terça-feira, 22 de novembro de 2011

Passando ao largo das questões deste mundo

LIÇÃO 326

Sou um Efeito de Deus para sempre.

1. Pai, fui criado em Tua Mente, um Pensamento santo que nunca deixou seu lar. Sou Teu Efeito para sempre e Tu és minha Causa para todo o sempre. Continuo a ser tal qual Tu me criaste. Ainda habito o lugar em que Tu me puseste. E todos os Teus atributos moram em mim, porque é Tua Vontade ter um Filho tão semelhante a sua Causa, que a Causa e Seu Efeito são indistinguíveis. Deixa-me saber que sou um Efeito de Deus e que, por isso, tenho o poder de criar do mesmo modo que Tu. E que é assim tanto no Céu quanto na terra. Sigo Teu plano aqui e sei que no fim Tu reunirás Teus efeitos no Céu sossegado de Teu Amor, onde a terra se desvanecerá e todos os pensamentos separados se unirão na glória na condição de Filho de Deus.

2. Vejamos a terra desaparecer hoje, primeiramente transformada e, em seguida, perdoada, inteiramente desvanecida na Vontade santa de Deus.

*

COMENTÁRIO:

A lição para as práticas desta terça-feira, dia 22 de novembro, nos oferece a ideia de que somos, para sempre, um efeito de Deus. Uma ideia que passa ao largo das questões da ciência e das religiões, ou de quaisquer questões mundanas, pois ensina a nos considerarmos efeitos da Causa Primeira, efeitos de Deus, Pensamentos d'Ele, que criam da mesma forma que Ele.


Não há razão alguma para se pensar que quaisquer questões que o mundo imponha aparentemente se refiram à verdade, de alguma foram. A verdade de que o Curso fala está acima que qualquer questão. Além do mais, todas as dúvidas, que as questões traduzem, se referem apenas à ilusão, uma vez que nada neste mundo é real. Ou alguém conhece alguma coisa neste mundo que vá durar para sempre?


Quando o falso eu em nós nos leva a perguntar: mas como foi que tudo começou? Ou quando é que houve a separação? ele está apenas tentando se convencer - e, por conseguinte, nos convencer - de houve de fato uma separação em algum momento. Se nos lembrarmos, porém, de que o tempo também não é real e não existe, a não ser como expressão da ilusão de que estamos passando por ele, seremos capazes de perceber que essas perguntas não fazem sentido. E que tudo o que elas buscam fazer é reforçar em nós a crença em uma separação que nunca aconteceu. Uma separação que não pode acontecer e que não acontecerá jamais. Pois como ensina a lição para as práticas de hoje, aquilo que somos somos para sempre. E para toda a eternidade somos tão somente um efeito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário