terça-feira, 15 de março de 2011

Aceitar o plano de Deus para a salvação é realizá-lo

LIÇÃO 74

Não há nenhuma vontade a não ser a de Deus.

1. Pode-se considerar a ideia de hoje como o pensamento central a que se destinam todos os nossos exercícios. A Vontade de Deus é a única Vontade. Quando reconheces isto, reconheces que tua vontade é a d'Ele. A crença em que o conflito é possível desaparece. A paz substitui a estranha ideia de que estás dilacerado por metas contraditórias. Enquanto uma expressão da Vontade de Deus, tu não tens nenhuma meta a não ser a d'Ele.

2. Há uma paz imensa na ideia de hoje, e os exercícios para hoje se destinam a achá-la. A própria ideia é totalmente verdadeira. Por esta razão, ela não pode dar origem a ilusões. Sem ilusões o conflito é impossível. Vamos tentar reconhecer isto hoje e experimentar a paz que este reconhecimento traz.

3. Começa os períodos de prática mais longos repetindo estes pensamentos várias vezes, devagar e com a firme decisão de compreender o que eles significam e de mantê-los em mente:

Não há nenhuma vontade a não ser a de Deus.
Eu não posso ficar em conflito.

Em seguida, passa alguns minutos acrescentando alguns pensamentos afins, tais como:

Eu estou em paz.
Nada pode me perturbar.
Minha vontade é a de Deus.
Minha vontade e a de Deus são a mesma.
Deus quer paz para Seu Filho.

Durante esta fase introdutória, certifica-te de te ocupares prontamente de quaisquer pensamentos de conflito que possam passar por tua mente. Dize imediatamente a ti mesmo:

Não há nenhuma vontade a não ser a de Deus.
Estes pensamentos contraditórios não têm sentido.

4. Se houver uma área de conflito que pareça ser particularmente difícil de resolver, escolhe-a para uma reflexão especial. Pensa nela brevemente, mas de forma muito específica, identifica a pessoa, ou pessoas, e a situação, ou situações, envolvidas e dize a ti mesmo:

Não há nenhuma vontade a não ser a de Deus. Eu a compartilho com Ele.
Meus conflitos a respeito de __________ não podem ser verdadeiros.

5. Depois de limpares tua mente desta forma, fecha os olhos e tenta experimentar a paz à qual tua realidade te dá direito. Mergulha nela e sente-a se fechando a tua volta. Pode haver alguma tentação de confundir estas tentativas com retraimento, mas é fácil descobrir a diferença. Se estiveres sendo bem-sucedido, terás uma sensação de alegria profunda e de uma vivacidade ampliada, em lugar de uma sensação de desânimo e de fraqueza.

6. A alegria define a paz. Por esta experiência reconhecerás que a alcançaste. Se te sentires escorregando para o retraimento, repete depressa a ideia para hoje e tenta outra vez. Faze isto tantas vezes quantas forem necessárias. Há um claro benefício em te recusares a admitir refúgio no retraimento, mesmo que não experimentes a paz que buscas.

7. Nos períodos mais breves, que devem ser empreendidos a intervalos regulares e pré-determinados hoje, dize a ti mesmo:

Não há nenhuma vontade a não ser a de Deus. Eu busco Sua paz hoje.

Tenta, então, achar o que estás buscando. Um minuto ou dois a cada meia hora, se possível de olhos fechados, seriam bem empregados nisto hoje.

*

COMENTÁRIO:

Você já assistiram ao filme Além da Vida? Recomendo com veemência. Eu diria que assistí-lo é o equivalente a uma experiência religiosa, a um encontro com o Inominável. E, é claro, ao reconhecimento, se assim o quisermos, de que não há nenhuma vontade a não ser a de Deus, conforme nos convida a praticar a lição desta terça-feira, dia 15 de março.

Como ressaltei no ano passado, ao comentar a ideia para as práticas de hoje, há uma passagem em um dos exercícios que praticamos bem recentemente que diz que, aonde quer que o plano de Deus para a salvação seja aceito, ele já está realizado.

Isto também se pode apreender do filme. E há também outro filme a que assisti no último final de semana que encerra muitos aprendizados a respeito da Vontade de Deus, que é também a nossa. O filme se chama A Partida e vale muito assistir.

A partir dele, talvez seja possível se compreender que, quando nos encontramos em uma situação que nos parece absurda e até insuportável, sem saber por que - ou se, de fato -, escolhemos viver tal situação, o ato da aceitação e da entrega ao que se apresenta talvez seja a única coisa que pode revelar a razão pela qual experimentamos vivê-la.

Ora, se a única vontade que existe é a de Deus e ela é também a nossa, tudo o que podemos fazer é aceitar o fato de que tudo o que se apresenta a nossa experiência vem daquela vontade que compartilhamos com Ele, mesmo quando aparentemente o que se apresenta não pareça ser o que gostaríamos de viver.

Ao compreendermos e aceitarmos a ideia de hoje, porém, estamos necessariamente aceitando o plano de Deus para a salvação, ao mesmo tempo em que aceitamos toda e qualquer situação que se apresente a nós, como parte desse plano, sendo gratos por tudo. É só assim que podemos permitir que o plano, de fato, se realize, para nós mesmos e para o mundo inteiro.

2 comentários:

  1. Olá,

    Vou inaugurar os comentários para dar as boas vindas a Vera Graziani Marques, que se juntou a nós há pouco, esperando que ela se sinta à vontade, como digo sempre, para comentar, partilhar sua experiências e dar toda e qualquer contribuição que lhe parecer pertinente a nosso estudo.

    Bem-vinda, Vera.

    Vou aproveitar também para agradecer a presença em nosso grupo de estudos das segundas-feiras, na Pompeia, de nossa querida Daniela, que veio diretamente da Indonésia para participar de nosso encontro nesta segunda, dia 14. Foi uma satisfação enorme tê-la conosco, Dani. Espero que a experiência tenha sido boa para você. Fique à vontade também para comentar sua impressão e dizer qualquer coisa que tenha chamado sua atenção no grupo e nos textos que lemos e comentamos ontem.

    Apareça sempre que quiser. E muito obrigado pelo bolo, rsrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Mouss
    Que pena que não estive lá para conhecer a Dani. Gostaria que ela pudesse ir no nosso grupo das terças. E sobre o filme "Além da Vida" concordo plenamente e já o recomendei de montão. Para mim ele foi o filme mais bonito desta temporada. Quanto "A Partida", eu tenho, mas ainda não assisti. Vou ver se consigo assistir no final de semana. Por falar em filmes, preciso muito que mais e mais pessoas assistam um filme chamado "A Vida Secreta das Palavras", pois é a coisa mais inteligente, chocante, fantásticamente incrível e indescritívelmente indescritível. E por isso preciso de gente para comentar... Já assisti 4 vezes, mas preciso ver mais com mais pessoas.
    E quanto a lição de hoje, ela é bem clara e traz recursos bem objetivos para a prática do dia.
    Então...sigo praticando...
    Até aqui tudo bem...tenho conseguido lembrar mais vezes do "Ser", antes de enfiar o pé na jaca...rs...por isso estou bem contentinha, rs...
    Bjs

    ResponderExcluir