sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Encontrar a salvação na fidelidade às práticas diárias

2. O que é a salvação?

1. A salvação é uma promessa, feita por Deus, de que por fim encontrarás teu caminho até Ele. Ela não pode senão ser cumprida. Ela garante que o tempo terá um fim e que todos os pensamentos que nasceram no tempo também findarão. A Palavra de Deus é dada a cada mente que pensa ter pensamentos separados e substituirá esses pensamentos de conflito pelo Pensamento de paz.

2. O Pensamento de paz foi dado ao Filho de Deus no instante em que sua mente pensou em guerra. Antes não havia necessidade de tal Pensamento porque a paz era dada sem opositores e simplesmente existia. Mas, quando a mente se divide, surge uma necessidade de cura. Por esta razão o Pensamento que tem o poder de curar a divisão se tornou uma parte de cada fragmento da mente que ainda era uma só, mas que deixou de reconhecer sua unidade. Naquele momento ela não se conhecia e pensava que sua própria Identidade estava perdida.

3. Salvação é desfazer no sentido de que, deixando de apoiar o mundo, ela não faz nada. Deste modo, ela abandona as ilusões. Por não apoiá-las, ela deixa simplesmente que elas se reduzam a pó suavemente. E, agora, revela-se o que elas escondiam; um altar ao santo Nome de Deus, sobre o qual está escrita a Palavra d'Ele, com as dádivas do teu perdão depositadas diante dele e a lembrança de Deus logo atrás.

4. Vamos entrar neste lugar diariamente para passarmos algum tempo juntos. Aqui compartilhamos nosso último sonho. É um sonho no qual não há tristeza, pois ele contém um indício de toda a glória que Deus nos dá. A relva irrompe do solo agora, as árvores começam a brotar e os pássaros vêm viver em seus galhos. A terra renasce com nova perspectiva. A noite acaba e chegamos juntos à luz.

5. Daqui oferecemos a salvação ao mundo, pois é aqui que a salvação foi recebida. A canção de nosso júbilo é o aviso para todo o mundo de que a liberdade voltou, de que o tempo está quase no fim e de que o Filho de Deus só tem de esperar mais um instante até que seu Pai seja lembrado, os sonhos acabem e a eternidade brilhe afastando o mundo para que absolutamente só o Céu exista.

*

LIÇÃO 231

Pai, eu quero apenas me lembrar de Ti.

1. Pai, o que posso buscar a não ser Teu Amor? Talvez eu pense que busco alguma outra coisa; alguma coisa à qual dei muitos nomes. No entanto, Teu Amor é a única coisa que busco ou já busquei. Pois não há, verdadeiramente, nada mais que eu possa querer encontrar. O que mais eu poderia desejar a não ser a verdade acerca de mim mesmo?

2. Esta é tua vontade, meu irmão. E compartilhar esta verdade comigo e também com Aquele Que é nosso Pai. Lembrar d'Ele é o Céu. É isto que buscamos. E é só isto que nos será dado achar.

*

COMENTÁRIO:

Vou reprisar, com algumas poucas modificações, o comentário, um tanto longo, feito para esta mesma lição no ano passado. Espero que todos os que já passaram por ele encontrem aí alguma coisa diferente, nova, para ilumiar sua experiência de vida, para trazer uma nova luz a suas práticas. E que os que ainda não tiveram contato com ele possam aproveitá-lo para aprofundar sua reflexão a respeito da necessidade de fidelidade às práticas diárias, [a algum tipo de prática de contato com o divino, de acordo com Thomas Keating].

Aliás, como ele sugere, é preciso que pensemos a respeito do fato de que, quando conhecemos uma pessoa em nossas vidas - uma pessoa que achamos interessante -, buscamos aprofundar o contato, queremos conhecê-la mais e melhor, procurando, para entendê-la, passar mais tempo com ela, criar maior intimidade. Por que, então, achamos que com Deus é diferente?

Voltemos, então, ao comentário do ano anterior:

Quem está atento às práticas e leu com atenção a introdução a esta segunda parte do ensinamento, há de lembrar de que ela falava de instruções periódicas a respeito de temas de particular importância entre as lições diárias.

Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, recebemos a segunda destas instruções, que vai orientar nossos próximos dez passos, a contar da lição de hoje: a de número 231. O tema que vamos utilizar como apoio às lições seguintes é: O que é a salvação?

Para o ensinamento que praticamos "conhecer o milagre de Deus é conhecer" Deus. E uma vez que cada um de nós está na unidade com Ele, basta que nos conheçamos a nós mesmos para nosso conhecimento estar completo.

Lembrando mais uma vez, porém, do que aconselha Ramana Maharshi, é preciso que busquemos usar sempre a auto-investigação, para aprendermos a nos desprender de vinculações e de apegos, ou para abandonarmos os programas emocionais de busca da felicidade, como diz Thomas Keating, mesmo vivendo a experiência do mundo.

O que não quer dizer, conforme Ramana, "que somente uma atitude desprendida baste, sem uma campanha planejada [no caso do UCEM, os exercícios diários], pois o ego é sutil e tenaz e se refugiará até mesmo nas próprias ações destinadas a anulá-lo, vangloriando-se de humilhar-se ou gozando entregar-se à austeridade".

Para alcançar a salvação, é essencial que aceitemos a Expiação para nós mesmos, que da mesma forma que a salvação é um desfazer. Maharshi diz, também como o UCEM, que o auto-conhecimento pode nos levar a conhecer a harmonia mais vasta que há por trás das aparências do mundo e nos permitir, ao mesmo tempo, "exercer uma influência harmônica sobre o curso dos acontecimentos".

Diz ele: "Assim como você é, assim é o mundo. Sem compreender-se a si mesmo [de] que adianta tentar compreender o mundo? Eis uma questão que aqueles que procuram a verdade não precisam levar em conta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário