segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Libertando-nos de todas as crenças falsas

LIÇÃO 10

Meus pensamentos não significam nada.

1. Esta ideia se aplica a todos os pensamentos de que estás ciente, ou dos quais te tornes ciente nos períodos de prática. A razão pela qual a ideia é aplicável a todos eles é que eles não são teus pensamentos verdadeiros. Fizemos esta distinção antes e a faremos novamente. Tu ainda não tens nenhuma base para comparação. Quanto tiveres, não terás nenhuma dúvida de que aquilo em que acreditavas que eram teus pensamentos não significava nada.

2. Esta é a segunda vez que usamos este tipo de ideia. Apenas a forma é ligeiramente diferente. Desta vez a ideia é apresentada com "Meus pensamentos" em lugar de "Estes pensamentos" e não se faz nenhuma ligação com as coisas ao teu redor de modo evidente. Agora a ênfase está na falta de realidade daquilo que pensas que pensas.

3. Este aspecto do processo de correção começou com a ideia de que os pensamentos de que estás ciente são sem significado, estão fora de ti em vez de estarem dentro e, em seguida, enfatizou-se sua condição de passados em lugar de sua condição de pensamentos presentes. Agora enfatizamos que a presença destes "pensamentos" significa que não estás pensando. Este é simplesmente outro modo de repetir nossa declaração anterior de que tua mente é, de fato, um espaço em branco. Reconhecer isto é reconhecer o nada, quando pensas que o vês. Como tal, este é o pré-requisito para a visão.

4. Fecha os olhos para estes exercícios e começa-os repetindo a ideia de hoje para ti mesmo bem devagar. Acrescenta em seguida:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

Os exercícios, como antes, consistem em investigar tua mente em busca de todos os pensamentos disponíveis para ti, sem seleção ou julgamento. Tanta evitar qualquer tipo de classificação. De fato, se achares útil fazê-lo, poderia imaginar que estás vendo passar uma procissão estranha e sortida de pensamentos, que tem pouco ou nenhum significado pessoal para ti. À medida que cada um passa por tua mente, dize:

Meu pensamento sobre __________ não significa nada.
Meu pensamento sobre __________ não significa nada.

5. A ideia de hoje pode servir obviamente para qualquer pensamento que te aflija em qualquer momento. Além disso, recomenda-se cinco períodos de prática, cada um envolvendo não mais do que cerca de um minuto de exame mental. Não se recomenda que o tempo do período seja estendido, e ele deve ser reduzido para meio minuto ou menos, se experimentares desconforto. Lembra-te, porém, de repetir a ideia lentamente antes de aplicá-la de forma específica e também de acrescentar:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

*

COMENTÁRIO:

Nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, chegamos à lição de número dez, que nos oferece uma das ideias mais importantes e poderosas com que já tivemos contato. Ele traz consigo uma ótima oportunidade para nos liberarmos de todas as crenças falsas, com base nas quais, muitas vezes inconscientemente, fazemos nossas escolhas e colhemos, igual número de vezes, resultados indesejáveis.

Esta é última das lições para a qual podemos recorrer às reflexões específicas de Tara Singh*. Seu livro termina com o capítulo que se dedica à exploração mais profunda da ideia da lição de número 10, a que praticamos hoje.

Vamos nos debruçar com ele por alguns intantes para tentarmos nos aproximar com toda a atenção possível daquilo que o Curso nos oferece a cada lição. Ouçamos o que ele diz antes de nos dedicarmos à lição propriamente dita.

"O espaço que damos a qualquer coisa que lemos determina seu impacto sobre nós. Se lemos a lição de forma apressada, ela é apenas um monte de palavras. Percebes que nossas mentes estão sempre preocupadas [pré-ocupadas, isto é, ocupadas por antecipação, em geral]. Isto é um fato.

"Quando nos aproximamos de algo sagrado, precisamos fazer a nossa parte para criar aquele espaço, em primeiro lugar, sentando-nos em silêncio por algum tempo.

"O Curso insiste em que leiamos devagar, isto é, com atenção. A atenção pergunta: O que isto significa? O que se está pedindo que eu perceba? O Curso pede que trabalhemos com a lição de forma precisa, objetiva. Sabemos o que isso significa? Alguma vez tu és preciso? [Objetivo?] Se fizéssemos estas exigências a nós mesmos, seríamos responsáveis e sábios. Não seríamos mais vagos, indiferentes ou casuais. Cada lição nos oferece um desafio do qual nossa vontade quer escapar. Meus pensamentos não significam nada é um desafio e tanto."

Não lhes parece? Quem de nós está disposto a encarar este desafio?

A recompensa será o aprendizado, quiçá o entendimento, de que podemos sobrepujar as ilusões, ver e ir além delas. Se vocês lembrarem bem, já disse anteriormente que uma das primeiras lições que o contato com o Curso me ofereceu foi o descobrir que só eu tenho, ou que só eu posso ter e exercer, o controle sobre meus pensamentos. [Vide comentário a esta lição em 2010]. E descobrir isto permite, como diz também Tara Singh,  que comecemos a questionar nossos pensamentos a respeito de nós mesmos, das pessoas que conhecemos, das coisas que acontecem.

Isso, por sua vez, pode nos levar a descobrir e a aceitar com humildade que não nos conhecemos e que não conhecemos a quem quer que seja. O que pode nos levar a ir mais longe no caminho do autoconhecimento.

*NOTA: Vide notas nas lições anteriores.

7 comentários:

  1. Bom dia Moisés!

    E libertar as crenças que já estão inconscientes?? Que já nem damos conta que pensamos? O UCEM sugere algum exercício?


    Obrigada e um ecelente dia!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dani...

    Em geral, as crenças estão todas no inconsciente. Tanto isso é verdade que, muitas vezes, não nos damos conta de que determinadas atitudes e comportamentos que temos, e que se tornaram hábitos, estão relacionados a alguma coisa que aprendemos há muito tempo. A uma informação que recebemos acerca de um familiar, de um ancestral esteja ele longe no passado ou ainda no presente, convivendo conosco.

    É para todos os tipos de crenças, as aparentemente conscientes e as inconscientes que se destinam os exercícios, Dani.

    Ao longo dos dias de prática vamos começar a descobrir que acreditávamos em coisas que não existem. Vamos descobrir que tratamos a nós mesmos e as opiniões que temos, quer a nosso próprio respeito, quer a respeito do(s) outro(s) e do mundo, com muita seriedade, dando-nos e a eles um valor ou uma importância que não têm, uma vez que nada do que pensamos significa nada.

    Os exercícios diários trazem em si o poder de nos devolver ao que somos, se levarmos a sério o compromisso de seguir as orientações que o Curso nos dá para fazê-los.

    Precisamos deles para chegar ao autoconhecimento e chegar ao autoconhecimento é chegar a Deus. De onde nunca saímos.

    Obrigado por compartilhar e um ótimo 2011. Boas práticas.

    ResponderExcluir
  3. *
    .
    Oi Dani querida ...

    Tanto essas crenças a que chamamos incoscientes, como qualquer outra consciente, são irreais como tudo o que "pensamos" que criamos por aqui. Tudo fruto de uma única causa. Só o Espírito Santo conhece a verdadeira causa de todas as nossas crenças ou pensamentos, que tiveram origem na idéia de separação de Deus.

    Toda e qualquer crença ou pensamentos que não sejam de paz e amor perfeitos, são a voz interior, que criamos a partir da primeira idéia insana, de que estávamos separados de Deus, e que vieram a substituir a própria voz de Deus em nós. É de onde surgiram todos os equívocos e todos os medos que nos guiam. Pois essa "voz" interior que criamos não nos permite mais ouvir a Voz do Pai.

    Por isso Ele nos enviou o ES, para que pudesse ouvir "nossas vozes" e que sabendo da irrealidade delas, pudesse substituí-las pela Voz D'Ele que é a de Deus.
    Mas para isso, nos foi pedido a nossa disponibilidade verdadeira, e apenas isso, e que pode ser feita a partir de nosso ato de entrega.

    E esse é o melhor exercício para a correção de todas as crenças que adotamos conscientes ou não, o de entrega-las ao ES., que exatamente por conhecer a causa original de todas, é quem pode transmuta-las ou curar-nos delas.

    E essa cura só pode ser realizada pelo Perdão Verdadeiro, que o ES. nos concede, e que não podemos conseguir sozinhos, mas apenas com a Sua ajuda amorosa. Porque Ele nos mostra que não podemos curar apenas a nós. Que essa cura só pode ser completa, se pedirmos esse Perdão a nós mesmos e ao mundo que criamos, incluindo as idéias que criamos a respeito de todos os nossos irmãos.

    Nos ensinando a visão de que todos os nossas irmãos são santos como nós.
    Então, só nos resta entregar e entregar ao ES. Sempre, incansáveis, para que consigamos liberar essas crenças irreais, conscientes ou não, e substituí-las pela única crença verdadeira, a de que somos Todos Um em Deus e no Seu Amor, pelo Espírito de Cristo.

    Milagres e Milagres.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. *
    Heubaaa ... O retorno de Jedi ...

    Nosso Moiss voltou ... Estava com saudades ... Espero que tenha curtido bem e com muitas alegrias e seu descanso. Bem vindo irmaozão ...
    faz de conta que a casa é sua ... rsrsrsrs ....

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Carmen...

    Obrigado por sua constância e por suas tentativas de trazer respostas aos questionamentos, nossos e de nossas colegas, buscando sempre a inspiração do Espírito Santo para orientá-la.

    Se você não reparou já estou fazendo de conta que a casa é minha, nossa, de todos os que quiserem entrar, rsrsrsrs...

    Saudade também... mas a pausa foi muito boa, sim. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Hellô Sábios...
    Continuo aqui praticando...
    Os comentários da Carmen e Marília do sábado e os da Dani / Carmen e o Mouss de hoje (mestre voltando)... foram muito bons, me fizeram muito bem.
    Bjs e obrigada a vocês todos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos, adorei as respostas, senti mesmo cá dentro muita alegria e emoção! Bem-hajam!

    ResponderExcluir