quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo

LIÇÃO 313

Deixa uma nova percepção vir a mim agora.

1. Pai, há uma visão que percebe todas as coisas puras, de forma que o medo desaparece e, no lugar onde ele estava, o amor é convidado a entrar. E o amor virá a qualquer lugar que seja chamado. Esta visão é Tua dádiva. Os olhos de Cristo olham para um mundo perdoado. Todos os pecados estão perdoados na visão d'Ele, pois Ele não vê nenhum pecado em nada daquilo para que Ele olha. Deixa que a perceção verdadeira d'Ele venha a mim agora, para que eu possa despertar do sonho de pecado e olhar para a inocência dentro de mim, que Tu manténs completamente inviolada sobre o altar a Teu Filho santo, o Ser com o qual quero me identificar.

2. Vamos olhar uns para os outros na visão de Cristo hoje. Quão belos somos! Quão santos e amorosos. Vem, irmão, e une-te a mim hoje. Quando nos unimos, nós salvamos o mundo. Pois em nossa visão ele se torna tão santo quanto a luz em nós.

*

COMENTÁRIO:

As práticas desta quarta-feira, dia 9 de novembro, parecem nos remeter mais uma vez a uma das ideias recentes que o Curso nos trouxe, a da lição 309: Não terei medo de olhar para dentro hoje. Pois é exatamente isto, voltar para dentro o nosso olhar, sem medo, que vai nos permitir perceber a eterna inocência que habita em nós, uma vez que, como o Curso ensina, ainda somos como Deus nos criou.


É também este olhar destemido e confiante que vai nos oferecer a possibilidade de uma nova percepção. Pois, se, ao olharmos para dentro, só virmos a eterna inocência, será então a partir dela que vamos olhar para o mundo. E o mundo, aí, vai ser apenas uma extensão de nossa inocência. Isto é, vamos ser capazes de olhar para ele e perceber nele, e em tudo o que há aparentemente nele, a neutralidade.


Para tanto, há que se tomar a decisão. Há que se estabelecer a meta em sintonia com o Espírito Santo. Ou alguém ainda acredita que precisa, ou pode, fazer alguma coisa sozinho, por si. Para alguns dos colegas que frequentam o grupo de estudos enviei há dias um teste, que permite que identifiquemos em que momento da jornada nos encontramos. Isto é, uma forma de nos conscientizarmos do quanto há que mudar, de forma a não nos deixarmos envolver pelo sistema de pensamento do ego, para chegar a uma nova percepção.


É simples. Basta que nos perguntemos. Há alguma coisa no mundo que eu acredito que poderia ser mudada? Ou, há alguma coisa que eu queira mudar no mundo? Se a resposta for afirmativa, ainda estamos sob a influência do ego. Pois o Curso ensina que não há mundo. E a sabedoria de todos os tempos diz que: "Para mudar o mundo é preciso começar por mudar-se a si próprio". É só a percepção que precisamos mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário