sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A paz de Deus não pode ser ameaçada por nada


LIÇÃO 48

Não há nada a temer.

1. A ideia para hoje simplesmente declara um fato. Não é um fato para aqueles que acreditam em ilusões, mas ilusões não são fatos. Na verdade, não há nada a temer. É muito fácil reconhecer isto. Mas, para aqueles que querem que as ilusões sejam verdadeiras, é muito difícil reconhecê-lo.

2. Os períodos de prática de hoje serão muito breves, muito simples e muito frequentes. Repete simplesmente a ideia tantas vezes quanto possível. Podes usá-la de olhos abertos a qualquer momento e em qualquer situação. Recomenda-se com veemência, porém, que reserves cerca de um minuto sempre que possível para fechar os olhos e repetir a ideia lentamente para ti mesmo várias vezes. É particularmente importante que utilizes a ideia imediatamente, se alguma coisa perturbar tua paz de espírito.

3. A presença do medo é um forte indício de que estás confiando em tua própria força. A consciência de que não há nada a temer demonstra que em algum lugar em tua mente, embora não necessariamente em um lugar que já reconheças, tu te lembraste de Deus e deixaste a força d'Ele tomar o lugar de tua fraqueza. No instante em que estiveres disposto a fazer isto, de fato, não há nada a temer.

*

COMENTÁRIO:

Repetindo o que eu disse no ano passado, eis aqui uma lição curta, simples, prática e eficaz. Esta é uma lição da qual devemos nos lembrar em todos os instantes em que nos sentimos inseguros, em que nos assalta a dúvida acerca de que direção tomar, que decisão tomar. Em todos os instantes em que nos percebemos em perigo por qualquer razão que seja. 


Esta é uma das lições mais curtas desta primeira parte do livro de exercícios e é mais uma de minhas favoritas. Pelas possibilidades de cura que ela oferece. Não lhes parece maravilhoso aprender que não há razão para se ter medo de nada? Pois nada do que vemos existe de fato, a não ser como projeção daquilo que trazemos dentro de nós. E, se o que vemos é apenas projeção, basta mudar o modo de pensar para que mude o que vemos, não é mesmo? 

Vou dizer mais uma vez o que disse no ano passado, para que nos lembremos todos os que estamos fazendo os exercícios pela segunda ou terceira vez e para os que passeiam por aqui pela vez primeira. Se voltarmos nossa atenção para a introdução do Curso, vamos ler lá que nossa herança natural é o amor. Resumindo todo o ensinamento, a introdução diz:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.

Nisso está a paz de Deus.

Se, de fato, acreditarmos nestas três frases, imprimindo-as em nossa consciência e gravando cada uma delas nos corações, veremos com clareza que não há mesmo nada a temer em nenhuma circunstância, em nenhuma situação que se nos apresente. E mais, lembrando de uma lição recente: o que há para temer se Deus vai comigo aonde eu for?

É isto que vamos praticar com a ideia da lição desta sexta-feira, 17 de fevereiro.

Um comentário:

  1. Esta é a lição que eu mais pratiquei na vida, rs... Se tornou a minha preferida, não por ser a mais curta delas, mas pela sua simplicidade, objetividade e ao mesmo tempo a tremenda eficácia.
    Seguindo em frente, gente...
    Beijos a todos e um
    carnaval de muita luz, paz e alegria...

    ResponderExcluir