sábado, 1 de setembro de 2012

Silenciando o turbilhão de ruídos da mente


LIÇÃO 245

Tua paz está comigo, Pai. Estou seguro.

1. Tua paz me envolve, Pai. Aonde eu for, Tua paz vai comigo. Ela derrama sua luz sobre todos que encontro. Eu a levo aos abandonados e aos que sentem medo. Eu ofereço Tua paz àqueles que sentem dor, ou que se afligem pela perda, ou que pensam estar privados de esperança e de felicidade. Envia-os a mim, meu Pai. Deixa-me carregar Tua paz comigo. Pois quero salvar Teu Filho, como é Tua Vontade, para poder chegar a reconhecer meu Ser.

2. E então vamos em paz. Damos ao mundo inteiro a mensagem que recebemos. E, deste modo, vimos para escutar a Voz por Deus, Que nos fala enquanto anunciamos a Palavra d'Ele, Cujo Amor reconhecemos porque compartilhamos a Palavra que Ele nos dá.

*

COMENTÁRIO:

Da mesma forma que o fiz no ano passado, com palavras diferentes, vou lhes propor que tratemos de aproveitar a lição e a ideia que o Curso nos oferece para as práticas deste sábado, dia 1º de setembro, para buscar entender bem aquilo que o ensinamento chama de "o instante santo" e aprender ainda mais, se possível, a exercitá-lo cada vez mais no dia-a-dia.

Como eu disse também no comentário do ano passado, exercitar o instante santo nada mais é do que buscar pôr em prática aquilo que o ensinamento chama de "comunicação perfeita". O tipo de comunicação que só pode acontecer quando estamos conscientes da presença divina em nós, conscientes da paz de Deus a nos envolver e nos sabemos em segurança, onde quer que estejamos, conforme a ideia que praticamos. 

E como ficar sempre mais conscientes da presença divina? Praticando as lições, buscando ficar em silêncio para ouvir a Voz por Deus, esvaziando a mente e deixando que os pensamentos que nos aturdem com seu turbilhão de ruídos silenciem para podermos perceber que, como diz Paramahansa Yogananda: 

"Muito maior do que qualquer pessoa que tu ansiaste ser, é o que tu és. Deus Se manifesta em ti de um modo que não Se manifesta em qualquer outro ser humano; tua face é diferente da de qualquer outra pessoa; tua alma é diferente da de qualquer outra pessoa. Tu te bastas a ti próprio, pois dentro de tua alma está o maior de todos os tesouros: Deus." 

Para experimentar o instante santo e exercitá-lo, o que significa abandonar todo e qualquer aprendizado que o mundo já tenha oferecido e abrir-se para o novo, precisamos aprender a ficar atentos ao presente, atentos a nós mesmos e a tudo o que se passa conosco no instante mesmo em que estamos vivendo, qualquer que seja a experiência, a situação, a circunstância, ou, ainda, a pessoa que se apresenta. 

E, valendo-me de novo do que ensina Yogananda, para termos cada vez mais experiências do instante santo, precisamos aprender que:

"A Auto-realização é o conhecimento - percebido mediante o corpo, a mente e a alma - de que somos um com a onipresença de Deus, de que não temos que orar para que ela venha a nós, de que não estamos, meramente, sempre próximos dela, mas de que a onipresença de Deus é nossa própria onipresença, de que somos partes d'Ele agora, tal qual sempre haveremos de ser." 

É para isto, para chegar a desenvolver e viver a partir desta consciência e conhecimento, que praticamos


Um comentário:

  1. Mouss
    Sigo praticando...
    As vezes fica tudo tâo claro...para no minuto seguinte ficar de novo bem nebuloso, mas deve ser aí que devo me aprofundar nas práticas, nâo é mesmo?
    Obrigada!
    Bom fim de semana a todo
    Bjs

    ResponderExcluir