domingo, 19 de fevereiro de 2012

As práticas nos põem em contato com a verdade


LIÇÃO 50

É o Amor de Deus que me anima.

1. Eis aqui a resposta a todos os problemas com os quais te defrontarás hoje e amanhã e ao longo do tempo. Neste mundo, tu acreditas que tudo te dá forças, menos Deus. Colocas tua fé nos símbolos mais insignificantes e loucos; pílulas, dinheiro, roupa "de proteção", influência, prestígio, ser querido, conhecer as pessoas "certas" e uma infinidade de formas do nada às quais dotas de poderes mágicos.

2. Todas estas coisas são teus substitutos para o Amor de Deus. Todas estas coisas são alimentadas para assegurar uma identificação com o corpo. Elas são cantos de louvor ao ego. Não ponhas tua fé naquilo que é inútil. Ele não te dará forças.

3. Só o Amor de Deus te protegerá em todas as circunstâncias. Ele te elevará acima de todas as provações e te erguerá bem alto, acima de tudo o que se considera serem os perigos deste mundo, na direção de um clima de paz e segurança perfeitas. Ele te transportará a um estado de espírito que nada pode ameaçar, nada pode perturbar e no qual nada pode se intrometer na serenidade eterna do Filho de Deus.

4. Não ponhas tua fé em ilusões. Elas te abandonarão. Põe toda a tua fé no Amor de Deus dentro de ti; eterno, imutável e infalível para sempre. Esta é a resposta para qualquer coisa que enfrentares hoje. Por meio do Amor de Deus em ti podes resolver todas as aparentes dificuldades sem esforço e com confiança infalível. Dize isto a ti mesmo com frequência hoje. É uma declaraão de libertação de tua crença em ídolos. É teu reconhecimento da verdade a teu próprio respeito.

5. Por dez minutos, duas vezes hoje, pela manhã e à noite, deixa a ideia para hoje mergulhar profundamente em tua consciência. Repete-a, pensa a respeito dela, deixa que ideias afins venham te ajudar a reconhecer sua verdade, e permite que a paz flua sobre ti como um manto de proteção e segurança. Não deixes que nenhum pensamento inútil e tolo entre para perturbar a mente santa do Filho de Deus. Assim é o Reino do Céu. Assim é o local de repouso em que teu Pai te colocou para sempre.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, dia 19 de fevereiro, completamos mais uma vez as primeiras 50 lições. E, como eu já disse antes, cada uma delas é extremamente importante para nosso processo de desaprender aquilo que o mundo ensinou, ensina e vai continuar a ensinar em todos os momentos - ou seja, durante praticamente todo o tempo de nossas vidas - em que nos afastamos do sistema de pensamento do Espírito Santo. Um sistema que o Curso oferece alternativa para se olhar o mundo de forma diferente no caminho de volta ao autoconhecimento. Para que tomemos novamente contato com o que somos na verdade, com Deus, n'Ele.

A ideia que praticamos hoje é mais uma daquelas ideias que nos devolve à consciência a verdade a respeito daquilo que nos mantém vivos. Pois como eu disse há pouco tempo em um comentário, tirando o divino de nós não sobra nada. Praticá-la, pois, é encher-se do espírito. É acolher a luz divina e permitir que Deus ilumine cada um de nossos passos.

A lição de hoje encerra o primeiro trecho de nossa jornada. Para quem perdeu algum passo,  ou para quem está chegando agora, vamos começar, a partir de amanhã, o primeiro período de revisão, no qual vamos revisitar os passos que demos para limpar alguma pegada que eventualmente tenha ficado e para retirar quaisquer pedras do caminho, para que não se tornem obstáculos que possam nos fazer tropeçar mais adiante.

A partir de amanhã, por dez dias seguidos, vamos relembrar de cada uma das 50 primeiras ideias que o Curso nos oferece como forma de limpar a mente dos ensinamentos equivocados do ego, o falso eu que busca nos convencer de que sabe e de que sua onipotência é o caminho para a felicidade. Ledo engano. As práticas nos oferecem um modo eficaz de desaprender o ensinamento do mundo. Um ensinamento que, fundado no ego, busca perpetuar nossa crença na ilusão de uma separação que nunca existiu e nem é possível.

Do mesmo jeito que disse no ano passado, minha sugestão é a de fiquemos atentos, pois. Para que pratiquemos com dedicação e fé, na certeza de que as práticas vão nos levar a atingir aquele objetivo com o qual nos comprometemos quando aceitamos a orientação do Espírito Santo no sentido da necessidade de fazermos os exercícios diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário