quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Barcos à deriva num mar de incertezas e dúvidas


LIÇÃO 40

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.

1. Hoje começaremos a reivindicar algumas das coisas felizes às quais tens direito por seres o que tu és. Não se pede períodos longos de prática hoje, mas são necessários períodos breves e muito frequentes. Seria muito desejável um a cada dez minutos e insiste-se que experimentes este horário e que sejas fiel a ele sempre que possível. Se esqueceres, tenta novamente. Se houver longas interrupções, tenta novamente. Sempre que lembrares, tenta novamente.

2. Não precisas fechar os olhos para os períodos de exercícios, embora seja provável que aches mais proveitoso se o fizeres. Contudo, pode ser que, durante o dia, te encontres em várias situações nas quais não seria possível fechar os olhos. Não percas um período de prática por causa disso. Tu podes praticar muito bem sob quaisquer circunstâncias, se quiseres de fato.

3. Os exercícos de hoje tomam pouco tempo e não exigem nenhum esforço. Repete a ideia para hoje e, em seguida, acrescenta várias das características que associas a ser um Filho de Deus, aplicando-as a ti mesmo. Um período de prática poderia, por exemplo, consistir no seguinte:

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.
Eu sou feliz, sereno, amoroso e contente.

Outro poderia tomar esta forma:

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.
Eu sou calmo, tranquilo, seguro e confiante.

Se só dispuseres de um período breve, será suficiente dizeres a ti mesmo simplesmente que és abençoado como um Filho de Deus.

*

COMENTÁRIO:

"Se a doença é separação, a decisão de curar e ser curado é o primeiro passo rumo ao reconhecimento do que queres verdadeiramente." 


Começa assim o texto que lemos em um dos grupos de estudos na última segunda-feira. Um texto que serve para nos lembrar de que o primeiro passo para o quer que seja que queiramos é tomar a decisão pelo que queremos.


É mais ou menos o que eu já disse a respeito de "ser feliz" outras vezes. Quando me perguntam: como faço para ser feliz?, ou: o que é preciso para se ser feliz?, ou ainda: o que preciso fazer para ser feliz?, a resposta só pode ser uma, a que o Curso também dá: "Tu não precisas fazer nada". 


No entanto, para aprender isto é necessário tomar a decisão de ser feliz primeiro, não importa o que aconteça. Lembram-se do texto "estabelecer a meta"? É isto! Uma vez estabelecida a meta, tudo o que acontece serve para nos lembrar de nossa decisão, para nos levar até ela. Se não a estabelecemos, ficamos como barcos à deriva num mar de incertezas e dúvidas. 


Nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, as práticas devem servir para nos lembrar de que nossa meta, que tem a ver com viver a alegria e a paz completas, está em perfeita sinfonia com a Vontade de Deus para nós todos e para cada um de nós. 


O texto de que falei acima diz, em sua sequência, que: "O Filho de Deus tem tanto o Pai quanto o Filho, porque ele é ambos, Pai e Filho. Unir ter e ser é unir tua vontade com a d'Ele, pois a Vontade d'Ele para ti é Ele Mesmo. E a tua vontade para Ele é tu mesmo, por que na tua compreensão perfeita do Pai, conheces que há uma só Vontade". Isto não é nada mais do que reconhecer que somos abençoados como Filhos de Deus, como nos ensina a lição que vamos praticar hoje.


Não é o caso de nos sentirmos imensamente agradecidos por nossa santidade? Pela Vontade de Deus para nós? Pela alegria que Ele nos oferece como o estado natural do Filho de Deus? Busquemos, pois, agradecer pelas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário