terça-feira, 22 de março de 2011

Recapitulando alguns dos passos dados antes

REVISÃO II

Introdução

1. Agora estamos prontos para outra revisão. Começaremos onde a última parou e abordaremos duas ideias a cada dia. Dedicaremos a primeira parte de cada dia a uma destas ideias e a parte seguinte à outra. Faremos um período de exercícios mais longo e frequentes períodos mais breves nos quais praticaremos cada uma das ideias.

2. Os períodos de prática mais longos obedecerão a esta forma geral: reserva cerca de quinze minutos para cada um deles e começa pensando a respeito das ideias para o dia e nos comentários incluídos nas lições. Dedica três ou quatro minutos a lê-los devagar, várias vezes se desejares, e, em seguida, fecha os olhos e escuta.

3. Repete a primeira fase do periodo de exercícios se perceberes que tua mente se desvia, mas tenta passar a maior parte do tempo escutando tranquilamente, porém, com cuidado. Há uma mensagem a tua espera. Confia que a receberás. Lembra-te de que ela te pertence e de que a queres.

4. Não permitas que tua intenção vacile diante de pensamentos distrativos. Percebe do forma clara que, seja qual for a forma que tais pensamentos possam tomar, eles não têm nenhum significado e nenhuma força. Substitui-os por tua determinação de ser bem-sucedido. Não te esqueças de que tua vontade tem poder sobre todas as fantasias e sonhos. Confia nela para passar por eles e para te carregar para além de todos.

5. Considera estes períodos de prática como oferendas ao caminho, à verdade e à vida. Recusa-te a te deixares desviar para digressões, ilusões e pensamentos de morte. Tu te dedicas à salvação. Decide-te a cada dia a não deixar tua função inconclusa.

6. Reafirma tua decisão nos períodos mais breves de prática também, usando a forma original da ideia para aplicações generalizadas e formas mais específicas quando necessário. Incluem-se algumas formas específicas nos comentários que se seguem às enunciações das ideias. Contudo, elas são apenas sugestões. O que importa não são as palavras específicas que usas.

*

LIÇÃO 81

Nossas ideias para a revisão, hoje, são:

1. (61) Eu sou a luz do mundo.

Quão santo sou eu, a quem foi dada a função de iluminar o mundo! Que eu silencie diante de minha santidade. Que todos os meus conflitos desapareçam em sua luz serena. Que eu me lembre Quem sou em sua paz.

2. Algumas formas específicas para a aplicação desta ideia quando parecerem surgir dificuldades especiais poderiam ser:

Que eu não esconda a luz do mundo em mim.
Que a luz do mundo brilhe por meio desta experiência.
Esta sombra desaparecerá diante da luz.

3. (62) O perdão é minha função como a luz do mundo.

É aceitando minha função que verei a luz em mim. E nesta luz minha função se mostrará perfeitamente clara e inequívoca diante de minha vista. Minha aceitação não depende de meu reconhecimento do que minha função é, pois eu ainda não compreendo o perdão. Mas confiarei que, na luz, eu a verei tal qual é.

4. Formas específicas para o uso desta ideia poderiam incluir:

Que isto me ajude a aprender o que o perdão significa.
Que eu não separe minha função de minha vontade.
Não usarei isto para um objetivo impróprio.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 22 de março, começamos mais uma revisão. A segunda de várias, conforme o Curso já anunciou quando iniciamos a primeira. Uma vez que as práticas nas revisões envolvem muita concentração e esforço, além de serem absolutamente autoexplicativas, vou deixar que os exercícios falem por si mesmos, fazendo apenas um pequeno comentário após as lições a serem revisadas a cada dia.

Fiquem todos, por favor, à vontade para comentar e perguntar quando surgir qualquer dúvida. Podemos fazê-lo no espaço destinado aos comentários. E lembrem-se de voltar à introdução pelo menos uma vez a cada dia antes de partirem para as práticas conforme o livro sugere.

Aliás, eu diria que o comentário que fiz ontem foi como que uma recapitulação de uma boa parte das ideias que vamos revisar neste período.

Boa revisão a todos! Boas práticas!

3 comentários:

  1. Bom dia Moises! Fiquei muito feliz por estar com vocês ontem. Espero a partir de agora não me perder mais.
    Segui UCEM por muitos anos e a diferença na minha vida foi brutal, para melhor. Depois disso, larguei o Curso e os ensinamentos e isso significou um tombo gigante, uma vitória avassaladora do ego.
    E agora, espero conseguir recuperar o tempo perdido.
    Obrigada!
    Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Cristina...

    Muito bom ter você conosco mais uma vez... Essas coisas são partes normais do processo de busca. Na verdade, como o Curso diz, todos nós já somos aquilo que buscamos. Falta-nos apenas a consciência disso, porque nos falta exercitar o que somos em nosso viver, em nosso experimentar o mundo dos sentidos e das interpretações.
    Bem-vinda, mais uma vez.
    Paz e bem!
    Luz!

    ResponderExcluir
  3. Hellô!
    Saudades, Cristina...
    Pois é...estive pensando nisso mesmo de que coisa séria é essa. Cochilou...cachimbo cai.
    É dar uma piscada mais forte e já me esqueço de lembrar...rs...que "Só os meus pensamentos podem me ferir" que "O céu é a decisão que tenho que tomar" e que "Tenho direito a milagres" e por aí vai.
    Então sigo praticando, pois é mais fácil, eu acho... e fico mais tentada a ser feliz do que ficar procurando problema...já que quem procura, acha, não é mesmo?
    Obrigada, Moisés.
    Bjuuussss

    ResponderExcluir