segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tomar a decisão de viver apenas o presente

LIÇÃO 325

Todas as coisas que penso ver refletem ideias.

1. Este é o princípio fundamental da salvação: o que vejo reflete um processo em minha mente, que começa com minha ideia do que quero. A partir disso, a mente constrói uma imagem da coisa que deseja, julga favorável e, portanto, busca encontrar. Essas imagens são, em seguida, projetadas para fora, examinadas, consideradas reais e preservadas como pessoais. Dos desejos loucos, surge um mundo louco. Do julgamento, surge um mundo condenado. E, de pensamentos de perdão, surge um mundo pacífico, misericordioso para com o Filho de Deus, para lhe oferecer um lar benigno no qual ele possa descansar por um momento antes de seguir adiante, para ajudar seus irmãos a andarem para frente com ele e encontrarem o caminho para o Céu e para Deus.

2. Pai Nosso, Tuas ideias refletem a verdade, e as minhas, separadas das Tuas, apenas inventam sonhos. Deixa-me ver apenas aquilo que reflete Tuas ideias, pois as Tuas, e só as Tuas, estabelecem a verdade.

*

COMENTÁRIO:

A ideia que vamos praticar nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, é a revelação do modo de que nos valemos para "aparentemente" criar este mundo. Ou será que algum de nós acredita que tudo aquilo que vê existe na forma que se apresenta a ela e é real daquela forma? Será que já não nos passou pela cabeça o fato de que o que vemos pode não ser exatamente como vemos? A descoberta de que outros veem de modo diferente do nosso não é suficiente para pôr em dúvida a pretensa certeza de que aquilo que vemos só pode ser da forma que vemos? 


Ora, não há como não pensar no que a ideia nos sugere para as práticas. E, se pensarmos bem, conforme já vimos lá nas primeiras lições deste Curso, na sétima lição, por exemplo, havemos de concordar que raras vezes temos contato com o real, com o verdadeiro, uma vez que só vemos o passado. É por isso que poucos de nós conseguem, de fato, compreender o ensinamento do Curso. É por isso também que muito poucos de nós são capazes de se abrir por inteiro à mensagem que ele nos oferece. 


Para tanto, é necessário abrir mão de todas as nossas crenças. É preciso que estejamos dispostos a reformular todos os conceitos que temos, de nós mesmos, dos outros, da vida e do significado deste mundo. É preciso que tomemos a decisão de viver apenas o presente. O agora. Pois, também como o ensina o Curso, não há nenhum outro tempo.


Só quando estivermos dispostos a abandonar tudo aquilo que o mundo nos oferece, abrindo mão de nossas ideias e crenças, construídas a partir de uma lógica que considera verdadeiro e certo apenas aquilo que vemos do modo que vemos, é que vamos ser capazes de deixar de lado quaisquer certezas, para buscar a sintonia com os Pensamentos de Deus. Aí vamos ser capazes também de abandonar nossa identificação com um corpo para experimentar viver a paz que só o perdão ao mundo, e a nós mesmos, pode oferecer. 

Um comentário:

  1. Oi, Dani,

    Tudo bem com você na casa nova? Adaptando-se, deixando-se conduzir?

    Ótimo! É isso aí! É a isso que o Curso se refere quando diz "eu não preciso fazer nada". Isto é, não fazer nada é apenas tomar a decisão de se deixar conduzir por Deus.

    Ou algum de nós pode acreditar saber mais do que Ele a forma de chegar à paz e à alegria perfeitas e completas, conforme a Vontade d'Ele para todos e para cada um de nós?

    Obrigado por comentar e por dividir conosco suas impressões e experiências.

    Beijos.

    ResponderExcluir