quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem responde quanto tempo dura um instante?


LIÇÃO 300

Este mundo dura só um instante.

1. Este é um pensamento que pode ser usado para dizer que a morte e a dor são o destino inevitável de todos os que vêm aqui, pois suas alegrias desaparecem antes de serem possuídas ou mesmo apreendidas. No entanto, ele também é a ideia que não permite que nenhuma percepção falsa nos mantenha sob seu controle, nem represente mais do que uma nuvem passageira em um céu eternamente sereno. E é esta serenidade, sem nuvens, inegável e segura, que buscamos hoje.

2. Buscamos Teu mundo sagrado hoje. Pois nós, Teus Filhos amados, perdemos o rumo por algum tempo. Mas ouvimos Tua Voz e aprendemos exatamente o que fazer para sermos devolvidos ao Céu e a nossa Identidade verdadeira. E hoje damos graças porque o mundo dura só instante. Queremos ir além deste diminuto instante para a eternidade.

*

COMENTÁRIO:

Vocês aguentam rever, o comentário feito a esta lição no ano passado? Acho que vale revisitá-lo, os que já passaram por aqui antes. E quem ainda não tinha chegado até aqui vai ver pela primeira vez. E parabéns a todos nós que chegamos à lição de número trezentos. Não é pouco pensar que passamos trezentos dias deste ano buscando manter a mesma sintonia. Buscando lembrar uma, duas, três, quantas vezes mais for possível a cada um de voltar à presença do divino em nós mesmos. Ao passar do tempo e a familiarização com as práticas, as lições diárias passam a ser compromisso pessoal, de cada um com o divino em si, imprescindíveis. Por isso cabe repetir a pergunta do ano passado:


 Quanto tempo dura um instante?

Talvez, aproveitando a ideia para nossas práticas desta quinta-feira, 27 de outubro, pudéssemos ou devêssemos nos perguntar isto. Para que nossa atenção - quem sabe - se volte para nós mesmos e para o uso que fazemos do tempo, e de nossas vidas, adiando, protelando, prorrogando e postergando a tomada de decisão. Acreditamos que sempre haverá tempo. Haverá? Há?

Talvez pudéssemos e devêssemos dar ouvidos a Riobaldo, o jagunço que se apresenta mais uma vez para dizer que: "'Vida' é noção que a gente completa seguida assim, mas só por lei de uma ideia falsa. Cada dia é um dia". E ainda que "... o destino da gente às vezes conversa, sussurra, explica, até pede para não se atrapalhar o devido, mas ajudar".

E o que fazemos? O que pensamos? Olhamos para o lado, olhamos para frente, voltamo-nos para o passado e fugimos à decisão. - Ah! Amanhã eu decido! Amanhã eu faço! Amanhã eu resolvo! Isso pode esperar mais um pouco. Só vou poder olhar para isso mais tarde.

Talvez a ideia que praticamos hoje sirva para que despertemos e nos demos conta de que não há tempo! Ou de que o tempo de sentir só pode ser agora. O tempo de viver só pode ser este dia. E cada dia que se apresentar. O tempo de fazer só pode ser este instante. Este momento.

Lembram-se de "Sociedade dos Poetas Mortos", um filme de algum tempo atrás, de que falei anteontem também, no qual o professor exortava os estudantes a agirem de acordo com a expressão latina Carpe Diem. Isto é, "aproveita o dia". Aproveitar o dia para aproveitar a vida, para aproveitar cada momento. Afinal, cada momento é único, assim como cada um de nós. E dura só um instante. Assim como cada um de nós. Assim como este mundo.

Quem pode responder quanto tempo dura um instante?

2 comentários:

  1. Um pequenino comentário apenas para dar as boas vindas ao marcos_cel, que se juntou a nós há alguns dias.

    Marcos, a casa é sua. Como digo sempre a todos que chegam aqui, fique à vontade para comentar, criticar, contribuir e compartilhar aquilo que você achar pertinente.

    Obrigado por se juntar a nós.

    Bem-vindo.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mouss
    Creio que vale registrar que o meu dia de trabalho hoje foi indescritivelmente difícil, tantos foram os DESAFIOS...Socorro...
    Acho que se não tivesse acessado o blog logo cedo (hoje imprimi e deixei na minha mesa) não teria tido suporte emocional para superar este dia...(perdão...mas...INFERNAL)
    Portanto, muito, muito , muito obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir