terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quando será a hora de declarar nosso amor a Deus?


LIÇÃO 298

Eu Te amo, Pai, e amo Teu Filho.

1. Minha gratidão permite que meu amor seja aceito sem medo. E, dessa forma, sou, afinal, devolvido a minha realidade. O perdão retira tudo o que se intrometia com minha vista sagrada. E eu chego perto do fim da jornada sem sentido, de carreiras loucas e de valores artificiais. Em lugar disso, aceito o que Deus estabeleceu como meu, certo de que só nisso serei salvo; certo de que atravesso o medo para encontrar meu amor.

2. Pai, venho a Ti hoje porque não quero seguir nenhum caminho a não ser o Teu. Tu estás a meu lado. Teu caminho é seguro. E eu estou grato por Tuas dádivas de refúgio garantido e de sáida para tudo o que quer esconder meu amor por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, é necessário que fiquemos de olhos bem abertos a tudo e a todos. É preciso que voltemos toda a atenção para a ideia a que o Curso nos oferece para as práticas, uma vez que, em geral. não estamos acostumados a declarar nosso amor a Deus. Muito menos a qualquer um de seus filhos, a quem, às vezes dizemos amar, mas com um amor condicionado ao atendimento de certas exigências do falso eu.

Aproveitando a maior parte do comentário feito a esta lição no ano passado, lembremo-nos do conselho de Ricardo Reis, um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, em uma de suas odes, como forma de estender e ampliar o alcance de nossa reflexão neste dia.

Diz ele:

Uns, com os olhos postos no passado,
Veem o que não veem; outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, veem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto -
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este é o momento, isto
É o que somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos , morreremos. Colhe
O dia, porque és ele.



Para quem assistiu e se lembra de um filme de alguns anos atrás, a expressão correspondente ao que nos diz Ricardo Reis, utilizada por um dos personagens do filme, é "Carpe Diem", que significa algo como "aproveita o dia". Ou, em outras palavras, vive o presente, que é o único tempo que existe. Há que se dizer mais? 



Às práticas, pois.

Um comentário:

  1. Desculpem-me os que ficaram à espera do título do filme. Passou batido o fato de eu não o ter dito.

    O filme a que me referi é "Sociedade dos Poetas Mortos". E acho que vale a pena ver. Ou rever.

    ResponderExcluir