quarta-feira, 23 de março de 2011

Todo o conhecimento humano é uma interpretação

LIÇÃO 82

Revisaremos estas ideias hoje:

1. (63) A luz do mundo leva paz a todas as mentes por meio de meu perdão.

Meu perdão é o meio pelo qual a luz do mundo encontra expressão por meu intermédio. Meu perdão é o meio pelo qual me torno consciente da luz do mundo em mim. Meu perdão é o meio pelo qual o mundo é curado juntamente comigo. Que eu perdoe o mundo, então, para que ele possa ser curado comigo.

2. As sugestões de formas específicas para a aplicação desta ideia são:

Que a paz se estenda de minha mente para a tua, [nome].
Eu compartilho a luz do mundo contigo, [nome].
Pelo meu perdão posso ver isto tal como é.

3. (64) Que eu não me esqueça de minha função.

Eu não quero me esquecer de minha função porque quero me lembrar de meu Ser. Não posso cumprir minha função se eu a esquecer. E, a menos que eu cumpra minha função, não experimentarei a alegria que Deus pretende para mim.

4. Formas específicas adequadas desta ideia incluem:

Que eu não utilize isto para esconder minha função de mim.
Quero usar isto como uma oportunidade para cumprir minha função.
Isto pode ameaçar meu ego, mas não pode alterar minha função de modo algum.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 23 de março, voltamos nossa atenção para a segunda lição de revisão das últimas vinte ideias que praticamos até o último domingo. Conforme a introdução a este período vamos rever duas ideia a cada dia.

São ideia importantes para nosso aprendizado do autoconhecimento, que não significa que chegaremos com ele a um conhecimento objetivo de nós mesmos e sim à transcendência daquilo a que chamamos "eu", que só nos pode mostrar uma realidade subjetiva, imperfeita e impermanente.

Por isso, parafraseando Karen Armstrong em seu livro Em defesa de Deus, que leio no momento, precisamos ter sempre em mente que aquilo a que chamamos realidade é algo construído pela mente, e todo o conhecimento humano é, por conseguinte, uma interpretação, e não a aquisição de informações precisas e objetivas. Assim, nenhuma visão pode ser soberana, pois nosso conhecimento é relativo, subjetivo e falível, e não certo e absoluto, e a verdade, neste mundo de interpretações, é inerentemente ambígua.

Nossas práticas, hoje, que buscam nos lembrar de que a luz do mundo tem por papel levar a paz a todas as mentes por meio do perdão e de não nos esquecermos de nossa função, na condição de luz do mundo, têm de ter bem claro e buscar deixar bem claro para todos que, ainda segundo Armstrong, "não existem ideologias que [reflitam] condições exteriores, o mundo é profundamente afetado pela ideologia que lhe impomos".

Às práticas, pois.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, estou abrindo os comentários para dar as boas vindas a Elaine, que se juntou a nós não sei se ontem ou hoje.

    Bem-vinda, Elaine. Fique, por favor, à vontade para manifestar suas impressões, opiniões, concordância e desagrado eventualmente, se for o caso. Para dividir conosco sua sabedoria e nos contar a respeito de sua experiência de aprendizado, sempre que possível.

    Obrigado por se juntar a nós.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Moises querido,

    Ausente por um tempo prolongado, voltei ao blog onde parei: lição 44.
    Então, ainda, não é sobre a lição de hoje que eu quero me manifestar.
    Mas mesmo me referindo aos seus comentários de lição já passada, não resisti ao desejo de me encaixar hoje aqui (afinal, tudo no UCEM é pertinente).

    Mil vezes obrigada por tudo o que você escreveu na lição 47: “Deus é a força na qual eu confio”.

    Você é um querido, sabia? Chega assim de uma forma simples e vai me levando pela mão para um lugar onde eu encontro alegria, sabedoria e confiança. Que fórmula mágica você tem de me arrebanhar para a meta de Deus, mesmo quando eu fico tempos “vagueando de uma coisa para outra e parecendo me perder em algum lugar ou tempo longínquo porque não quero estar onde estou ou porque gostaria de estar fazendo uma coisa diferente daquela a que me dedico”!

    Encontro você, Moises, e me realinho...

    Beijos e sorrisos para todos.
    Marilia

    ResponderExcluir
  3. Mouss
    Sigo praticando...
    Marília que saudade...Espero que comente sempre, pois você é uma poetisa.
    Quando eu crescer quero escrever assim tão lindamente como você.
    Grande beijo
    Nina

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marília, querida,

    Um prazer enorme ler seu comentário de novo. Obrigadíssimo mesmo. É uma alegria descobrir quão generoso é Deus, por Seu Espírito Santo, que nos leva a dizer só aquilo que nós mesmos precisamos ouvir, sabendo que o reflexo do que dizemos - e ouvimos - também se fará ouvir por outros de nós, outros "eu", uma vez que crio e construo o mundo todo a minha volta.

    O natural seria dizer "welcome to the club", ou bem-vinda ao clube, uma vez que todos, ou quase todos nós, vez ou outra - às vezes a maior parte do tempo -, nos desviamos do caminho, pensando-o árduo e infrutífero, exigente por demais de um esforço que não queremos despender.

    O senso comum, que quase é já um chavão, é que nada acontece por acaso. Por isso é que mesmo quando nos pensamos perdidos a vagar, ainda estamos caminhando na direção do cumprimento de nossa função, apesar de não sabermos disso de forma consciente.

    Ou você pensa que é só você que "gazeteia" rsrsrsrs... uma ou outra lição e fica meses sem entrar em contato com o exercício? Eu não alimento a ilusão de que todas as "carinhas" que aparecem aqui ao lado como "seguidores" entram aqui para ver a lição todos os dias. Aliás, descobri outro dia que é só para mim mesmo que preciso fazer o exercício e me dar o trabalho de postar uma lição após a outra, como forma, talvez, de manter o compromisso assumido com cumprir minha função.

    Talvez seja por isso que, às vezes, o que digo ressoa nos corações e mentes das(os) queridas(os) amigas(os) que frequentam este espaço. Uma vez que, de acordo com o Curso, a comunicação só se dá entre as mentes.

    Uma das coisas mais "lindas" e "importantes", entre outras que cabe direitinho em mim, desde que li pela vez primeira o Curso, diz o seguinte [e você vai me dar razão, se pensar um pouquinho a respeito]:

    "Agora precisas aprender que só a paciência infinita produz efeitos imediatos. Este é o modo pelo qual troca-se o tempo pela eternidade. A paciência infinita invoca o amor infinito e, ao produzir resultados 'agora', torna o tempo desnecessário." [T-5.VI.12:1-3, em tradução minha]

    Bem-vinda de volta.

    Obrigado por partilhar conosco sua percepção e experiência.

    ResponderExcluir