domingo, 22 de agosto de 2010

Somos livres para fazer escolhas.

LIÇÃO 234

Pai, hoje sou de novo o Teu Filho.

1. Hoje experimentaremos de antemão o momento em que os sonhos de pecado e de culpa desaparecem e no qual alcançamos a santa paz que nunca deixamos. Passou-se apenas um instante muito pequeno entre a eternidade e a intemporalidade. O intervalo foi tão breve que não houve lapso na continuidade nem interrupção nos pensamentos que estão unificados como um só para sempre. Nada jamais acontece para perturbar a paz de Deus Pai e Filho. Hoje aceitamos isto como inteiramente verdadeiro.

2. Pai, nós Te agradecemos porque não podemos perder a lembrança de Ti e do Teu Amor. Reconhecemos nossa segurança e damos graças por todas as dádivas que Tu nos dás, por toda a ajuda amorosa que recebemos, por Tua paciência e pela Palavra que Tu nos dás, que garante que estamos salvos.

*

COMENTÁRIO:

Da leitura ao acaso da introdução a uma biografia de uma escritora americana, nascida na Rússia, encontro o seguinte: para ela, "dor era humilhação". Esta era uma das razões pela qual ela raramente, ou praticamente nunca, se referia à experiência de vida anterior a sua mudança para a América. Ela entendia que o sentido da vida humana está na alegria que a pessoa consegue alcançar. O sofrimento é um acidente sem importância.

A segunda razão era seu compromisso com a ideia de que os seres humanos não são, em nenhum sentido, inevitavelmente criações de seus ambientes. Ela acreditava que não temos de ser influenciados ou formados pelas pessoas e acontecimentos a nossa volta. Somos livres para fazer escolhas, para avaliar e chegar a nossas próprias conclusões.

Ou, numa de suas expressões: "O homem é um ser feito por sua própria alma". Isto é quase a mesma coisa que dizer: o homem é espírito. Ou ainda, usando uma expressão já conhecida: "não somos corpos vivendo uma experiência do espírito, somos espíritos vivendo uma experiência de corpos". Ou, para lembrar das frases finais do poema Invictus, que alimentaram o espírito de Mandela na prisão: "Eu sou o senhor do meu destino; Eu sou o capitão da minha alma".

A verdade é!
A luz é!
Deus é!
O amor é!
O Ser é!

Tudo o que precisa de definição faz parte da ilusão e só atenderá às necessidades do ego, ele próprio parte da grande ilusão de que falei ontem. Aprender isto é aprender o que é a salvação, tema que unifica nossas práticas deste período.

E neste domingo, dia 22 de agosto, a lição para nossas práticas complementa em nossa mente a ideia com que trabalhamos ontem. Ao entregar a Deus o controle e deixar a cargo d'Ele a orientação para nossas vidas, voltamos a ser Seu Filho. Voltamos ao Ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário