sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O que queremos oferecer para ter tudo em troca?


LIÇÃO 258

Que eu me lembre de que minha meta é Deus.

1. Tudo o que é necessário é treinarmos nossas mentes para relevarem todos os objetivos mesquinhos e insignificantes e para lembrarem que nossa meta é Deus. A lembrança d'Ele está escondida em nossas mentes, oculta apenas por nossos objetívos mesquinhos e inúteis, que não oferecem nada e que não existem. Devemos continuar a permitir que a graça de Deus brilhe na inconsciência, enquanto buscamos as bugigangas e ninharias do mundo em seu lugar? Deus é nossa única meta, nosso único Amor. Não temos nenhum objetivo a não ser lembrar d'Ele.

2. Nossa meta é apenas seguir nos caminho que conduz a Ti. Não temos nenhuma meta a não ser esta. O que poderíamos querer senão lembrar de Ti? O que poderíamos buscar a não ser nossa Identidade?

*

COMENTÁRIO:

Nunca é demais lembrar que estamos que as lições que praticamos no momento estão relacionadas à quarta das instruções especiais para esta segunda parte dos exercícios, cujo tema é: [O que é o pecado?]. Um tema para o qual devemos voltar nossa atenção a cada dia antes das práticas com a ideia de cada dia, não acham?

Por que chamo a atenção para tal? Porque para se chegar a algum lugar é, certamente, necessário começar a caminhada. Ou como dizia o poeta "é caminhando que se faz o caminho". Por outro lado é sempre bom lembrar também que, por vezes, somos tentados a acreditar que o Curso é difícil e que o caminho e a alegria que ele nos oferece não valem o esforço que ele nos pede para fazermos.

Será? O texto nos chama a atenção repetidas vezes para "quão pouco" nos é pedido para aprendermos o Curso. Um pouco de boa vontade apenas é o que precisamos oferecer para ter todos os nossos relacionamentos transformados em alegria, uma pequena dádiva que damos ao Espírito para ele, em troca, nos dar tudo. Uma pequena mudança em nosso modo de pensar para transformarmos a crucificação em ressurreição.

Ora, o primeiro passo pode ser difícil, uma vez que estamos acostumados a uma rotina e o falso eu não quer fazer nenhum esforço, que possa vir a provar sua incoerência, sua inconsistência e sua fraqueza. Então, para justificar nossas indecisões, podemos pensar que "outros nasceram com algum talento especial", que não temos, mas que gostaríamos de ter, para perseverar na direção da meta, que é Deus e que é, ao mesmo tempo, a meta do autoconhecimento.

Sim, isto é verdade. Mas, pensa, será que "os outros" não precisam cultivar tal habilidade, seja ela qual for, ou tal hábito, de algum modo, em algum momento?

É por isso que, independentemente do que quiseres ser, de qual experiência queres viver neste mundo, é preciso começares. AGORA. Neste exato momento. É preciso tomares a decisão e começar a desenvolver a característica que acreditas que pode ter oferecer a chance de chegar aonde queres. 

Lembra-te de que és perfeitamente capaz de "instilar qualquer tendência" em tua consciência, agora mesmo, desde que tenhas tomado a decisão, desde que tenha estabelecido a meta. 

É para irmos nesta direção que praticamos nesta sexta-feira, dia 14 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário