domingo, 30 de outubro de 2011

Para experimentar o Amor que dura para sempre


LIÇÃO 303

O Cristo santo nasce em mim hoje.

1. Vigiai comigo, anjos, vigiai comigo hoje. Fazei que todos os pensamentos sagrados de Deus me envolvam e se aquietem comigo enquanto nasce o Filho do Céu. Deixai que os sons terrenos silenciem e que as visões a que estou acostumado desapareçam. Deixai o Cristo ser acolhido no lugar em que Ele se sente em casa. E deixai que Ele ouça os sons que Ele entende e veja apenas as cenas que mostram o Amor de Seu Pai. Fazei que Ele não seja mais um estranho aqui, pois hoje Ele nasce novamente em mim.

2. Teu Filho é bem-vindo, Pai. Ele vem para me salvar do ser maligno que criei. Ele é o Ser que Tu me dás. Ele é apenas o que realmente sou na verdade. Ele é o Filho que Tu amas acima de todas as coisas. Ele é meu Ser tal qual Tu me criaste. Não é Cristo que pode ser crucificado. Em segurança nos Teus Braços, permite que eu receba Teu Filho.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, dia 30 de outubro, o Curso nos oferece para as práticas uma ideia que pode ajudar em nossas tentativas de aprender a olhar para tudo e para todos de modo diferente. Se permitirmos o nascimento do Cristo em nós mesmo hoje, poderemos nos voltar para o mundo e dizer como Jesus: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", repetindo parte do comentário feito anteriormente. Sem medo de escolher o Reino, em lugar do mundo e das coisas do mundo.

Mais do que apenas deixar de dar, às coisas mundanas mais valor do que elas têm, porque na verdade elas não têm nenhum valor, pois não duram eternamente, a ideia para as práticas de hoje pode transformar nosso modo de ver, ao nos oferecer a dádiva da escolha do olhar crístico, amoroso, que vai permitir ver em cada um, e em todos, à volta de nós o Cristo que nasce em nós neste dia, e que pode nascer em todos todos os dias. Ao nascer, em um só de nós que seja, Ele nasce em todos, pois não estamos separados. Somos todos um só, na unidade, em Deus.

Repetindo aquilo que já estamos cansados de saber e que o Curso ensina vezes e vezes sem conta. É um equívoco pensar que quaisquer mudanças que possamos fazer nas circunstâncias que nos cercam exerçam qualquer efeito no Ser que verdadeiramente somos. As circunstâncias não são mais do que circunstâncias, se vistas corretamente a partir do olhar amoroso de Cristo. Além do mais, ver quaisquer necessidades de mudança no mundo é dar a ele um valor e um poder que ele não tem. Não é o mundo que precisa ser transformado, mas nossa percepção do mundo, conforme a meta que o Curso nos apresenta.

As paixões que as coisas terrenas despertam dizem respeito apenas às circunstâncias que não vão durar, pois só existem na ilusão de tempo e de mundo que vivemos. Estas paixões fundam as leis que mantêm o amor no cativeiro. E, de acordo com Carol Gilligan, de quem já falei aqui: "As leis que mantêm o amor em cativeiro mantêm este mundo no lugar".

Convido-os(as), a todos e todas, pois, a que deixemos, mergulhando nas práticas, Cristo nascer em cada um de nós hoje para aprendermos a experimentar o Amor que dura para sempre e que é a única coisa que existe realmente. A única coisa que, de fato, queremos. A única coisa que pode nos dar a alegria e a paz perfeitas e completas, que são a Vontade de Deus para nós. E a nossa própria vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário