terça-feira, 23 de agosto de 2011

Esolher a alegria em lugar da escolha inconsciente

LIÇÃO 235

Deus, em Sua misericórdia, quer que eu seja salvo.

1. Eu só preciso olhar para todas as coisas que parecem me ferir e assegurar a mim mesmo com perfeita certeza: "Deus quer que eu seja salvo disto", para vê-las desaparecerem simplesmente. Eu só preciso ter em mente que a Vontade de meu Pai para mim é só a felicidade para descobrir que só a felicidade veio a mim. E eu só preciso lembrar que o Amor de Deus envolve Seu Filho e conserva sua inocência perfeita para sempre, para ter certeza de que estou salvo e seguro para sempre nos Braços d'Ele. Eu sou o Filho que Ele ama. E estou salvo porque Deus, em Sua misericórdia, quer assim.

2. Pai, Tua Santidade é minha. Teu Amor me criou e tornou minha inocência parte de Ti para sempre. Não tenho nenhuma culpa nem pecado em mim, porque não há nenhum em Ti.

*

COMENTÁRIO:

Repetindo o que eu disse no comentário a esta lição, no ano passado, nós nunca sabemos, de fato, com antecedência o que vamos fazer quando as situações se apresentarem a nossa experiência. Tampouco sabemos, de verdade, que resultados virão de nossos gestos e ações concretas, ao enfrentarmos quaisquer dessas situações no comum de nosso dia-a-dia.

 E, continuando, volto a dizer que é cada vez mais interessante - para mim, pelo menos - notar o quanto tudo se encaixa de alguma forma naquilo que pensamos, naquilo que acreditamos a respeito da vida e do viver. Pois não é o que nos fala a segunda das leis espirituais ensinadas na Índia: "aconteceu a única coisa que podia ter acontecido". Ou alguém acha que poderia ser diferente? Acha?

Não é à toa, pois, que o ensinamento nos adverte para termos cuidado com o que desejamos, porque, às vezes, inadverditamente, pedimos alguma coisa apenas para que ela se mostre, na materialização de nosso desejo, justamente como o contrário daquilo que nos faria felizes.

Agora mesmo, ao passar os olhos pelas frases da lição que praticamos nesta terça-feira, dia 23 de agosto, me surpreendi ao perceber o quanto ela tem a ver com o fato de sermos livres para fazer escolhas, avaliar e chegar a conclusões por nós mesmos, conforme o Curso nos ensina.

Mais ainda, que, tanto aquilo em que acreditamos, quanto o que diz a lição de hoje, confirmam que, quando escolhemos o sofrimento, nossa escolha recai sobre o acidente sem importância, pois podemos escolher dar sentido a nossa vida fazendo a opção pela alegria.

Não lhes parece, portanto, volto a perguntar que, se Deus, em Sua misericórdia infinita, quer que sejamos salvos,a escolha do aprendizado da alegria,  pode nos oferecer a salvação em lugar de tudo o que representa a escolha inconsciente, a escolha sem a entrega ao divino? Que basta escolhermos a alegria em lugar do acidente sem importância para ficarmos em contato com a salvação?

2 comentários:

  1. Mouss
    Estou atenta...praticando...
    Ainda assim preciso que explique melhor o que quer dizer com este acidente sem importância. Não com o intuito de discordar e sim para compreender.
    Grata
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nina,

    Obrigado por comentar.

    Tens razão. Dito da forma que eu disse, não ficou muito claro o que pode ser o acidente sem importância.

    Explico: a expressão se refere ao posicionamento pessoal de uma escritora americana, nascida na Rússia, chamada Ayn Rand, que dizia que o sentido da vida humana está na alegria que a(s) pessoa(s) consegue(m) alcançar. Para ela, "o sofrimento", em todas as suas formas, é o acidente sem importância (vide comentário feito para a lição 234 em 22 de agosto de 2010).

    Ou seja, para Ayn, da mesma forma que para o Curso, nós podemos escolher as emoções que queremos viver.

    Confirmando este pensamento, posso me referir a uma das leituras que fizemos ontem em um dos grupos de estudo. Diz o seguinte:

    "A salvação é para a mente e é obtida pela paz. Esta [a mente] é a unica coisa que pode ser salva e [a paz é] a única forma de salvá-la. (...) [Nós não percebemos de forma clara que fazemos este mundo, pois não há nenhum mundo fora de nós.] O mundo que percebes é um mundo de separação. Não acredites que ele está fora de ti, pois é só reconhecendo aonde ele está que ganharás o controle sobre ele. Pois tu, de fato, tens o controle sobre tua mente, uma vez que a mente é o mecanismo de decisão".

    Acho que é por isso que se pode dizer que tudo aquilo que nos afasta da alegria e da paz é apenas resultado de termos cedido o controle de nossa mente a emoções geradas de forma inconsciente, que acabam por nos oferecer a experiência do sofrimento, que deveria ser, e é, apenas um acidente sem importância.

    Obrigado.

    ResponderExcluir