domingo, 20 de novembro de 2011

Como encontrar nosso exato lugar no universo?

LIÇÃO 324

Eu apenas sigo, pois não quero conduzir.

1. Pai, Tu és Aquele Que me deu o plano para minha salvação. Tu estabeleceste o caminho que devo seguir, o papel que devo assumir e todos os passos do caminho designado para mim. Eu não posso me perder. Só posso escolher me desviar por algum tempo e depois voltar. Tua Voz amorosa sempre vai me chamar de volta e guiar meus passos corretamente. Todos os meus meus irmãos podem seguir pelo caminho que lhes indico. No entanto, eu apenas sigo no caminho que leva a Ti, conforme Tu me orientas e queres que eu siga.

2. Sigamos, pois, Aquele Que conhece o caminho. Não precisamos hesitar porque não podemos nos perder de Sua Mão amorosa exceto por um instante. Caminhamos juntos porque O seguimos. E é Ele que torna certo o final e garante um volta segura para casa.

*

COMENTÁRIO:

Desculpem-me, mas preciso repetir o comentário feito a esta lição no ano passado. Digam-me depois, por favor, se quiserem, se ele é ou não pertinente. Vejamos o que eu disse, então.


O maior - ou um dos maiores - equívocos que podemos cometer em relação ao fato de sermos responsáveis por tudo aquilo que nos chega à consciência, durante o tempo em que vivemos neste mundo, é acreditar que o livre arbítrio nos dá o poder para desafiar a Vontade Deus e criar um plano diferente do d'Ele para a salvação. Acreditar que, porque temos - e, de fato, temos - todo o poder que Ele nos dá, sem limites, a não ser aqueles limites que nós mesmos nos impomos, somos capazes de inventar um plano melhor do que o de Deus para nossa própria salvação, e para a salvação do mundo inteiro, é um enorme equívoco.

É para curar este equívoco que o Curso nos oferece para as práticas deste domingo, 20 de novembro, a ideia: Eu apenas sigo, pois não quero conduzir. Só o ego pode ter a pretensão de querer, e de se acreditar capaz de, conduzir. E é só dando ouvidos a ele que podemos nos desviar do caminho estabelecido por Deus para vivermos a alegria e a paz perfeitas: a condição natural de todos os Seus Filhos.

Quantas vezes já nos equivocamos ao escolher um caminho? Quantas vezes já nos deparamos com a dor e com o sofrimento após tomar alguma decisão a partir da ideia de onipotência egóica? Como se, de verdade, soubéssemos de alguma coisa! Quantas vezes mais vai ser preciso que erremos, até ficarmos prontos para tomar a única decisão que pode nos livrar de todas as ilusões do mundo? A decisão de seguir pelos caminhos que Deus nos indica, sem receio, sem temor, sem hesitação, pois Ele, sim, sabe o que queremos. E sabe e põe a nossa disposição o tempo inteiro, amorosamente, tudo aquilo de que precisamos.

É por esta razão que podemos dar crédito, sem sombra de dúvida, ao que nos diz Francis Utéza, em texto de livro que leio no momento. Diz ele que, de acordo com os ensinamentos taoistas, "... o homem só encontra seu exato lugar na imensa espiral do universo se deixar sua vontade acompanhar as forças cósmicas que regem o movimento". Isto, para mim, significa dizer deixar-se conduzir. E para vocês?

Um comentário:

  1. Oi Moisa,
    Concorndo deixar-se conduzir.

    O ego me pergunta: E aí vai desistir da luta, abandonando o barclo? Voce realmente não liga pra nada? aah ta... Que se exploda o mundo. É isso?

    Essa lição de hj, me mostra que o ego prepara essa armadilha para me no redemuinho de crenças/ valores/principios deste mundo.

    Contudo, com cuidado vou me desfazendo ou deixando de dar importância a essas crenças/valores etc... Vão perdendo o sentido.
    Quanto mais me aproximo do meu verdadeiro eu quanto mais confio e me deixo levar por essa Luz que ilumina o caminho e me ajuda a seguir, igual na música do Roberto Carlos.
    E no decorrer deste processo olha para meu ego hj, com o intuito de desfazer o erro ou como diz a lição de hj, "eu não posso me perder. só posso escolher me desviar por algum tempo e depois voltar.

    Obrigada Moisa
    Bjo

    ResponderExcluir