sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os hábitos nos impedem de viver o presente

LIÇÃO 7

Eu vejo só o passado.

1. É particularmente difícil acreditar nesta ideia a princípio. Porém, ela é a base lógica para todas as anteriores.
Ela é a razão pela qual nada do que vês significa coisa alguma.
Ela é a razão pela qual dás a tudo o que vês todo o significado que tem para ti.
Ela é a razão pela qual não entendes nada do que vês.
Ela é a razão pela qual teus pensamentos não significam nada, e a razão pela qual eles são como as coisas que vês.
Ela é a razão pela qual tu nunca estás transtornado pelo motivo que imaginas.
Ela é a razão pela qual tu estás transtornado porque vês algo que não existe.

2. É muito difícil mudar ideias antigas a respeito do tempo, porque tudo aquilo em que acreditas está radicado no tempo e depende de não aprenderes estas ideias novas a respeito dele. No entanto, é justamente por isso que precisas de ideias novas acerca do tempo. Esta primeira ideia a respeito do tempo não é, de fato, tão estranha quanto pode parecer de início.

3. Olha para uma xícara, por exemplo. Tu vês uma xícara ou simplesmente revês tuas experiências passadas de pegar um xícara, de estar com sede, de beber de uma xícara, de sentir a borda de uma xícara contra teus lábios, de tomar o café da manhã e assim por diante? Tuas reações estéticas à xícara não são também baseadas em experiências passadas? De que outra forma saberias se esse tipo de xícara se quebraria ou não se a deixasses cair? O que sabes a respeito dessa xícara exceto aquilo que aprendeste no passado? Tu não tens nenhuma ideia do que essa xícara é, a não ser pelo teu aprendizado passado. Então, tu a vês realmente?

4. Olha ao teu redor. Isso é igualmente verdadeiro a respeito de qualquer coisa para a qual olhes. Reconhece isso aplicando a ideia de hoje indistintamente para o que quer que capte teu olhar. Por exemplo:

Eu vejo só o passado neste lápis.
Eu vejo só o passado neste sapato.
Eu vejo só o passado nesta mão.
Eu vejo só o passado naquele corpo.
Eu vejo só o passado naquele rosto.

5. Não te demores em nenhuma coisa em particular, mas lembra-te de não omitir nada de modo específico. Olha rapidamente para cada sujeito e, em seguida, passa para o seguinte. Três ou quatro períodos de prática, que durem aproximadamente um minuto cada, serão suficientes.

*

COMENTÁRIO:

Continuemos a tentativa de aprofundar nossas práticas com a ideia para esta sexta-feira, dia 7 de janeiro, a partir de algumas das reflexões acerca da lição 7 feitas por Tara Singh*.

Diz ele que a ideia de que vemos só o passado deveria nos afetar verdadeiramente, porque se começarmos a dar atenção à ideia, começaremos a reconhecer a verdade que ela nos oferece. A partir da atenção dada a ela, podemos começar a descobrir que não somos capazes de abandonar o que pensamos a respeito de uma pessoa, para o bem ou para o mal. E, sendo assim, não podemos vê-la como ela realmente é.

Praticar esta lição vai nos ajudar a descobrir que "quando vemos só o passado, não vemos em absoluto o presente". Ou como ele diz:

"Como podemos nos ligar ao presente se estamos sempre no passado? Nosso saber é do passado, nossas mágoas são do passado, nossa gratidão é do passado. Como podemos saber o que é gratidão, se vivemos no passado? Assim, há muito a se explorar, não é? Já fomos desafiados e nem de longe começamos a ler a lição.

"Tu já estiveste no presente alguma vez? Pergunta a ti mesmo. Podes lembrar de um momento de perigo - quando sentiste que ias te afogar ou ser picado por uma cascavel? Naquele momento estavas presente, não? Quando estavas prestes a ser atropelado, tiveste de te mover depressa. Foi teu aprendizado da experiência passada ou alguma outra capacidade que agiu?

"Em perigo tu invocas uma inteligência que é independente do passado. É uma ação instantânea, mais rápida do que o pensamento e imprevisível. Tu não sabes o que vais fazer.

"Existe também uma ação involuntária e criativa da Vida dentro de ti que dá foco a tua energia. Para fazer contato com esta ação criativa, tens de levar teu cérebro ao silêncio absoluto. No silêncio, esta energia pode ser concentrada para qualquer lugar que a orientes. Podes imaginar que alegria é ser criativo, estar inteiramente no presente?

Eu vejo só o passado.

"Tu e eu podemos descobrir isto de forma direta. Quando te tornas comprometido com a lição, o questionamento interno começa gradualmente: 'Como posso estar no passado quando estou pensando a respeito do amanhã?' Mas isto também é o passado. É o passado que inventou o amanhã. O fato é que só vês mesmo o passado. Não podes escapar dele, ele é igual a areia movediça. Mesmo o querer sair dele é o passado."

Ele diz mais ainda. Diz que ver só o passado nos limita. Que, condicionados e controlados pelos hábitos, não estamos vivos para o presente e não há nada de novo no que fazemos, hoje ou em qualquer momento de nossas vidas. Seremos capazes de perceber a angústia desta condição?

E, por fim, ele nos alerta para o fato de que toda a ajuda do Céu nos envolve se nos decidirmos a pôr em prática a lição de hoje neste dia mesmo.

Às praticas, então?

*NOTA: Vide notas nas lições anteriores.

3 comentários:

  1. Moises, bom dia!
    "O fato é que só vês mesmo o passado. Não podes escapar dele, ele é igual a areia movediça. Mesmo o querer sair dele é o passado."
    "Mesmo o querer sair dele é o passado"... hum... fiquei um tanto "apertada" com essa afirmação. Por favor, me dê "uma ficha", ao menos, para eu sair dessa com mais conforto, please...

    Beijo,
    Marilia

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília

    Realmente é bem maluco, eu diria, isso tudo, mas no íntimo sabemos que é assim mesmo, principalmente com o exemplo do perigo imediato quando entramos REALMENTE em contato com uma força superior. Já aconteceu comigo. Creio que é o que o livro trata como instante santo. E sobre o Moisés não estar respondendo é que ele deixou as postagens programadas para estes dias porque está viajando e volta na próxima segunda dia 10.
    Como diz ele, às práticas, então?

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Moisa, salve 2011 e esse blog querido!!
    Estou adorando os comentarios do Singh, ele chama bastante atencao para o comprometimento, e tb alerta para o presente!
    em 2011 quero ser assim, comprometida somente com o presente - so isso importa!
    Bjs

    ResponderExcluir