terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Pensamento é reação e vida é ação."

LIÇÃO 4

Estes pensamentos não significam nada. São como
as coisas que vejo neste quarto [nesta rua,
desta janela, neste lugar].

1. Diferentemente dos anteriores, estes exercícios não começam com a ideia para o dia. Nestes períodos de prática, começa por observar os pensamentos que cruzam tua mente por cerca de um minuto. Em seguida aplica a ideia a eles. Se já estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Entretanto, não escolhas apenas os pensamentos que pensas serem "maus". Descobrirás, se te treinares a olhar para teus pensamentos, que eles representam uma mistura tal que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado "bom" ou "mau". É por esta razão que eles não significam nada.

2. Ao escolheres os sujeitos para a aplicação da ideia de hoje, pede-se a habitual especificidade. Não tenhas medo de usar tanto pensamentos "bons" quanto "maus". Nenhum deles representa teus pensamentos verdadeiros, que estão sendo cobertos por eles. Os "bons" são apenas sombras do que está além, e sombras tornam a visão difícil. Os "maus" são bloqueios à visão e tornam impossível ver. Tu não queres nem um, nem outro.

3. Este é um exercício muito importante e será repetido de vez em quando de forma um pouco diferente. O objetivo aqui é o de te treinar para os primeiros passos na direção da meta de separar o que não tem significado daquilo que é significativo. É uma primeira tentativa no propósito de longo alcance do aprendizado de perceberes o sem significado como fora de ti e o significativo dentro. É também o início do treinamento de tua mente para reconhecer o que é o mesmo e o que é diferente.

4. Ao usares teus pensamentos para a aplicação da ideia para hoje, identifica cada pensamento pela imagem ou pelo acontecimento central que ele contém, por exemplo:

Este pensamento sobre __________ não significa nada.
É como as coisas que vejo neste quarto [ nesta
rua, e assim por diante].

5. Podes também utilizar a ideia para um pensamento particular que reconheças como prejudicial. Esta prática é útil, mas não é um substituto para os procedimentos mais aleatórios a serem seguidos para os exercícios. Contudo, não examines tua mente por mais do que um minuto aproximadamente. Tu ainda és inexperiente demais para evitar a tendência de te tornares inutilmente preocupado.

6. Além disso, uma vez que estes exercícios são os primeiros deste tipo, podes achar particularmente difícil a suspensão do julgamento em relação aos pensamentos. Não repitas estes exercícios mais do que três ou quatro vezes durante o dia. Voltaremos a eles mais tarde.

*

COMENTÁRIO:

Como vocês podem ver, estou me valendo de um livro de Tara Singh* para convidá-los, como ele diz, a "explorar" as ideias que o Curso nos apresenta nestas lições iniciais. Apesar de reduzir muito a exploração que ele propõe, acho que a forma de reflexão a que ele nos leva é capaz de enriquecer enormemente nossa experiência de aproximação destas ideia iniciais, as mais importantes talvez para a realização do objetivo desta primeira parte do Livro de Exercícios, que é o de nos ajudar a desaprender o que o mundo nos ensinou, ensina e continua a ensinar.

Vejamos, pois, o que ele tem a nos dizer a respeito da ideia da lição de número 4, que praticamos nesta terça-feira, dia 4 de janeiro:

"Quero compartilhar algo contigo - algo muito profundo. Mas me pergunto se será recebido. Se tu não tens "ouvidos para ouvir", a única coisa que ouvirás é tua própria opinião. O que anseio para partilhar está além da opinião, até mesmo além do pensamento. Pode-se comunicá-lo pelo pensamento, mas não pode ser recebido pelo pensamento.

"O que significa receber? Receber significa aproveitar a energia da verdade no exato momento em que ela é compartilhada, e trazê-la imediatamente à aplicação para o resto de nossas vidas. Mas nós acreditamos em aprender. Aprender significa adiar. "Vou aprender agora e a aplicarei depois". É assim que criamos o tempo.

Estes pensamentos não significam nada.

Uma afirmação surpreendente, não? O que é pensamento? Pergunta a ti mesmo. Nós o usamos por toda a vida. Existe algo que teu pensamento possa dizer que significa alguma coisa? Precisamos perceber nossa irresponsabilidade, o quanto abusamos das palavras e as tornamos inúteis.

"Pensamento é reação - favorável ou desfavorável, positiva ou negativa. Ele tanto gosta quanto não gosta de uma pessoa, de um lugar ou de uma atividade. Ele está condicionado a escolhas. Além de afirmação e defensiva, o que o pensamento sabe?

"Antes de nos tornarmos reativos ou confusos, por que não sermos honestos e nos apercebermos de que nada do que nossos pensamentos dizem significam muito. São apenas palavras, não?

"Agora que isto foi compartilhado, tu recebeste a verdade disto?

"É possível para nós descobrir diretamente que pensamento é reação e que vida é ação? Esta descoberta em si mesma é uma ação, pois a ação dissolve o pensamento e percebe o falso como falso. A ação pode dizer: Estes pensamentos não significam nada.

"A aplicação de Um Curso em Milagres exige integridade e certeza. Raramente exigimos isto de nós mesmos. Mudar é muito difícil para nós. De fato, mudar é a coisa mais difícil na vida. Se, em uma geração, uma pessoa muda, essa geração é uma geração muito feliz. Parece que não temos a paixão necessária pela verdade; não queremos realmente mudar. Queremos fazer coisas; queremos nos melhorar. Por que nos falta a paixão para aplicar o que o Curso nos sugere?"

Espero que isto possa nos levar a uma reflexão mais profunda da ideia que praticamos hoje.

* NOTA: Vice notas das lições anteriores.

2 comentários:

  1. Moises, bom dia!

    RECEBI integralmente!
    Mais uma vez obrigada pela oportunidade que você me oferece para expandir a minha Consciência.
    É tudo muito. E me comove.

    Com carinho,
    Marilia

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  2. Também achei, Marília, Moisés.
    Sensacional!
    Gde beijo

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