segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Deixemos que a paz de Deus nos envolva hoje

LIÇÃO 346

Hoje a paz de Deus me envolve,
E esqueço todas as coisas exceto Seu Amor.

1. Pai, desperto hoje com milagres que corrigem minha percepção de todas as coisas. E dessa forma começa o dia que compartilho Contigo da mesmo modo que compartilharei a eternidade, pois o tempo deixa de ter significado. Eu não busco as coisas do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e das coisas percebidas no tempo. Quero me esquecer de todas as coisas exceto de Teu Amor. Quero habitar em Ti e não conhecer nenhuma lei exceto Tua lei do amor. E quero achar a paz que Tu criaste para Teu Filho e esquecer todos os brinquedos bobos que fiz enquanto vejo Tua glória e a minha.

2. E, quando a noite chegar hoje, nós não nos lembraremos de nada a não ser da paz de Deus. Pois hoje aprenderemos qual paz é a nossa, quando nos esquecermos de todas as coisas exceto do Amor de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Alguém lembra que neste dia 12 de dezembro, segunda-feira - um domingo no ano passado - eu perguntava a quem se dispusesse a responder que destino dar ao blogue a partir da entrada do novo ano [no caso este 2011], uma vez que chegando a 31 de dezembro de 2010, havíamos cumprido o objetivo proposto, qual seja o de pôr à disposição de todos os interessados o Livro de Exercícios inteiro em uma tradução revisada?


Foram muito poucas as respostas manifestando interesse em que continuássemos publicando as lições dia a dia neste ano, o que acabou acontecendo mesmo assim. A questão se apresenta novamente agora, é claro. E a pergunta é se a publicação da forma como é feita hoje, lição após lição, com um pequeno comentário que busca estender e ampliar a reflexão a respeito da ideia do dia, é útil, facilita de algum modo para vocês, auxilia a compreensão, esclarece de algum modo, ajuda nas práticas? 


Vamos continuar em 2012? Seria, no mínimo, muito bom para mim se vocês - os que quiserem e puderem, é claro -, se dispusessem a dizer qualquer coisa a respeito. Não é necessário nenhuma manifestação longa, nem uma reflexão demorado. Basta dizer que gostaria de continuar com as práticas do jeito que são. Ou sugerir alguma modificação que em seu entender melhoraria o entendimento e as práticas. Alguém quer, pode, me fazer este favor?


Creio que, em sintonia com a ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje, podemos deixar que a paz de Deus nos envolva, esquecendo-nos de tudo que não seja apenas o Amor d'Ele, se nos lembrarmos de que ainda somos tal qual Deus nos criou. A Vontade de Deus e a nossa são a mesma. E tudo o que Ele quer para nós é apenas a paz e a alegria completas e perfeitas.


Às práticas, pois.



8 comentários:

  1. Jorge,

    Respondi a sua pergunta lá na postagem de sábado mesmo.

    Veja lá, por favor. Se quiser estender o comentário, fique à vontade.

    Obrigado por estar conosco e comentar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi eu nem sempre exponho meus comentarios mas eu sempre acompanho e os seus comentarios Sao essenciais!! E com o seu blog eu Tenho acesso ao Ucem em qq lugar pelo Meu cel Uma vez Que nao eh possivel carregar o livro!! Anyway eu gostaria Que vc continuasse!! " Onde 2 ou mais estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei entre vos" ( mt 18,20) bjinhoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Moisa,
    Eu tenho O livros UCEM, então pra mim a razão de acompanhar o blog e seu comentário.
    Mas caso seja mudado pra uma vez por semana esta ótimo tb.
    Obrigada
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Duda.

    Que prazer... Obrigado por suas palavras, por comentar e por permanecer conosco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Dani, querida,

    Acho que a proposta do blogue é exatamente esta: a de que encontremos juntos um lugar para a prática. Isto é, que fiquemos em sintonia, ainda que por uns poucos momentos no dia.

    Você acha que o blogue lhe dá isto? Você sente ligada às pessoas que usam o blogue como o canal de suas práticas?

    Acho que até poderia pensar em fazer um comentário uma vez por semana, mas a prática tem de ser diária para provocar a mudança de padrão de pensamento que o Curso busca provocar, não é mesmo?

    Ou você não quer mais conversar comigo todos os dias, rsrsrsrsrsrsrs...?

    Obrigado por se manifestar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Moisa,

    Claro q quero falar contigo, o que quiz dizer foi, caso vc decida postar de outra forma esta tudo bem pra mim.

    Porque pratico as lições independentemente do blog, mas o blog me passa algo mais pessoal e tb as explicações q vc passa esclarecem as lições q as vezes não compreendo a mensagem.

    Mas vc é meu companheiro nas minhas orações matutinas e tb nas reuniões de Jakarta foi muito útil seus comentários.

    Agora é com vc :-)
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Legal, Dani.

    Obrigado.

    Eu não tenho a intenção de parar, não. O que acontece é que acho que pode haver alguma forma diferente de fazer isso todos os dias. Por isso espero e peço que os companheiros e companheiras de jornada me deem alguma sugestão. Para não correr o risco de parecer chato e repetitivo.

    Em todo o caso... como sempre... deixo a cargo do divino, na certeza de que o Espírito Santo é quem me aconselha e sussurra o que devo escrever em cada postagem. O comentário que deve ser feito para cada lição, para cada ideia.

    É isso que lhe(s) parece?

    Obrigado por continuar conosco e comentar, querida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Moisés, continua o teu excelente trabalho, nem sempre comento mas passo aqui sempre! Um beijo de Portugal

    ResponderExcluir