segunda-feira, 21 de março de 2011

A solução definitiva para os problemas que temos

LIÇÃO 80

Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.

1. Se estiveres disposto a reconhecer teus problemas, reconhecerás que não tens nenhum problema. Teu único problema básico está resolvido e não tens nenhum outro. Por isto, tens de ficar em paz. Deste modo, a salvação depende do reconhecimento deste único problema e da compreensão de que ele está resolvido. Um só problema, uma única solução. A salvação é realizada. A libertação do conflito te é dada. Aceita este fato e estás pronto para assumir teu lugar legítimo no plano de Deus para a salvação.

2. Teu único problema está resolvido! Repete isto muitas vezes hoje, com gratidão e confiança. Reconheces ter um único problema e abres o caminho para que o Espírito Santo de ofereça a resposta de Deus. Abandonas o engano e vês a luz da verdade. Aceitas a salvação para ti mesmo trazendo o problema à resposta. E podes reconhecer a resposta, porque o problema está identificado.

3. Tens direito à paz hoje. Um problema que está resolvido não pode te incomodar. Certifica-te apenas de não te esqueceres de que todos os problemas são o mesmo. Enquanto te lembrares disto, suas muitas formas não te enganarão. Um só problema, uma única solução. Aceita a paz que esta simples declaração traz.

4. Em nossos períodos de prática mais longos hoje, reivindicaremos a paz que tem de ser nossa quando o problema e a resposta são reunidos. O problema tem de desaparecer porque a resposta de Deus não pode falhar. Reconhecendo um, reconheces o outro. A solução é inseparável do problema. Tens a solução e aceitas a resposta. Estás salvo.

5. Agora, deixa que te seja dada a paz que tua aceitação traz. Fecha os olhos e recebe tua recompensa. Reconhece que teus problemas estão resolvidos. Reconhece que estás fora do conflito; livre e em paz. Acima de tudo, lembra-te de que tens um só problema e de que este problema tem uma única solução. É nisto que a simplicidade da salvação está. É por esta razão que é certo que ela funciona.

6. Afirma para ti mesmo várias vezes que teus problemas estão resolvidos. Repete a ideia com profunda certeza com a maior frequência possível. E certifica-te especialmente de aplicar a ideia para hoje a qualquer problema específico que surja. Dize imediatamente:

Que eu reconheça que este problema está resolvido.

7. Vamos nos decidir a não acumular mágoas hoje. Vamos nos decidir a ficar livres de problemas que não existem. O meio para isto é a sinceridade absoluta. Não te enganes acerca de qual é o problema e tens de reconhecer que ele está resolvido.

*

COMENTÁRIO:

Eu só tenho um problema. E este problema está resolvido. É esta ideia que vamos praticar nesta segunda-feira, 21 de março. Nossas práticas se destinam, pois, ao reconhecimento de que só temos um problema e, reconhecer isso, é aceitar que ele já está resolvido.

Já praticamos aprender que "não há nada a temer", pois Deus está em tudo o que vemos, e também que Ele vai conosco aonde formos. Aprendemos ainda que Ele é nossa Força, que a visão é a dádiva que recebemos d'Ele, que Ele é nossa Fonte, a Luz na qual vemos, a Mente com a qual pensamos e o Amor no qual perdoamos.

Reconhecendo e aceitando tudo isto como verdadeiro, não será bem possível aceitar que todos os nossos problemas já estão resolvidos? Sabendo ainda mais, que temos direito a milagres, conforme praticamos há poucos dias?

E, se ainda restarem quaisquer dúvidas, apressemo-nos a praticar a ideia que o Curso nos traz hoje, pois ela
nos apresenta a solução definitiva para todos os problemas que pensávamos ter. A partir das práticas deste dia, podemos chegar à libertação completa de tudo aquilo que nos amarrava às ilusões criadas pelo ego e reconhecer que não é preciso fazer nada.

Podemos, pois, ficar em paz. A luz veio. E trouxe consigo a salvação.

Um comentário: