as práticas diárias que vão nos ajudar a tomar a decisão de forma definitiva.

2 comentários:

  1. Olá meninas e meninos,
    Cuido de 3 cães... um deles tem muito medo do estouro de rojão... então ele fica ao meu lado e eu digo : "quieto e junto..." percebo que ele se acalma e confia em mim... assim eu; me aquieto e junto com vocês sigo em frente... pois confio que onde está o bem, Ele está.
    Bençãos de Luz!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helena.

    É isso aí mesmo. E vice-versa: Onde Ele está está o bem, também.

    Claro que isso para quem se decidiu a ver, como você. E como nós, ou alguns de nós, pelo menos.

    Obrigado pela confiança e por compartilhar.

    ResponderExcluir