sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lembrar e esquecer são partes da ecologia.

LIÇÃO 232

Fica em minha mente, meu Pai, ao longo do dia.

1. Fica em minha mente, meu Pai, quando eu acordar e brilha sobre mim durante todo o dia hoje. Deixa que cada minuto seja um tempo em que habito Contigo. E não me deixes esquecer a cada hora de dar graças porque Tu permaneces comigo e vais estar sempre à disposição para ouvir meu chamado a Ti e a me atender. Quando a noite surgir, deixa que todos os meus pensamentos ainda sejam Teus e de Teu Amor. E deixa que eu durma na certeza de minha segurança, certo de Teu cuidade e na feliz consciência de que sou Teu Filho.

2. É assim que todos os dias deveriam ser. Hoje, pratico o fim do medo. Tem fé n'Aquele Que é teu Pai. Confia todas as coisas a Ele. Deixa que Ele revere todas as coisas para ti e fica contente porque tu és o Filho d'Ele.

*

COMENTÁRIO:

Atenção! Atenção! Atenção à atenção! Não é à toa que o lema dos escoteiros seja: "Sempre alerta". Apesar de nunca ter sido escoteiro, sempre busquei - alguns dizem "desde que me conheço por gente" - ficar atento a tudo o que se passa a minha volta. Como as crianças, não sabem? Muitas vezes, aparentemente entretidas com algumas brincadeiras, ouvem tudo, captam tudo o que acontece a seu redor. Esponjas. Antenas, ligadas a seu próprio receptor interno.

Se me distraio? É claro. Quem não se distrai? Ou quem não (se) trai, para usar um título de um livro conhecido nosso? Uma vez li uma resenha de um livro que diziam se tratar de uma mulher que guardava na memória absolutamente tudo o que lhe acontecera, tintim por tintim. Um pesadelo!, imagino. Vocês já pensaram não ser capazes de filtrar em suas lembranças o que teve significado e o que não teve? Livrar-se da dor e da tristeza do passado? Livrar-se do passado?

Esquecer é tão importante quanto lembrar. Apagar - hoje se diz deletar - os arquivos da memória para dar espaço ao novo, a novos interesses, é tão ou mais importante do que armazenar centenas de milhares de memórias de fatos de que nos lembramos de uma forma diferente daquela registrada por todos os envolvidos. E ajuda na tarefa de perdoar. Limpar. Purificar. É, nestes tempos de cuidados com o ambiente, uma medida absolutamente correta do ponto de vista ecológico.

Quantas vezes ficamos "ruminando" uma atitude aparentemente rude, de desatenção, ou mesmo uma grosseria declarada de alguém? Alimentamos, com isto, e fazemos crescer uma sensação interna desagradável que nos incomoda e perturba, sem nos darmos conta de que "isto não precisa ser assim". Podemos nos recusar a entregar o poder sobre nossas emoções e sensações a quem quer que seja.

A atenção ao divino em nós, ao Pai, pode fazer, e faz, milagres. E cura a percepção equivocada, mostrando-nos que aquilo que se apresenta com a aparência de ataque ou desamor é, na verdade, um pedido de ajuda. Um pedido de amor. Sempre! [Me desculpe, Salviano.]

É isto que praticamos nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, sintonizados e afinados ao tema O que é a salvação?, que orienta estes nosso passos.

3 comentários:

  1. Nossa!!! Tô "pasma" com este comentário teu, pois parece que continuamos a conversa lá do encontro de terça feira. É quase de se jurar que estavas lá conosco...Vou enviar para todos os que estiveram lá.
    Sigo praticando...
    Super obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Incrível, não!

    Eu estava lá, sim!

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Estou nesta lição desde ontem. Amei!

    ResponderExcluir