quinta-feira, 24 de março de 2011

A felicidade vem de viver a função que Deus dá

LIÇÃO 83

Vamos revisar estas ideias hoje:

1. (65) Minha única função é a que Deus me deu.

Eu não tenho nenhuma função a não ser aquela que Deus me deu. Este reconhecimento me libera de todo conflito, porque ele significa que eu não posso ter metas contraditórias. Com um único objetivo, estou sempre certo do que fazer, do que dizer e do que pensar. Todas as dúvidas têm de desaparecer, quando eu reconheço que minha única função é a que Deus me deu.

2. Aplicações mais específicas desta ideia podem tomar estas formas:

Minha percepção disto não altera minha função.
Isto não me dá uma função diferente da que Deus me deu.
Que eu não use isto para justificar uma função que Deus não me deu.

3. (66) Minha felicidade e minha função são a mesma coisa.

Todas as coisas que vêm de Deus são a mesma. Elas vêm da Unidade e têm de ser recebidas como uma só. Cumprir minha função é minha felicidade porque ambas vêm da mesma Fonte. E eu tenho de aprender a reconhecer o que me faz feliz, se quiser achar a felicidade.

4. Algumas formas úteis para a aplicação específica desta ideia são:

Isto não pode separar minha felicidade de minha função.
A unidade de minha felicidade e de minha função permanece inteiramente inalterado por isto.
Nada, inclusive isto, pode justificar a ilusão da felicidade.

*

COMENTÁRIO: 

Nesta quinta-feira, dia 24 de março, revisamos as ideias das lições 65 [Minha única função é a que Deus me deu.] e 66 [Minha felicidade e minha função são a mesma coisa.].

Apesar de poder parecer soar estranho nos dias em que vivemos, estas ideias não são nada mais do que a expressão da verdade que trazemos dentro de nós, mesmo sem reconhecê-la a maior parte do tempo. Ou não lhes parece que o único papel que nos cabe no mundo é aquele que nos foi dado por Deus - a primeira das ideias? Ou já não tivemos todos um vislumbre da alegria que se apresenta a nossa experiência, quando nos sentimos plenos e completos por estarmos fazendo aquilo que representa o que somos e que se revela na extensão do amor que dedicamos ao que fazemos. Isto é, quando nos encontramos imersos em uma paz infinita e indizível, que advém do experimentar a profunda comunhão com tudo e todos.

Quanto à segunda, parece-me, a partir do que disse acima a respeito da primeira, nada mais fácil de reconhecer a verdade que a ideia nos oferece. Pois só podemos ser felizes, quando cumprimos nossa função no mundo, seja ela qual for. E é também bem claro que todos nós já passamos por experiências que nos afastaram da alegria, da felicidade e da paz. Experiências que nos levaram a exercer um papel que não nos cabia. Fazer alguma coisa que não fazia sentido para nós. Ou vocês não sabem do que falo?

As praticas desta quinta-feira devem servir para iluminar nossos passos nesta caminhada que fazemos em conjunto. Vamos?

4 comentários:

  1. Oba!

    Vejam vocês que temos, desde ontem, ou hoje, mais duas pessoas no grupo.

    Por isso, mais uma vez, vou abrir os comentários para dar aqui as boas vindas a Sonia Vatan, estudante do UCEM, de Ribeirão Preto.

    Sonia, querida, sinta-se à vontade, por favor, para trazer seus comentários, suas críticas e contribuições a este espaço, dividindo suas impressões e experiências com a lições sempre que lhe for possível.

    Obrigado por se juntar a nós.

    Agora, uma vez que busco saudar cada um dos que se apresentam aqui, fiquei na dúvida a respeito do(a) outro(a) seguidor(a) que se cadastrou por último. Dentre todos(as) aqueles(as) a quem já me dirigi, parece-me que só não dei as boas vindas a alguém que aparece aí ao lado com o nome de 'ateliecupcakebrasil'. Corrijam-me, por favor, se eu estiver equivocado. Ou não.

    Em todo o caso, vale para ele(a) ou ela tudo o que disse a Sonia e que disse e digo também a todos(as) e a cada um(a) que se junta a nós para se conhecer e nos permitir conhecer aspectos desconhecidos de nós mesmos até então.

    Bem-vindos(as). Obrigado por se juntarem a nós.

    Paz e bem! E boas práticas.

    ResponderExcluir
  2. .
    Oi ateliecupcakebrasil ...que parece estar enchendo a vida de muita gente de doces lindos, gostosos e de muitas alegrias... rsrsr

    e Sonia Vatan...
    Que prazer imenso
    te-la também aqui junto à nós ...

    Tenho certeza de que vai ter um proveito maravilhoso nesse espaço, como temos todos, diariamente, porque nosso querido teacher Moisés, tem o dom de "ser verdadeiramente útil" e nos encaminhar com seus comentários tão preciosos e auxiliadores numa melhor compreensão dos textos e exercícios do livro.

    Milagres a vocês, e a todos...
    Muitos Milagres !!!!

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. Apareceu a margarida, rs...
    Hellô Carmencita!!!
    Sigo firme...
    Grata
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meus irmaos queridos, obrigada por voces exixtirem, so se da valor quando realmente estamos presente, o verdadeiro presente e estar dom Ele, Nele, sempre......sempre....

    ResponderExcluir