quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O exercício da doação sem medo de perda alguma


LIÇÃO 355

Não há fim para toda a paz e a alegria
E para todos os milagres que darei,
Quando eu aceitar a Palavra de Deus. Por que não hoje?

1. Por que eu deveria esperar, meu Pai, pela alegria que Tu me prometeste? Pois Tu manterás a Palavra que deste a Teu Filho em exílio. Tenho certeza de que meu tesouro me espera e de que só preciso estender a mão para achá-lo. Ele está muito próximo. Não preciso esperar nem mais um instante para ficar em paz para sempre. É a Ti que escolho e minha Identidade junto Contigo. Teu Filho quer ser Ele Mesmo e Te conhecer como seu Pai e Criador, e como seu Amor.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, para dizer de outro modo o que eu disse a este respeito no ano passado, a ideia que vamos praticar é mais do que simplesmente auto-explicativa. Ela é um facho de luz de uma claridade ímpar. Uma luz que remete claramente à ideia de que só nós podemos nos decidir pela felicidade que dura para sempre, pela paz, pela alegria e pelos milagres. A única decisão que pode nos levar ao autoconhecimento, a Deus.

Conforme o Curso ensina, Deus é uma ideia, e a fé em Deus se reforça pelo compartilhar. O que nos parece difícil de compreender, acreditar e aceitar é que nós também somos apenas uma ideia [a ideia de cada um a respeito de si mesmo]. É a partir da aceitação de nós mesmos como apenas ideia que podemos aprender e exercitar a doação de nós mesmos de forma completa sem medo de perder coisa alguma, ganhando apenas. Vejam que a ideia que vamos praticar se refere ao fato de que não haverá fim para a paz, para a alegria e para os milagres que daremos, ao aceitarmos a Palavra de Deus. E lembrem-se de que "dar e receber são a mesma coisa".


Para tanto, é preciso que tomemos a decisão de abandonar tudo o que nos afasta da alegria completa. Tudo aquilo que nos afasta de nós mesmos e, por consequência, de Deus. Por que esperar? O que nos prende e limita a este mundo de ilusões a não ser o valor que damos à ideia de que existe um mundo e que ele tem algum valor para nós?


É exatamente esta ideia que nos impede de reconhecer que tudo o que queremos é cumprir a Vontade de Deus, aceitando-A e A reconhecendo como nossa própria vontade. Lembrando mais uma vez daquilo que o Curso ensina, a ideia para as práticas de hoje podem nos levar a escolher "só o amor" e a aprender que quando quisermos "só o amor", não veremos nenhuma outra coisa.


Isso não lhes parece uma meta digna de se buscar?

Às práticas, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário