sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tudo o que vemos serve para nos falar de Deus


LIÇÃO 49

A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

1. É bem possível escutar a Voz de Deus durante todo o dia sem interromper tuas atividades normais de modo algum. A parte de tua mente na qual a verdade habita está em comunicação permanente com Deus, quer estejas ciente disso quer não. É a outra parte da tua mente que atua no mundo e que obedece às leis do mundo. É esta parte que está constantemente distraída, desorganizada e é muito inconstante.

2. A parte que ouve a Voz por Deus é calma, está sempre em paz e é totalmente segura. Ela é, de fato, a única parte que existe. A outra parte é uma ilusão louca, frenética e perturbada, mas destituída de qualquer tipo de realidade. Tenta não dar ouvidos a ela. Tenta te identificar com a parte de tua mente em que a serenidade e a paz reinam para sempre. Tenta ouvir a Voz de Deus te chamar amorosamente, lembrando-te de que teu Criador não Se esqueceu de Seu Filho.

3. Hoje precisamos pelo menos quatro períodos de prática de cinco minutos, e mais, se possível. Tentaremos, de fato, ouvir a Voz de Deus fazendo-te lembrar d'Ele e de teu Ser. Vamos nos aproximar com confiança destes pensamentos que são os mais felizes e santos, sabendo que, ao fazê-lo, estamos unindo nossa vontade à Vontade de Deus. Ele quer que ouças Sua Voz. Ele A deu a ti para ser ouvida.

4. Escuta em profundo silêncio. Fica muito sereno e abre tua mente. Ultrapassa todos os guinchos estridentes e todas as fantasias doentias que encobrem teus pensamentos verdadeiros e escondem tua ligação eterna com Deus. Mergulha profundamente na paz que espera por ti além dos pensamentos frenéticos e desenfreados e das cenas e sons deste mundo louco. Tu não vives aqui. Estamos tentando alcançar teu lar verdadeiro. Estamos tentando alcançar o lugar aonde tu és verdadeiramente bem-vindo. Estamos tentando alcançar Deus.

5. Não te esqueças de repetir a ideia de hoje com muita frequência. Faze-o de olhos abertos quando necessário, mas fechados quando possível. E, sempre que puderes, certifica-te de te sentares tranquilamente e repetir a idea para hoje, fechando os olhos ao mundo e percebendo claramente que convidas a Voz de Deus a falar contigo.

*

COMENTÁRIO:

Meio que repetindo em parte o comentário que fiz para esta lição no passado vou dizer de novo. Uma vez que a lição 41 nos diz ser "bem possível [e muito fácil] alcançar Deus", por ser isto "a coisa mais natural do mundo", ou melhor dizendo, "a única coisa natural no mundo", vocês não acham que pode ser possível e verdadeira a ideia que vamos praticar neste sábado, dia 18 de fevereiro? 


Se prestarmos bastante atenção, ao nos decidirmos a olhar de modo diferente para o mundo e para tudo o que há no mundo, vamos ser capazes de perceber que tudo o que vemos serve para nos falar de Deus e que, por isso, só pode ser verdadeira a ideia de que é possível ouvir a Voz de Deus durante todo o dia, independente do que estivermos fazendo.

A lição nos diz que, para chegarmos a isso, basta buscarmos ficar em silêncio e colocar toda a atenção naquela parte de nossa mente que nunca se separou de Deus, aquela parte que é a única que existe verdadeiramente. A única que é real e que não dá crédito à louca ilusão criada pelo sistema de pensamento do falso eu, que crê em uma separação que não existe, e que chamamos de mundo. A única parte de nossa mente que nem mesmo obedece às leis que o ego inventa.

Como já disse antes, basta nos calarmos, nos acalmarmos, buscando criar um espaço de silêncio e de paz no interior de nós mesmos, para evitar quaisquer discussões ou conflitos com o que quer que seja. É isso que fará que estejamos presentes, abertos para a Voz por Deus em nós, para ouví-La e para sentir a Presença d'Ele. 

Lembram-se de que falei no ano passado de uma das músicas cantadas nas missas antes da leitura do Evangelho? A música dizia: "Faça silêncio em seu coração, pois o Senhor lhe quer falar". Isso, repito, parece dizer que não é preciso estar em nenhum lugar especial para ouvir a Voz por Deus. Tudo o que precisamos fazer é aquietar mente e coração pois o Senhor nos fala o tempo todo.


Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário