quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Só temos de perdoar nossa percepção equivocada

LIÇÃO 222

Deus está comigo. Vivo e me movimento n'Ele.

1. Deus está comigo. Ele é minha Fonte de vida, a vida interior, o ar que respiro, o alimento que me sustenta, a água que reanima e me purifica. Ele é meu lar, onde vivo e me movimento; o Espírito que orienta minhas ações, que me oferece Seus Pensamentos e garante minha segurança contra toda dor. Ele me cumula de bondade e de atenção e conserva no amor o Filho que Ele ilumina, que também O ilumina. Quão tranquilo é aquele que conhece a verdade daquilo que Ele fala hoje!

2. Pai, não temos nenhuma palavra exceto Teu Nome em nossos lábios e em nossas mentes, ao virmos calmamente a Tua Presença agora, e ao pedirmos para descansar em paz Contigo por um momento.

*

COMENTÁRIO:

Esta é apenas a segunda lição para as práticas desta segunda parte de Livro de Exercícios, cujo tema central é: O que é o perdão?

É preciso, portanto, que nos lembremos de ler e refletir acerca da primeira instrução como forma de facilitar nossos períodos de prática. De acordo com ela, "o perdão reconhece que aquilo que pensaste que teu irmão fez a ti não aconteceu", na verdade.

Por isto, como eu disse também no ano passado, nada do que penso que alguém faz ou fez a mim ou contra mim, de fato, aconteceu. A não ser como resposta a um pedido meu por uma experiência que pedi para viver. Disto se conclui que ninguém pode fazer nada para mim, nem por mim, seja a favor, seja contra. Nem bem, nem mal. Tudo começa e termina em mim.

Reforçando ainda uma vez o que eu disse no ano passado ao comentar esta lição, só eu posso atribuir valor, julgar, condenar ou emitir qualquer opinião a respeito do mundo que construo. Se o construo em sintonia com o Ser que vive em Deus e em mim, o mundo, e tudo o que há nele, tem de ser neutro por completo, e servir apenas para me pôr em contato com as experiências que busco. Estas, por sua vez, não podem receber o rótulo de boas ou ruins, mas somente o de experiências.

Assim, como nos ensina o Dr. Hew Len, no Limite Zero - lembram? -,  tudo o que precisamos perdoar é apenas a nós mesmos por nossa percepção equivocada. É para aprender isso que praticamos a ideia desta quarta-feira, dia 10 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário