LIÇÃO 71
Só o plano de Deus para a salvação funcionará.
1. Podes não perceber claramente que o ego estabeleceu um plano para a salvação em oposição ao de Deus. É neste plano que acreditas. Já que ele é o contrário do de Deus, também acreditas que aceitar o plano de Deus em lugar do plano do ego é ser amaldiçoado. Isto parece ser absurdo, é claro. Mas, depois de considerarmos o que é exatamente o plano do ego, talvez vás perceber de forma bem clara que, por mais absurdo que ele possa ser, tu, de fato, acreditas nele.
2. O plano do ego para a salvação está centrado em guardar mágoas. Ele sustenta que, se outro alguém falasse ou agisse de modo diferente, se alguma circunstância ou acontecimento externos mudassem, tu estarias salvo. Deste modo, a fonte da salvação é percebida constantemente como estando fora de ti mesmo. Cada mágoa que guardas é uma declaração e uma afirmação na qual acreditas, que diz: "Se isto fosse diferente, eu estaria salvo". Assim, a mudança da forma de pensar necessária para a salvação é exigida de todos e de tudo, exceto de ti mesmo.
3. O papel designado para tua própria mente neste plano, então, é simplesmente decidir o que, exceto ela mesma, tem de mudar, se for para seres salvo. De acordo com este plano louco, qualquer fonte de salvação percebida é aceitável, desde que não funcione. Isto garante que a busca infrutífera continuará, pois a ilusão insiste que, embora esta esperança sempre tenha falhado, ainda há motivos para esperança em outros lugares e em outras coisas. Outra pessoa ainda se ajustará melhor; outra situação ainda ensejará o sucesso.
4. Este é o plano do ego para a salvação. Certamente podes ver o quanto ele está em rigoroso acordo com a doutrina básica do ego: "Busca, mas não aches". Pois o que poderia garantir de modo mais seguro que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la aonde ela não está?
5. O plano de Deus para a salvação funciona simplesmente porque, ao seguires a orientação d'Ele, buscas a salvação aonde ela está. Mas, se for para seres bem-sucedido, como Deus assegura que serás, tens de estar disposto a só buscar lá. De outro modo, teu propósito fica dividido e tentarás seguir dois planos para a salvação que são diametralmente contrários em todos os sentidos. A consequência só pode trazer confusão, miséria e uma profunda sensação de fracasso e desespero.
6. Como podes escapar de tudo isso? De forma muito simples. A ideia para hoje é a resposta. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não pode haver conflito verdadeiro a este respeito, porque não existe nenhuma alternativa possível ao plano de Deus que possa te salvar. O plano d'Ele é o unico que obrigatoriamente será bem-sucedido.
7. Vamos praticar o reconhecimento desta certeza hoje. E vamos nos regozijar por existir uma resposta àquilo que parece ser um conflito sem nenhuma solução possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. A salvação tem de ser tua em razão de Seu plano, que não pode fracassar.
8. Começa os períodos de prática mais longos deste dia pensando a respeito da ideia de hoje e percebendo claramente que ela contém duas partes, cada uma das quais dando contribuição igual ao todo. O plano de Deus para a tua salvação funcionará e outros planos não. Não te permitas ficar deprimido ou com raiva com a segunda parte; ela é inseparável da primeira. E na primeira está a tua liberação total de todas as tuas próprias tentativas insanas e propostas loucas para te libertares. Elas te conduziram à depressão e à raiva, mas o plano de Deus será bem-sucedido. Ele te conduzirá à liberação e à alegria.
9. Lembrando-nos disto, vamos dedicar o restante dos períodos mais longos de prática para pedir que Deus revele Seu plano para nós. Pergunta de modo muito específico a Ele:
O que queres que faça?
Aonde queres que eu vá?
O que queres que eu diga, e a quem?
Dá-Lhe pleno controle do resto do período de prática e deixa que Ele te diga o que precisa ser feito por ti em Seu plano para a tua salvação. Ele responderá na medida da tua disposição para ouvir Sua Voz. Não te recuses a ouvir. O próprio fato de estares fazendo os exercícios prova que tens alguma disposição para escutar. Isto é suficiente para estabelecer teu direito à resposta de Deus.
10. Nos períodos de prática mais breves, dize a ti mesmo várias vezes que o plano de Deus para a salvação, e só o d'Ele, funcionará. Fica alerta para toda tentação de guardar mágoas hoje, e reage a elas com esta forma da ideia de hoje:
Guardar mágoas é o contrário do plano de Deus
para a salvação. E só o plano d'Ele funcionará.
Tenta te lembrar da ideia de hoje de seis a sete vezes por hora. Não poderia haver melhor maneira de passar meio minuto, ou menos, do que lembrar a Fonte de tua salvação e de vê-La aonde Ela está.
*
COMENTÁRIO:
Um pequeno trecho do segundo capítulo do texto, que a Voz que ditou o Curso a Helen nos aconselha a usar em uma situação em que precisemos de ajuda, para nossa própria cura e para a cura de outros, talvez sirva para orientar nossas práticas neste sábado, dia 12 de março. Diz ele o seguinte [em uma tradução livre que eu mesmo fiz]:
Eu só estou aqui para ser verdadeiramente útil.
Estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho de me preocupar com o que dizer ou com o que
fazer, porque Aquele Que me enviou me orientará.
Estou contente em estar aonde quer que Ele queira,
sabendo que Ele vai comigo.
Serei curado na medida em que permitir que Ele me ensine a curar.
O ego, como eu disse no ano passado, em sua ânsia equivocada de onipotência, muitas vezes, dá impressão de que não vai deixar pedra sobre pedra em nosso caminho, se não nos dobrarmos e cedermos a sua vontade. Ora ele tenta nos confundir, levando-nos a desempenhar o papel de vítimas inocentes, num mundo cheio de traições e traidores, onde o perigo se encontra a cada esquina em todos os momentos, ora ele busca nos convencer de que somos deveras muito poderosos para nos deixarmos enganar pelas manhas e malícias daqueles que convivem conosco e só querem se aproveitar de qualquer um de nossos aparentes momentos de fraqueza.
Assim, ele tenta nos pôr contra tudo e contra todos, como se o mundo fosse um lugar habitado apenas por inimigos. Um lugar onde não se pode confiar em ninguém. Nem em nós mesmos. Se ora somos vítimas, ora carrascos, onde fica o que, de verdade, somos? Onde buscar descobrir nossa função? E, se não a descobrirmos, como poderemos, então, nos salvar? O ego não pode responder a isto. Para fazê-lo, ele teria de reconhecer que nenhum de seus planos para a nossa salvação pode funcionar, pois todos eles se apóiam numa segurança que o ego sozinho verdadeiramente não pode ter.
É isto, no entanto, que o pequeno trecho nos revela a nosso próprio respeito e a respeito da finalidade de estarmos aqui. E a lição de hoje, juntamente com o pequeno trecho que cito, nos oferece, na prática, a oportunidade de escolhermos reconhecer e aceitar o plano de Deus para a salvação, e a certeza de que só ele funcionará, para abandonarmos de uma vez por todas qualquer plano do ego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário