terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Se sabotares a ti mesmo, nunca confiarás."

LIÇÃO 11

Meus pensamentos sem significado* me mostram
um mundo sem significado.

1. Esta é a primeira ideia que temos que está relacionada a uma fase fundamental do processo de correção: a inversão do modo de pensar do mundo. Parece que o mundo determina o que percebes. A ideia de hoje apresenta o conceito de que teus pensamentos determinam o mundo que vês. Alegra-te, de fato, por praticar a ideia em sua forma inicial, pois nesta ideia tua liberação está assegurada. A chave para o perdão está nela.

2. Deve-se empreender os períodos de prática da ideia de hoje de um modo um pouco diferente dos anteriores. Começa com os olhos fechados e repete a ideia para ti mesmo lentamente. Em seguida, abre os olhos e olha ao teu redor, perto e longe, para cima e para baixo - para qualquer lugar. Durante o minuto aproximado a ser passado usando a ideia, repete-a para ti mesmo simplesmente, seguro de fazê-lo sem pressa e sem nenhuma sensação de urgência ou esforço.

3. Para fazer estes exercícios com o máximo benefício, os olhos devem se mover de uma coisa para outra de forma razoavelmente rápida, uma vez que não devem se demorar em nada em particular. As palavras, no entanto, devem ser usadas de uma forma calma, até mesmo vagarosamente. A apresentação a esta ideia, em particular, deve ser praticada do modo mais casual possível. Ela contém a base para a paz, para o relaxamento e para a liberdade que estamos tentando alcançar. Ao concluires os exercícios, fecha os olhos e repete a ideia para ti mesmo lentamente mais uma vez.

4. Três períodos de prática provavelmente serão suficientes. Todavia, se houver pouca ou nenhuma inquietude e uma inclinação a fazer mais, pode-se empreender até cinco períodos. Não se recomenda mais do que isso.
______________________
*NOTA DE TRADUÇÃO: A expressão sem significado, traduzida do original meaningless, também poderia ser traduzida por sem sentido, sem prejuízo do significado/sentido do texto original, em meu modo de entender. Em outros contextos também se pode pensar em traduzir meaningless por inútil, insignificante.

*

COMENTÁRIO:

Conforme comentei anteriormente o livro de Tara Singh trabalha em seus últimos capítulos a exploração mais aprofundada das dez primeiras lições do Curso. As lições que praticamos até ontem. Agora estamos mais uma vez por conta própria.

Espero que os comentários dos últimos dez dias, visando a aprofundar as práticas tenham sido de verdade inspiradores para todos, como pareceram ser para a Marília, para a Nina, para a Dani, a Duda, a Carmen e a Helena, as quais sou imensamente agradecido. Tanto pela generosidade dos comentários, quanto por terem assumido  e declarado em público seu compromisso de continuarem as práticas e de continuarem a compartilhar conosco suas impressões, dúvidas, críticas, sugestões e entendimentos.

Com relação à ideia que praticamos nesta terça-feira, dia 11 de janeiro, vamos nos valer ainda de um dos pensamentos expressos por Tara Singh a respeito do poder de mudança que o contato com o Curso e com as práticas das lições nos dá.

Bem a propósito da ideia para as práticas de hoje, uma vez que nossos pensamentos sem significado só podem nos mostrar um mundo sem significado, ele diz o seguinte: "Tu não precisas acreditar em nada. Sê apenas responsável por desfazer tua própria negatividade. Se sabotares a ti mesmo, nunca confiarás. Uma vez que tens o Curso, podes te dar ao luxo de confiar".

5 comentários:

  1. Oops...

    Desculpe-me, Cristina. Esqueci de mencionar você e seu comentário no primeiro dia do ano, assumindo, de certa forma, com a Marília o compromisso de conseguir um "novo começo".

    Vi que o ano começou bastante movimentado e, mesmo de longe, sempre que pude dei uma passada de olhos nos comentários de todos que passearam pelas lições iniciais. Só não respondi a nenhum comentário em particular porque estava fora de São Paulo. Isto é, longe de meu computador e das fontes das fontes de informação às quais recorro para aprofundar um ponto qualquer, quando é o caso. Além de estar muito "ocupado" desocupado.

    Creio, porém, que "no frigir dos ovos" - uma expressão de minha mãe -, o saldo foi/é positivo. Pelo que tenho visto nos últimos dias - desde domingo estou postando novamente de casa -, este será um bom ano. Melhor que bom até. Ótimo. Um ano como nunca tivemos outro.

    Duvidam?

    Acho que todos vamos enriquecer enormemente nossa experiência com as práticas. Alguns já pelo terceiro ano consecutivo. Viva!

    Sou muito agradecido a todos os que se aproximam do blogue, inclusive aos que não se manifestam ou que o seguem ou o visitam de vez em quanto sem se identificar.

    Creio que, como diz Tara Singh, entre outros estudantes e estudiosos do UCEM, "o Curso é sagrado. Passo a passo, ele te [me, nos] leva [traz/devolve] à consciência de tua [minha, nossa] própria perfeição, de tua [minha, nossa] própria santidade. Então, qualquer coisa que fizeres [que eu fizer, que nós fizermos] será um estender-se de Deus. Não haverá [um] 'tu' [eu, nós, egóicos] neste estender-se. E ele será da maior alegria, e influenciará este planeta pela eternidade. Um momento de verdade vibra neste planeta para sempre".

    Obrigado, Cristina. Obrigado a todos por compartilharem e por apenas passearem pelas lições e se juntarem a nós em espírito.

    ResponderExcluir
  2. Moisa, ola!!!
    Estou aqui tb, junto com os outros colegas a assumir 100% essa responsabilidade, que nao e facil, mas que depende de nos, e que tudo esta dentro de nos, so nos resta confiar! Confiar em mim, para que Deus entao se manifeste!
    bjs a todos!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Cristiane.

    É muito bom saber que não estamos sozinhos em nossa caminhada.

    Não lhe parece que fica mais fácil caminhar assim em bando, rsrsrsrs... Afinal quando a gente cansa ou tropeça ou tem sede ou fome há sempre alguém para nos estender a mão, não é mesmo?

    Obrigado por estar conosco e compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mouss, eh verdade ja estamos no terceiro ano consecutivo juntos, esses dias eu ate fiquei curiosa para saber se eu havia paticipado desde o primeiro dia e fui checar e nao eh que esta la meu comentario!! Ebaaa
    Fique feliz em ler seu comentario de hoje que diz que esse sera um ano otimo e que estamos caminhado em "bando", eh sempre bom poder contar com os comentarios de todos e aprendemos juntos!!
    Muitas e muitas vezes eu confesso que tenho que voltar para varias licoes, e ler e reler, porque muitas e muitas vezes eu me perco do meu "eixo" da minha fonte, e sempre me lembro de um comentario que voce fez sobre Santa Barbara "Lembrar de Santa Bárbara não só quando troveja" e estou fazendo de tudo para nao lembrar de Deus e do UCEM so quando troveja.
    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Well, well, welcome to the club Duda, rsrsrsrs...

    Quem de nós não tem de voltar muitas e muitas vezes às lições? A questão é sempre a da atenção, como diz Tara Singh ao comentar uma das lições.

    Se as lemos apressados, pensando em algo que temos a fazer, preocupados com o tempo que temos para dedicar a elas, estamos apenas lendo montes de palavras, sem lhes perceber nenhum significado. Sem abrir-nos à possibilidade de que elas possam dar sentido à experiência por que estamos passando, devolvendo-nos ao presente e a nós mesmos.

    Bom lembrar que estamos juntos nesta empreitada há já três anos e que você está comigo/conosco desde o primeiro dia.

    Obrigado por estar aqui e por comentar.

    ResponderExcluir