sexta-feira, 18 de março de 2011

Aprender a aceitar e afirmar a Identidade verdadeira

LIÇÃO 77

Eu tenho direito a milagres.

1. Tu tens direito a milagres em razão do que és. Receberás milagres em razão do que Deus é. E oferecerás milagres porque és um com Deus. Mais uma vez, quão simples é a salvação! Ela é simplesmente uma afirmação de tua Identidade verdadeira. É isto que celebraremos hoje.

2. Teu direito a milagres não está em tuas ilusões acerca de ti mesmo. Ele não depende de quaisquer poderes mágicos que atribuis a ti mesmo, nem de quaisquer rituais que inventas. Ele é inseparável da verdade daquilo que tu és. E inabalável naquilo que Deus, teu Pai, é. Ele foi assegurado em tua criação e garantido pelas leis de Deus.

3. Hoje, revindicaremos os milagres que são teu direito, uma vez que te pertencem. Recebeste a promessa de plena liberação do mundo que fizeste. Recebeste a garantia de que o Reino de Deus está em ti e não pode ser perdido jamais. Não pedimos nada além daquilo que, na verdade, nos pertence. Hoje, porém, nós também nos certificaremos de que não vamos nos satisfazer com menos.

4. Começa os períodos de prática mais longos dizendo a ti mesmo de modo bem confiante que tens direito a milagres. Fechando os olhos, lembra-te de que pedes apenas aquilo que é legitimamente teu. Recorda-te também de que os milagres nunca são tirados de um e dados a outro e de que, ao reclamares teus direitos, estás defendendo os direitos de todos. Os milagres não obedecem às leis deste mundo. Eles decorrem simplesmente das leis de Deus.

5. Depois desta breve fase introdutória, espera tranquilamente pela certeza de que teu pedido é aceito como verdadeiro. Pedes a salvação do mundo e a tua própria. Pedes que te seja dado o meio pelo qual isto se realiza. Não podes deixar de ficar seguro disto. Pedes apenas que a Vontade de Deus seja feita.

6. Ao fazeres isto, de fato, não pedes nada. Declaras uma verdade que não pode ser negada. O Espírito Santo só pode garantir que teu pedido seja concedido. O fato de teres aceitado tem de ser verdade. Não há espaço para a dúvida e para a incerteza hoje. Estamos finalmente fazendo a pergunta verdadeira. A resposta é uma afirmação de uma verdade simples. Receberás a garantia que buscas.

7. Nossos períodos de prática mais breves serão frequentes e também serão dedicados a um lembrete de uma verdade simples. Dize a ti mesmo com frequência hoje:

Eu tenho direito a milagres.

Pede-os sempre que surgir uma situação em que eles forem necessários. Vais reconhecer estas situações. E, uma vez que não estás contando contigo mesmo para achar o milagre, tens pleno direito de recebê-lo sempre que pedires.

8. Lembra-te, também, de não te satisfazeres com menos do que a resposta perfeita. Sê rápido para dizer a ti mesmo, caso sejas tentado:

Não trocarei milagres por mágoas. Quero só o que me pertence.
Deus estabelece os milagres como meu direito.

*

COMENTÁRIO:

Vocês prestaram atenção ao que o texto que se segue à ideia que vamos praticar nesta sexta-feira, dia 18 de março, diz logo no finalzinho do primeiro parágrafo? "... quão simples é a salvação!"

E o que é a salvação? De que precisamos ser salvos? Na verdade, já estamos salvos, apenas não temos consciência disso o tempo todo, porque nos pensamos separados uns dos outros e de Deus. Daí a necessidade da salvação. E só precisamos nos salvar mesmo é da ideia de nós mesmos separados de Deus, ou de Deus separado de nós.

Por isso a lição fala da simplicidade que é a salvação logo no primeiro parágrafo, pois ela não é senão "uma afirmação de tua Identidade verdadeira". E é esta afirmação que nos garante o direito a milagres, em função do que somos, na verdade, em função de compartilharmos nossa Identidade com Deus.

Em verdade, como o Curso afirma em seu início, ao estabelecer os princípios dos milagres, "os milagres são naturais. Quando não acontecem, alguma coisa deu errado". Eles são um direito natural de todos, após uma purificação. Isto é, depois de nos livrarmos de quaisquer ideias de separação, reconhecendo que, criados à imagem e semelhança de Deus, ainda somos como Ele nos criou.

Afirmar nossa Identidade verdadeira, o que vai nos pôr em contato com a salvação, é reconhecer também nossa santidade que, ao contrário do que podemos pensar, repetindo o que diz Roberto Crema a seu respeito no livro Normose, "não é um privilégio de poucos; é uma responsabilidade de todos nós. Ser santo é ser inteiro, é ser simples, é ser transparente. É ser tudo aquilo que realmente somos". Isto é, afirmar e assumir nossa Identidade verdadeira de Filhos de Deus.

Para isso praticamos diariamente. E a ideia de hoje é mais um passo que damos na direção de nós mesmos. Ou, melhor dizendo, na direção da afirmação de nossa Identidade verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário