segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tudo o que não é apenas amor não é real

LIÇÃO 332

O medo aprisiona. O perdão liberta.

1. O ego cria ilusões. A verdade desfaz seus sonhos maus, afastando-os com sua luz. A verdade nunca ataca. Ela é simplesmente. E a partir da presença dela a mente se lembra das fantasias e acorda para o real. O perdão convida esta presença a entrar e a tomar seu lugar legítimo na mente. Sem o perdão, a mente fica aprisionada, acreditando em sua própria inutilidade. Com o perdão, entretanto, a luz brilha, de fato, por entre as trevas, oferecendo-lhe esperança e lhe dá o meio para perceber claramente a liberdade que é sua herança.

2. Não queremos aprisionar o mundo novamente hoje. O medo o mantém prisioneiro. E, não obstante, Teu Amor nos dá o meio de libertá-lo. Pai, queremos libertar o mundo agor. Pois na medida em que oferecemos a liberdade ela nos é dada. E não queremos continuar a ser prisioneiros, quanto Tu nos ofereces a liberdade.

*

COMENTÁRIO


Nesta segunda-feira, dias 28 de novembro o Curso nos oferece mais uma vez a oportunidade de aprender a perdoar o mundo inteiro. A de nos abraçarmos também a liberdade para nós mesmos. A de deixarmos de lado, de uma vez por todas, qualquer ideia de medo que nos aprisione. Daí o convite-pergunta: vamos aprender a libertar o mundo e, por consequência aprender a liberdade para nos mesmos, libertando-nos de toda e qualquer ideia de medo, que, por mantê-lo em um prisão, nos faz prisioneiros a todos ao mesmo tempo?

O medo não é real. Tudo o que não é amor não é real. A única realidade com a qual podemos ter contato é o amor, que é sinônimo de alegria e de liberdade. E as práticas de hoje são, de fato, uma grande oportunidade para aprendermos a viver o que é real, a única coisa que é real em nós mesmos. De que modo?


Pelo perdão. O perdão, conforme ensina o Curso, é o meio de "remover os bloqueios à consciência da presença do amor" e da verdade, que "nunca ataca" e "é simplesmente". Lembram da Introdução ao Curso?. E é o perdão o meio de que precisamos nos valer para chegarmos à liberdade, a nossa própria e a da mundo. Para tanto, é preciso, primeiro, que deixemos a verdade tomar seu lugar legítimo em nossa mente, para desfazer as trevas que nos impedem de ver a luz.

Repetindo o finalzinho do comentário feito a esta lição no ano passado, é a luz que vai permitir que cheguemos ao perdão, que abandonemos toda e qualquer condenação, de nós mesmos de quem quer que seja, e que nos libertemos, oferecendo o perdão ao mundo todo que, deste modo, se libertará conosco.

Um comentário:

  1. Uma nota para uma amiga cujo pai faleceu ontem.

    Ana Cláudia, querida, bem de acordo com a ideia da lição de hoje, quando uma pessoa querida se vai, isto é, deixa a forma e o corpo em que nos acostumamos a vê-la, podemos pensar que ela se libertou do mundo. E, ao mesmo tempo, libertou o mundo.

    Já não haverá mais espaço para medos na vida dela. Da mesma forma, o que ela deixa, seu exemplo, nos autoriza a viver sem medo. Dá-nos permissão para que libertemos o mundo, perdoando-nos uns aos outros e perdoando, por extensão, o mundo inteiro.

    Na verdade, como o Curso ensina, ninguém morre, se não for sua escolha libertar-se do corpo que limita. E, por mais apegados que estejamos às formas, mais dia, menos dia, chega a hora de se tomar a decisão.

    Aí, o amor que semeamos e compartilhamos vai tornar fácil escolher a luz. Escolher a vida eterna no seio do Pai, de onde viemos todos, para onde acreditamos ter de voltar, mas de onde nunca saímos, de fato.

    Resta-nos aos que ficamos agradecer por tudo o que vivemos no amor com o que se foi antes de nós. Lembrando-nos de que tudo o que não era amor não era real. E de que só o amor nos dá a verdadeira dimensão do viver.

    Receba, pois, os abraços e beijos carinhosos de todos nós do grupo de estudos das terças, na certeza de que a Luz agora brilha mais forte pois seu pai se juntou de novo à Fonte para nos iluminar a todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir