quinta-feira, 31 de março de 2011

Aprendendo a olhar para tudo à luz da verdade

LIÇÃO 90

Para esta revisão usaremos estas ideias:

1. (79) Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido.

Que eu perceba claramente hoje que o problema é sempre alguma forma de mágoa que quero alimentar. Que eu compreenda também que a solução é sempre um milagre pelo qual permito que a mágoa seja substituída. Hoje, quero me lembrar da simplicidade da salvação, reforçando a lição segundo a qual só existe um problema e uma única solução. O problema é uma mágoa; e a solução é um milagre. E eu convido a solução a vir a mim por intermédio de meu perdão à mágoa e por minha acolhida ao milagre que toma o lugar dela.

2. Aplicações específicas desta ideia poderiam ser feitas destas formas:

Isto me apresenta um problema que quero ver resolvido.
O milagre por detrás desta mágoa a resolverá para mim.
A resposta para este problema é o milagre que ele esconde.

3. (80) Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.

Parece-me que tenho problemas apenas porque estou fazendo mau uso do tempo. Acredito que o problema vem primeiro e que deve haver um lapso de tempo antes que ele possa ser resolvido. Eu não vejo o problema e a resposta como simultâneos em sua ocorrência. Isto porque eu ainda não percebo claramente que Deus coloca a resposta junto com o problema, de modo que eles não podem estar separados pelo tempo. O Espírito Santo me ensinará isto, se eu Lhe permitir. E compreenderei que é impossível que eu tenha um problema que já não esteja resolvido.

4. Estas formas da ideia serão úteis para aplicações específicas:

Eu não preciso esperar para que isto seja resolvido.
A resposta para este problema já me foi dada, se eu quiser aceitá-la.
O tempo não pode separar este problema de sua solução.

*

COMENTÁRIO:

As ideias com as quais esta segunda revisão se encerra, nesta quinta-feira, dia 31 de março, dizem respeito à correção de uma percepção ainda equivocada, que nos leva a pensar muitas vezes que nosso(s) problema(s), seja(m) ele(s) qual(is) for(em) pode(m) ser resolvido(s) por alguma coisa fora de nós mesmos. Essa percepção é que nos leva a fingir que sabemos tudo, que não há nada que precisemos aprender.

Assim, enganamo-nos ao pensar que o(s) problema(s) que vemos aparentemente fora de nós não nos diz(em) respeito e que podemos dar de ombros a qualquer um deles quando não nos sentimos dispostos a dedicar parte de nosso tempo à reflexão acerca das causas e consequências de nossa crença em uma separação que não existe de fato, e que é o único problema que precisamos resolver.

Enganamo-nos também ao pensar que eventualmente o(s) problema(s) do(s) outro(s) não nos diz(em) respeito e que podemos creditar o(s) problema(s) a ele(s) mesmo(s) tão somente. Não podemos! Se nós o(s) vemos com algum problema, ele -o problema - passa automaticamente a ser nosso também. Lembram-se de que somos cem por cento responsáveis por tudo aquilo que nos chega à consciência?

É isto exatamente que o Curso nos diz, entre outros pontos, no capítulo oito, ao afirmar que:

"Quando encontrares alguém, lembra-te de que esse é um encontro santo. Tu verás a ti mesmo do mesmo modo que o vires. Tu tratarás a ti mesmo da mesma forma que tratares a ele. Pensarás de ti mesmo da mesma maneira que pensares dele. Nunca te esqueças disto, pois, nele, tu te encontrarás ou te perderás. Sempre que dois Filhos de Deus se encontram, dá-se a eles outra chance de salvação. Não abandones ninguém sem lhe dar a salvação e recebê-la para ti mesmo. Pois eu estou sempre aí contigo, em tua memória."

E mais:

"Sempre que estiveres com um irmão, estás aprendendo o que tu és porque estás ensinando o que tu és. Ele reagirá ou com dor, ou com alegria, dependendo do professor que estiveres seguindo. Ele será aprisionado ou libertado de acordo com tua decisão, e tu também. Nunca te esqueças de tua responsabilidade para com ele, porque ela é tua responsabilidade para contigo mesmo. Dá a ele o seu lugar no Reino e terás o teu."

Espero que esta revisão lhes tenha sido proveitosa, pois tudo o que uma revisão pode - e deve - fazer é dar a oportunidade de reforço do aprendizado, esclarecendo uma ou outra dúvida que possam ter surgido nas práticas anteriores. A partir de amanhã, reiniciaremos a caminhada, com fôlego novo, certos de que vamos chegar e de que as dificuldades que se apresentam, os problemas que surgem ao longo do caminho são apenas milagres ainda não revelados, se olharmos para tudo à luz da verdade.

Até amanhã.

2 comentários:

  1. Caros, caras,

    Este comentário é apenas para dividir com vocês uma meditação que Ken Wilber nos oferece em seu livro "Espiritualidade Integral", que leio no momento. Diz assim:

    "Eu sentado tranquilamente, diante do computador, digitando palavras comuns, em um teclado comum, em uma manhã comum de segunda-feira. Aos poucos começo a perceber algo incomum no ar, na atmosfera que me cerca, uma garoa fina e suave, um lampejo dourado, uma névoa melancólica espargindo-se e brilhando por toda parte, uma confusão silenciosa de platina psicodélica dando vida a todas as direções em que olho, o mundo ganha vida com almas pulsáteis e eloquentes de cada gota de chuva, cada qual uma pequena abertura, todas elas pequenos orifícios, em uma infinidade radiante que, aos poucos, invade minha mente e alma. Meu coração começa a se encher com esse brilho, abrindo-se em gratidão e voltando-se, gracioso, para o mundo, uma felicidade radiante, dolorosa e extática que a tudo toca com encantamento, o desejo de amor e as lágrimas amargas do abraço terno, cada gota de chuva brilhante uma alma oculta me estendendo a mão e, depois, subitamente, uma cacofonia coletiva de deuses e deusas, todos cantando o mais alto possível, olhando-me, chamando-me e incitando-me cada vez mais alto, mais retumbante, e eu a eles, a chorar e a cantar em uníssino. Senhor, que som, que estrondo, enquanto soluçávamos e gritávamos: este simples momento presente não é a própria face do Espírito? Uma revelação total que nunca poderia ser melhorada de nenhuma outra maneira?
    "E assim, com a obviedade total de tudo, a chuva simplesmente parou. Digito a próxima palavra comum em um teclado comum nesta manhã comum de segunda-feira. Porém, de alguma forma, o mundo nunca voltará a ser o mesmo."

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. S O C O R R O !!!!!!!
    Que lindo !!!
    A revisão destas duas lições já eram lindas e o teu comentário sobre elas maravilhoso e ainda assim resolvestes ARRASAR em conjunto com o Ken, não?
    Super obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir