segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Fazer distinções é o que separa todas as coisas."

LIÇÃO 3

Eu não entendo nada do que vejo neste quarto
[nesta rua, desta janela, neste lugar].

1. Aplica esta ideia do mesmo modo que as anteriores, sem fazer distinções de qualquer tipo. O que quer que vejas é um sujeito adequado para a aplicação da ideia. Certifica-te de que não questionas a adequação de qualquer coisa para a aplicação da ideia. Estes não são exercícios de julgamento. Qualquer coisa é adequada se tu a vês. Algumas das coisas que vês podem estar carregadas de significado emocional para ti. Tenta deixar de lado tais emoções e usa simplesmente essas coisas da mesma forma que usarias qualquer outra.

2. O objetivo dos exercícios é ajudar a limpar tua mente de todas as associações do passado, para veres as coisas exatamente como elas se apresentam para ti agora, e para compreenderes claramente quão pouco realmente sabes a respeito delas. Por isso, é essencial que mantenhas uma mente perfeitamente aberta, livre do julgamento, ao escolheres as coisas às quais a ideia para o dia deve ser aplicada. Para este propósito uma coisa é igual à outra; igualmente adequada e, portanto, igualmente útil.

*

COMENTÁRIO:

Continuemos, neste dia 3 de janeiro, a praticar o desfazer da programação e dos condicionamentos que recebemos do mundo desde o nosso nascimento, que continuamos a receber constantemente em nosso dia a dia. De fato, o que sabemos a respeito de tudo o que vemos, quando dirigimos nosso olhar para qualquer coisa ao alcance de nossos olhos?

O que sabemos - agora, no momento presente - a respeito de algo ou de alguém para o que ou para quem voltamos nossa atenção, mesmo que só em pensamento? Voltemo-nos uma vez mais para Tara Singh* para ouvir um pouco do que ele diz a respeito desta terceira lição:

"Em razão de seres pressionado e estimulado, tu precisas do Curso. É como tomar um banho na água límpida de uma fonte. Tu precisas ser purificado das pressões do cérebro para teres espaço para um milagre. Podes perceber agora por que as lições iniciais insistem que vás devagar? Estejas fazendo-a pela primeira ou pela quinta vez, dar espaço à lição é a chave.

"Cada um de nós existe como um potencial, embroa não estejamos cientes disso. Temos a capacidade de receber o que é de Deus.

"A lição começa:

Aplica esta ideia ... sem fazer qualquer tipo de distinção.

"Fica ciente do quanto o processo do pensar divide todas as coisas. Dando uma característica a uma coisa específica, ou aprendendo seu nome, pensamos compreendê-la. Mas não a compreendemos. Esta tendência de fazer distinções é o que separa todas as coisas. E nós chamamos essa separação de 'conhecer'. Não admira que não compreendamos nada.

"Se dás significado a uma única coisa, tu a separas do Todo. O Todo, a Fonte, é real. Tua visão corpórea não é. Tu dás importância a teu apego, mas não se pode possuir o Todo. ELE É. Teu isolamento em sentidos corpóreos te separa e te cega. Tu te orientas unicamente pelos sentidos do corpo?

"O que vai limpar tua mente a não ser a consciência daquilo que pensas? Tens de exigir isto de ti mesmo para despertar teu potencial interior.

"Tu sabes como manter uma mente completamente aberta, livre de julgamento? Há muito trabalho, não?

"À medida que a sabedoria desta lição começa a ser revelar, tu crescerás um século. Tu não podes ser aquilo que eras ontem."

Vamos às práticas, pois!
 
*NOTA: Vide notas das duas postagens anteriores.

3 comentários:

  1. Mouss (Meu amado irmão)
    Final de ano com muitas lições. Sigo renovando as práticas. ATENTA!!! E super hiper grata! Não sei o que seria de mim se não tivéssemos podido compartilhar desta ferramenta sagrada (UCEM) e da tua sabedoria e DOAÇÃO infinita. TE AMO, meu irmão querido! Perdão por não dizer dizer isso mais vezes.
    Quero dar um oi para a Helena (tão querida) , a nossa Cristina (saudades...) e para a sábia e LINDA amiga Marília, da qual amo tanto sem conhecer de perto.
    Feliz ano novo para todos vocês, anjos da minha vida! OBS: É claro que nestes anjos estão incluídos as amadíssimas que me inspiram lá do outro lado do mundo, do vizinho do Moisés (presença anônima), mas de energia contagiante e da HIPER SUPER SÁBIA e AMADA Carmen sempre presente e de todo aqueles que preferem não comentar. FELIZ 2011 PARA TODOS !!! AMO VOCÊS !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Moises!!!!

    Eu cheguei aqui trazida por MILAGRES!!!
    Receber, através de você, tanta sabedoria para favorecer o meu REAL caminhar é resposta do Espírito Santo. Sou imensamente grata.

    Oh Nina... você me inundou de AMOR. Querida...

    Luz para todos...
    Marilia

    ResponderExcluir
  3. oi Moss, feliz natal e ano novo atrasado!!
    Fiz umas restrospectivas em licoes anteriores e sempre encontro uma maravilhosa que me traz o que preciso ler, esses dias eu consegui baixar o livro da Louise Hay " Voce pode curar sua vida" fiquei muito feliz, se tem uma coisa que sinto muita falta por aqui eh de poder ir em uma livraria e comprar um livro na nossa lingua, mas gracas a Deus a internet existe e posso baixar esses livros maravilhosos!
    Estamos iniciando mais um ano firme e forte nas licoes, as vezes deixando o "cachimbo" cair mas gracas a Deus sempre pegando ele ha tempo de nao quebrar.
    Fique com Deus meu amigo querido e amado!! Muito obrigada por sua dedicacao.
    bjsssssssss

    ResponderExcluir