segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inundar o mundo de paz com um olhar amoroso


LIÇÃO 290

Minha felicidade neste momento é tudo o que vejo.

1. A não ser que eu olhe para aquilo que não existe, minha felicidade neste momento é tudo o que vejo. Olhos que começam a se abrir veem, enfim. E eu quero que a visão de Cristo venha a mim neste dia mesmo. Aquilo que percebo sem a Moderação Própria de Deus para a visão que fiz é assustadore e doloroso de se ver. Porém, não vou deixar nem mais um instante que minha mente seja enganada pela crença de que o sonho que fiz é real. Este é o dia em que busco minha felicidade neste momento e não olho para mais nada a não ser para a coisa que busco.

2. Com esta decisão, venho a Ti e peço que Tua força me sustente hoje, enquanto busco fazer apenas Tua Vontade. Tu não podes deixar de me ouvir, Pai. Aquilo que pedi Tu já me dás. E estou certo de que verei minha felicidade hoje.

*

COMENTÁRIO:

A ideia para nossas práticas nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, busca nos ensinar a fincar pé no presente. Pois o que há para se viver fora dele, fora deste exato momento? Se quisermos escolher o amor, só podemos fazê-lo agora, neste momento! A partir da tomada de consciência do que somos, que também só pode se dar neste momento. Aqui e agora. Como o Curso ensina, o presente é o único tempo que existe.

Com esta ideia em mente, repetindo o comentário feito também no ano passado, acho que podemos voltar nossa atenção mais uma vez para uma das lições diárias que Neale Donald Walsch, autor da trilogia "Conversando com Deus" nos oferece e que diz o seguinte:

"Neste dia de tua vida, caro(a) amigo(a), acredito que Deus quer que saibas...

... que o amor não é o que tu queres, o amor é o que tu és. É muito importante não confundir estas duas coisas.

Se pensares que o amor é o que queres, irás buscá-lo em todos os lugares. Se pensares que o amor é o que tu és, vais partilhá-lo em todos os lugares. A segunda abordagem fará que encontres o que a busca nunca vai revelar.


Porém, tu não podes oferecer o amor a fim de obtê-lo. Fazer isso é a mesma coisa que dizer que agora não o tens. E esta afirmação, é claro, será tua realidade. Não, tu tens de oferecer amor porque o tens para dar. Com isto experimentarás tua própria posse dele."

Pergunto-lhes neste momento, então, mais uma vez: não lhes parece que é, pois, reconhecendo e aceitando ver apenas a felicidade neste momento que podemos olhar para o mundo de modo diferente, inundando-o de paz com nosso olhar amoroso?

2 comentários:

  1. Oi Moisa,

    Essa é minha ultima semana na Indonesia e no momento estou em Cingapura, para ver nosso filhote Dino que ficara aqui por mais 5 meses (atendendo exigências australianas), com esse casal de amigos que aceitram cuidar dele neste período.

    Hj acordei cedo 4:40 da manha :-) pensando nos deveres do dia e da semana, me sentindo um pouco exausta en ansiosa com a nova fase de mudanças e transição.

    Entao, decidi ler minha licao do dia, me peguei no pulo do gato, no costume vicioso de me colocar numa situação "difícil" ou simplesmente em achar que que nao e felicidade sair da zona de conforto do ego.

    Percebo no decorrer da licao e comentario que posso neste momento, tomar a decisao de mudar a direcao do barco, permitindo ver essa fase de transição e mudanças com gratidão e amor.

    Muito obrigada amigo Moisa,
    Beijo


    Que este amor me sustente hoje :-)))

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dani, querida.

    O ego, se não controlado, se não atentos a ele, é sempre manhoso, sempre ardiloso e nos leva a achar que sabe o que é melhor para nós. E sabemos como ele gosta de se sentir à vontade, longe de quaisquer questionamentos.

    É preciso que tenhamos sempre em mente que "todas as coisas cooperam para o bem", para que não nos deixemos enganar pelo ego quando ele nos diz que não vale a pena fazer qualquer esforço para mudar, em qualquer sentido que seja. Ou quando ele nos diz que não vale a pena fazer nada para aceitar as coisas como elas são. Que tudo só pode estar certo quando atende e serve a seu conforto.

    Boa sorte para você com sua mudança e com as reflexões a respeito de todas as mudanças que precisamos fazer a todo instante. Lembre-se de que há um ditado que diz que toda mudança é sempre para melhor.

    Beijos.

    ResponderExcluir