sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Experimentar a Presença de Deus de forma concreta


LIÇÃO 41

Deus vai comigo aonde eu for.

1. Mais cedo ou mais tarde, a ideia de hoje superará por completo a sensação de solidão e abandono que todos os separados experimentam. Depressão é uma consequência inevitável da separação. Ansiedade, angústia, uma sensação de profundo desamparo, miséria, sofrimento e medo intenso de perda também são.

2. Os separados inventam muitas "curas" para o que acreditam serem "os males do mundo". Mas a única coisa que eles não fazem é questionar a realidade do problema. No entanto, seus efeitos não podem ser curados porque o problema não é real. A ideia para hoje tem o poder para pôr fim a toda essa tolice para sempre. E é tolice, apesar das formas perigosas e trágicas que pode tomar.

3. Tudo o que é perfeito está no mais íntimo de ti, pronto para se irradiar por meio de ti para o mundo. Isso vai curar todo o pesar, e a dor, e a perda, porque vai curar a mente que pensou que essas coisas fossem verdadeiras e sofreu em função de sua sujeição a elas.

4. Tu não podes ser privado nunca de tua santidade perfeita porque a Fonte dela vai contigo aonde fores. Tu não podes sofrer nunca porque a Fonte de toda a alegria vai contigo aonde fores. Tu não podes nunca estar só porque a Fonte de toda vida vai contigo aonde fores. Nada pode destruir tua paz de espírito porque Deus vai contigo aonde fores.

5. Compreendemos que não acredites em tudo isso. Como poderias, se a verdade está escondida no mais íntimo de ti, sob uma nuvem pesada de pensamentos insanos, impenetráveis e disfarçados, que representam, não obstante, tudo o que vês? Hoje faremos nossa primeira tentativa verdadeira de ultrapassar essa nuvem escura e pesada, e atravessá-la para chegar à luz que está além.

6. Hoje haverá apenas um período de prática longo. Pela manhã, se possível assim que levantares, senta tanquilamente durante três a cinco minutos, de olhos fechados. No início do período de prática, repete a ideia de hoje bem devagar. Em seguida, não faças nenhum esforço para pensar em nada. Tenta, em vez disso, obter uma sensação de te voltares para dentro, além de todos os pensamentos vãos do mundo. Tenta penetrar bem fundo em tua própria mente, mantendo-a livre de quaisquer pensamentos que possam distrair tua atenção.

7. Se achares útil, podes repetir a ideia de vez em quando. Mas, acima de tudo, tenta ir o mais fundo dentro de ti, longe do mundo e de todos os pensamentos tolos do mundo. Estás tentando ir além de todas essas coisas. Estás tentando abandonar as aparências e te aproximar da realidade.

8. É bem possível alcançar Deus. De fato, é bem fácil, porque é a coisa mais natural no mundo. Poder-se-ia até dizer que é a única coisa natural no mundo. O caminho se abrirá, se acreditares que é possível. Este exercício pode trazer resultados muito surpreendentes, mesmo na primeira tentativa e, mais cedo ou mais tarde, ele é sempre bem-sucedido. Entraremos em mais detalhes acerca deste tipo de prática à medida que avançarmos. Mas ela nunca fracassará por completo, e é possível o sucesso imediato.

9. Usa a ideia de hoje com frequência durante todo o dia, repetindo-a bem devagar, de preferência de olhos fechados. Pensa no que dizes; no que as palavras significam. Concentra-te na santidade que elas pressupõem em ti; na companhia infalível que tens; na proteção total que te envolve.

10. De fato, podes te dar ao luxo de rir de pensamentos de medo, ao te lembrares de que Deus vai contigo aonde fores.

*

COMENTÁRIO:

A ideia da lição para as práticas desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, como já disse antes é uma de minhas preferidas, se é que se pode dizer que se tem alguma ideia preferida entre todas as ideias que o Livro de Exercícios nos oferece. Porém, tenho uma ligação especial com esta em função de já ter percebido e experimentado, na prática, muitas vezes a verdade da afirmação do Curso segunda a qual só temos um problema: a crença na separação.

Ora, se todos os nossos problemas têm origem nesta crença, praticar então a ideia de hoje com toda a sinceridade e honestidade possíveis, com todo o desejo de acreditar na ideia que praticamos pode ajudar a nos livrarmos da crença na separação. De fato, a partir das práticas, podemos começar a acreditar mesmo que Deus vai conosco aonde formos. 


Sim! Acreditar mesmo, porque a grande maioria de nós, anda pelo mundo se sentindo só e abandonada. De vez em quando, se uma situação se revela por demais dolorosa e difícil de enfrentar, alguns se lembram de Deus, para, em seguida, resolvida a questão, esquecerem-nO por completo.

E mais do isso, a partir das práticas de hoje, podemos vir a experimentar a Presença de Deus em nossa vida de forma concreta enquanto fazemos o que nos é dado fazer em qualquer instante de nossa caminhada na direção do autoconhecimento, conforme a meta que o  Curso nos oferece.

Vamos, pois, mais uma vez,  como já fizemos anteriormente, voltar nossa atenção para a primeira frase da lição de hoje, que afirma que, mais cedo ou mais tarde, vamos nos render à ideia de que nunca nos separamos de Deus. Por que não fazer que seja mais cedo? Quanto antes voltarmos a crer na unidade tanto mais depressa seremos capazes de experimentar a alegria e a paz perfeitas que Deus reserva a Seu Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário