quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Reconhecer a total e completa dependência de Deus

LIÇÃO 307

Minha vontade não pode ser desejos conflitantes*.

1. Pai, Tua Vontade é minha, e só ela. Não existe nenhuma outra vontade para mim. Não permitas que eu tente fazer outra vontade, pois isso não tem sentido e será motivo de dor para mim. Só Tua Vontade pode me trazer a felicidade, pois só a Tua existe. Se eu quiser ter só o que Tu podes dar, tenho de aceitar Tua Vontaade para mim e escolher a paz na qual o conflito é impossível. Teu Filho é um Contigo em ser e vontande, e nada contradiz a verdade sagrada segundo a qual eu continuo a ser tal qual Tu me criaste.

2. E com esta prece entramos silenciosamente em um estado no qual o conflito não pode chegar, porque unimos nossa vontade santa à de Deus em reconhecimento de que elas são a mesma.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, a ideia que praticamos, ainda dentro do tema O que é a Segunda Vinda?, nos mostra que nossa vontade só pode ser a Vontade de Deus, uma vez que só a Vontade d'Ele existe. Ou, se preferirem, só Ele existe, conforme podemos ler no texto da introdução ao capítulo 10 do livro:

"Nada além de ti mesmo pode te tornar medroso ou amoroso, por que não existe nada além de ti. (...) Deus não criou nada além de ti e nada além de ti existe, pois tu és parte d'Ele. O que exceto Ele pode existir? Nada além d'Ele ocorrer, porque nada exceto Ele é real"...


O que buscamos todos, e que nos pertence por direito, como Filhos de Deus que somos, está sempre ao nosso alcance. O que acontece é que não o vemos a maior parte do tempo, porque cedemos nossa atenção e poder ao falso eu, que se acredita separado de Deus, que acredita poder existir uma vontade separada da d'Ele.


O Curso nos orienta a praticar no sentido de re-aprender, ou re-lembrar, de nossa ligação original a Deus, mostrando-nos que tudo neste mundo é apenas uma ilusão, porque perecível, destinado a não durar. E a partir da orientação que recebemos todos os dias pelas lições, é possível que cheguemos a compreender que o mundo não contém nada que realmente queiramos.


Isto pode nos levar a entender porque o Curso diz que não precisamos fazer nada. Coisa que outros muitos mestres já nos disseram ao longo dos tempos. E entender que não precisar fazer nada não significa sentar numa rede e ficar de "papo pro ar" esperando que tudo aquilo de que pensamos precisar caia do Céu, possibilidade que também não se pode descartar, no entanto. Porém, o "não fazer nada" a que o Curso se refere tem a ver apenas com a entrega, significa entender que não é possível fazermos nada sozinhos. Pois fazemos tudo em Deus, com Ele. Significa entender, aceitar, acolher e agradecer o tempo todo por isso. Afinal, só alcançaremos a liberdade completa, como diz o Curso, e desfrutaremos de tudo o que é nosso por direito quando reconhecermos nota total e completa dependência de Deus.     

* NOTA
No original conflicting. A palavra conflicting pode ser traduzida como conflitantecontraditórioabsurdoincoerente ou ilógico, todos sinônimos que remetem a algo não unificado, algo incerto e duvidoso. Apesar de eu ter mudado a ordem da frase original, mantive o adjetivo conflitante como tradução para o adjetivo original.

Um comentário:

  1. Olá,

    Estou postando este comentário em resposta ao comentário da magalu, feito na lição do dia 1º.

    Magalu, querida, pelo que você diz, você tem o livro que chegou até você de maneira desconhecida, mas não soube o que fazer com ele.

    Se você, de fato, quiser fazer o Curso, basta abrir o livro no ponto que quiser começar e passar a estudá-lo da forma que lhe parecer melhor.

    Em geral, a partir do momento que o Curso foi posto à disposição do mundo, as pessoas começaram a fazer grupos de estudos, na tentativa de compartilhar a compreensão. Aqui em São Paulo, bem como em outros lugares do Brasil, há vários grupos. Eu mesmo faço parte de alguns deles como facilitador. Na verdade, o leitor que empresta voz ao Espírito Santo, a Jesus, a quem se atribui a autoria do Curso.

    No meu modo de entender, depois de quase quinze anos de estudo, o melhor é começar pelo Livro de Exercícios. É a prática diária, de acordo com o que o livro ensina, que vai nos ajudar a entender melhor tudo o que o Curso tem a nos oferecer.

    Não sei há quanto tempo você está conosco, mas, se ainda não completou um ano de prática, eu aconselharia que você acompanhasse os exercícios, assim como eles se apresentam aqui - são os mesmos do livro, numa tradução revisada - até o final deste ano, para começar desde a primeira lição no ano que vem. Você vai ver que com o tempo o escuro começa a ficar mais claro. E um diz a luz chega por completo.

    Bem-vinda. Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir