terça-feira, 1 de novembro de 2011

O tipo de milagre com que podemos trabalhar


LIÇÃO 305

Há uma paz que Cristo nos concede.

1. Aquele que usa apenas a visão de Cristo encontra uma paz tão profunda e serena, tão imperturbável e tão totalmente imutável, para a qual o mundo não tem nenhum equivalente. As comparações silenciam diante dessa paz. E o mundo inteiro se afasta em silêncio quando essa paz o envolve e o traz suavemente à verdade, para não ser mais a morada do medo. Pois o amor chega e cura o mundo por dar a ele a paz de Cristo.

2. Pai, a paz de Cristo nos é dada porque é Tua Vontade que sejamos salvos. Ajuda-nos hoje a aceitar apenas Tua dádiva e não julgá-la. Pois ela veio para nos salvar de nosso julgamento de nós mesmos.

*

COMENTÁRIO:

Estamos, neste momento, fazendo nossas práticas, sob a orientação do tema: O que é a Segunda Vinda? Lembram? Isso nos leva a refletir acerca do Cristo em nós, acerca da maneira pela qual podemos permitir que ele re-nasça em nós e habite nossos dias para que nosso olhar sobre o mundo e sobre todas as coisas do mundo seja apenas Seu olhar amoroso, de perdão e misericórdia.

D. Patrick Miller, em seu livro Understanding A Course in Miracles [Para se entender Um Curso em Milagres], uma atualização de seu livro anterior, A história completa do Curso em Milagres, diz que "o Curso não se apresenta como um caminho espiritual superior  - autodenominando-se parte de um 'currículo universal' que conduzirá todos à mesma conclusão por caminhos diferentes - ele afirma, de fato, que alunos dedicados vão progredir rapidamente, mais por sua disciplina do que por qualquer outro método. (Entre numerosas referências aos aspectos de ganho de tempo do UCEM estão afirmações tais como: 'O milagre substitui um aprendizado que poderia levar milhares de anos' [T-1.II.6:7]".

E mais, diz ele: "De fato, uma das dificuldades que o Curso apresenta é que, na primeira década ou tanto de estudo [não desanimem, por favor, lembrem-se de que o tempo é uma invenção do ego apenas], a pessoa com frequência tem a sensação de estar sendo empurrada de forma injustamente difícil em direção a uma meta espiritual que parece cara demais, que exige a completa rendição de seus pensamentos preferidos, de seus rancores mais surrados e das visões mais tortas de mundo. Apesar do fato de nossas percepções e crenças mesquinhas terem causado muito de nossa dor existencial, a maioria de nós é inacreditavelmente teimosa quanto a entregar nossa lógica enviezada e nosso processo duvidoso de tomada de decisões para outra forma de pensar. Como o Curso afirma":

A tolerância à dor pode ser grande, mas ela não é sem limite. No fim todos começam a reconhecer, ainda que de maneira vaga, que tem de haver um jeito melhor. Quando este reconhecimento se estabelece de maneira mais sólida, ele se torna um ponto crítico. Este [ponto crítico], enfim, redesperta a visão espiritual, enfraquecendo, ao mesmo tempo, o investimento na visão física [ou material do mundo]. Normalmente se experimenta como conflito, que pode se tornar bem agudo, o investimento alternado nos dois níveis de percepção. Mas o resultado é tão seguro quanto Deus [T-2.III.3:5-10].

O que é, pois, e o que busca alcançar o ensinamento que nos oferece o Curso?

Para Miller, "Um Curso em Milagres representa um guia moderno e psicologicamente sofisticado para o redespertar da visão espiritual sem o dogma, os rituais ou as exigências sociais de uma religião institucionalizada. Os alunos podem alcançar aquela visão que muda a vida pela aplicação corajosa e constante do perdão, não porque o perdão seja em primeiro lugar moralmente correto ou conte com a aprovação divina, mas simplesmente porque ele funciona melhor do que qualquer outra coisa para curar nossos corações e colocar nossas cabeças no lugar. O que provém do perdão pode ser um tipo diferente de milagre em relação àquele a respeito do qual ouvimos falar nos noticiários ou em um encontro religioso. Mas é o tipo de milagre com o qual nós mesmos podemos, verdadeiramente, 'trabalhar' se estivermos dispostos. E como se pode começar a perceber, com aplicações repetidas e eficácia crescente, é justamente o tipo de milagre que poderia mudar nossa maneira de ver todas as coisas".

É a compreensão, o reconhecimento e aceitação disto que podem nos trazer, e fazer que permaneça em nós, a paz que Cristo concede, de que fala a ideia que praticamos nesta terça-feira, dia 1º de novembro, e para isto se destinam todas as práticas que o Curso nos oferece. E disto que se trata a Segunda Vinda.


Observação: Este comentário é o mesmo feito para esta lição no ano passado. Achei que ele tinha tudo a ver com o que temos conversado nos últimos dias, tanto aqui no blogue, quanto nos vários grupos de estudo. Boas práticas a todos.

3 comentários:

  1. Moisés
    Mesmo tendo o comentário do ano passado,foi ótimo, pois quando não esquecemos, o que é quase certo, a cada vez que lemos a compreensão é diferente. Achei magnífico este comentário.
    Muito obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço, Nina. Eu que agradeço.

    Obrigado por te manteres firme e por compartilhares tuas impressões, enviando o link do blogue aos que ainda não incorporaram a prática ao seu dia, ou que não conseguem ir ao blogue de forma sistemática.

    Todos nós te somos agradecidos.

    Obrigado por comentar e por continuar conosco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito fazer esse curso, mas não entendo direito. veio parar nas minhas mãos em um momento em que estava com muito medo, mas tentei, tentei e não consegui entender o significado.

    ResponderExcluir