sábado, 28 de agosto de 2010

Para abandonar qualquer ideia de medo

LIÇÃO 240

O medo não se justifica de nenhuma forma.

1. Medo é engano. Ele revela que tu te vês de uma forma que nunca poderias ser e, por esta razão, olhas para um mundo que é impossível. Nem sequer uma única coisa neste mundo é verdadeira. Não importa a forma na qula ela possa se apresentar. Ela apenas testemunha tuas próprias ilusões acerca de ti mesmo. Não nos deixemos enganar hoje. Nós somos os Filhos de Deus. Não há nenhum medo em nós, pois cada um de nós é uma parte do Próprio Amor.

2. Quão tolos são nossos medos! Tu permitirias que Teu Filho sofresse? Dá-nos fé hoje para reconhecermos Teu Filho e para libertá-lo. Vamos perdoá-lo em Teu Nome, para podermos compreender a santidade dele e sentir por ele o amor que é também Teu Próprio Amor.

*

COMENTÁRIO:

Duas coisinhas apenas do texto para reforçar e, quiçá, nos convencer a abandonar qualquer ideia de medo, conforme o Curso nos pede para fazer com as práticas deste sábado, dia 28 de agosto.

A primeira é do capítulo cinco e diz: "Sempre que não estiveres totalmente alegre é porque reagiste com uma falta de amor a uma das criações de Deus". Ora, reagir a qualquer criação de Deus, não lhe oferecendo apenas amor, que é o que somos na verdade e que é o que são todas as criações de Deus, só pode nos afastar da alegria e nos levar na direção do medo. Mas já aprendemos que "isto não precisa ser assim". Podemos escolher de modo diferente.

A segunda, mais longa, está no sétimo capítulo e diz o seguinte: "Tu podes ser percebido com significado apenas pelo Espírito Santo, porque teu ser é o conhecimento de Deus. Qualquer crença diferente desta, que aceites, esconderá a Voz de Deus em ti e, por isto, esconderá Deus de ti. A menos que percebas verdadeiramente a criação d'Ele não podes conhecer o Criador, uma vez que Deus e Sua criação não estão separados. A Unidade do Criador e da criação é tua completude, tua sanidade e teu poder infinito. Este poder infinito é a dádiva de Deus para ti, porque é o que tu és. Se dissocias tua mente dele, percebes a força mais poderosa do universo como se ela fosse fraca porque não acreditas que és parte dela".

Acreditar que essa dissociação impossível possa ser verdadeira é a crença na separação e o resultado dela só pode ser o medo, pois, a partir da visão do medo, nos vemos separados do amor.

Daí a necessidade de nos voltarmos para o Espírito Santo em nós diariamente em nossas práticas para pedir que Ele nos ensine a lembrar, a todo instante, que Deus vai conosco aonde formos, como aprendemos em uma das lições da primeira parte deste Livro de Exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário