quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma lição a respeito do óbvio na prática

LIÇÃO 230

Agora quero buscar e achar a paz de Deus.

1. Fui criado na paz. E, na paz, continuo. Não cabe a mim modificar o meu Ser. Deus, meu Pai, é tão misericordioso que, quando me criou, Ele me deu a paz eterna. Agora eu peço apenas para ser o que sou. E isso me pode ser negado, se é verdadeiro para sempre?

2. Pai, busco a paz que Tu me deste em minha criação. O que foi dado então tem de estar aqui agora, pois minha criação se deu à parte do tempo e ainda continua além de toda mudança. A paz em que Teu Filho nasceu em Tua Mente brilha aí inalterada. Eu sou como Tu me criaste. Eu só preciso Te chamar para descobrir a paz que Tu deste. Foi Tua Vontade que a deu a Teu Filho.

*

COMENTÁRIO:

Estava a procura de um comentário para esta lição quando uma amiga nossa muito querida, dona de uma sabedoria e de uma experiência neste mundo que já ultrapassa a casa das oito décadas bem vividas, me diz ao telefone que está lendo o Hipnotizando Maria, de Richard Bach - as primeiras cerca de vinte páginas.

Diz que o está achando muito óbvio, ao falar daquilo que, na expressão dela, "já estamos carecas de saber", que acha que ele, o autor, é capaz de "muito mais" do que este "bê-á-bá". Algo como dizer que ele apenas está chovendo no molhado, não lhes parece?

Digo-lhe, como aprendi há algum tempo, que é exatamente este o espírito do livro. O de lidar com o óbvio, o de mostrar-nos o óbvio, que é sempre o que temos maior dificuldade em aprender. Ou como diz o UCEM:

Este é um curso muito simples. Talvez não sintas que precisas de um curso que, no final, te ensina que só a realidade é verdadeira. Mas acreditas nisto? (...) Podes reclamar que este curso não é suficientemente específico para compreenderes e utilizares. Todavia, talvez não tenhas feito o que ele pleiteia de forma específica. Este não é um curso a respeito do jogo de ideias, mas a respeito da aplicação prática delas. Nada poderia ser mais específico do que ouvires que, se pedires, receberás" (T-11.VIII.1:1-3; 5:1-4).

E agora eu pergunto: alguém, de fato, acredita nisto?

Nesta quarta, 18 de agosto, vamos declarar em nossas práticas nosso único desejo verdadeiro: "a paz de Deus". Estaremos, quem sabe?, prontos para aprender o óbvio, quando estivermos, de fato, dispostos a reconhecer que não sabemos nada e que a paz de Deus é tudo o que queremos verdadeiramente.

Assim, sabendo disto, esperar "muito mais" de quem quer que seja revela apenas que ainda não abrimos nossas mentes e corações para tudo o que precisamos aprender a respeito do óbvio. Um aprendizado que vai nos levar a aceitar e a incluir o mundo inteiro, e todas as pessoas e coisas do mundo, em nosso abraço amoroso.

3 comentários:

  1. Mouss
    Ontem nos milagres, com a Carmen (maravilhosa) falamos sobre isto de não buscarmos o suficiente "a paz de Deus" e ao invés disso colocarmos a nossa fé em conflitos daqui do mundo da ilusão. Isso eu penso que acontece exatamente por acharmos que já sabemos muito e não precisamos do "bê-a-bá", quando na verdade se nos focássemos na disciplina de lembrar que estamos o tempo todo aprendendo e desaprendendo "o óbvio" e que o UCEM com seus exercícios diários é uma grande ferramenta para nos ajudar a exercitar e aplicar em nossas vidas práticas a expiação a cada besteira que fazemos, parece-me que facilitaria a busca.
    Grande beijo a todos e muitos "milagres"

    ResponderExcluir
  2. Oi Moisa,

    exatamente a simplicidade perdeu seu valor,pq estamos iludidos, mas e atraves desta simplicidade sem nossas explicacoes egoisticas(?), que sentimos a paz, qdo contemplamos o agora sem julgamentos e projecoes.

    A honestidade perfeita,com nos mesmos, esse e o grande desafio.
    E ser honesto envolve primeiramente olhar para nosso ego, uma vez que o criamos para podermos ver alem, afim de desfazer as ilusoes, so assim sem esconde-las, pois, esconder e uma forma de proteger.

    Se nao quisermos assumir isso estamos apenas nos enganando, retardando nossa a paz.

    Nao precisamos FAZER NADA, basta ser honesto e se amar, pois, quem ama compreende.

    Bom e isso, meus pensamentos vem, de picado, mas espero ter passado minha menssagem.

    Gostei muito desta licao, aprecio muito essas perguntas.

    Bjao deixa eu ir la, preparar as malas para mais uma viagem, dessa vez, Brasil.

    ResponderExcluir