quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Total e completa responsabilidade pelo mundo

LIÇÃO 238

A salvação inteira depende de minha decisão.

1. Pai, Tua confiança em mim é tão grande que eu tenho de ser digno dela. Tu me criaste e me conheces com sou. E, mesmo assim, Tu puseste a salvação de Teu Filho em minhas mãos e permitiste que ela dependa de minha decisão. Tenho de ser, de fato, amado por Ti. E tenho também de permanecer imperturbável na santidade para que Tu queiras, na certeza de que ele está seguro, me entregar Teu Filho, Que ainda é parte de Ti e, ao mesmo tempo parte de mim, porque Ele é meu Ser.

2. E, por isto, mais uma vez hoje, paramos para pensar o quanto nosso Pai nos ama. E quão caro Seu Filho, criado por Seu Amor, continua sendo para Aquele Cujo Amor se torna completo nele.

*

COMENTÁRIO:

Quando falamos, no início do ano, a respeito do ho'oponopono e do livro Limite Zero, a tônica recaiu sobre a responsabilidade total e completa que temos com o mundo inteiro e com tudo o que vemos e colocamos nele. Isto é, tudo, tudo, absolutamente tudo que vemos no mundo é fruto de nossos próprios pensamentos e, se quisermos que qualquer coisa mude nele - seja ela a coisa aparentemente mais insignificante que for -, é preciso que a mudemos em nós mesmos, no interior de nós mesmos, em nossa forma de pensar a respeito dela e do mundo.

É isto que praticamos e buscamos aprender e integrar a nossa experiência com a lição desta quinta-feira, 26 de agosto. A ideia que o Curso nos oferece para as práticas hoje é a mesma ideia do ho'oponopono dita de maneira diferente, dita com outras palavras.

Ou dizer que "a salvação inteira depende de minha decisão" não lhes parece o mesmo que dizer que eu tenho total e completa responsabilidade por tudo o que acontece no mundo, inclusive por sua salvação?

6 comentários:

  1. Moisa, saudades do blog querido!! Tenho entrado pouco e me sinto afastada desse cantinho de PAZ E AMOR!!
    Interpreto a licao de hj como - nossa decisao deve ser deixar o futuro nas maos de Deus.
    Vou contar algo rapido: ultimamente tenho tido PANICO de aviao e domingo tive que ir para Singapura sozinha, deixei minha filha em casa e durante o voo pedi muito a Deus para guiar o aviao, nao deixar nada acontecer. Ao regressar na segunda, o aviao passou por uma turbulencia muito grande, e perdeu um pouco a altitude e neste momento, praticando o Ho'oponopono, com UCEM (nos momentos de desepero nos atiramos pra todos os lados) entao pedi: entrego a minha vida em Sua Mao! Que o Espirito Santo me traga a PAZ que eu QUERO!! e neste momento em diante, apesar do susto fiquei calma. Somente depende de nos, nao deixar a mente controlar, o medo se apossar, mas ter FE, DE VERDADE, que Deus sempre sabe o que e melhor para nos!!
    Nao sei se essa seria a licao certa para compartilhar, mas sao meus colegas de UCEM e o livro me mostrando um caminho para eu ser uma pessoa melhor!
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  2. *
    Oi Cristiane ...

    Claro que essa é a lição certa pra dividir ...
    Pois nos fala da nossa decisão pela salvação ...
    e a única forma de isso acontecer, é de " nos salvarmos" em nós mesmos, pois não existe outro ser ou lugar pra se fazer isso.

    E se você busca a salvação pela Fé, de verdade, para não deixar a mente te controlar com o medo, está ajudando a salvar o mundo com vc, ao tentar se impôr sobre a sua mente equivocada que se manifesta com medo, com a ajuda do ES.

    E claro que você, e todos, devem compartilhar sempre essas experiências, pois,

    ... é dividindo que multiplicamos ! ...

    Obrigada querida.

    ResponderExcluir
  3. Cris, querida,

    Obrigado por compartilhar sua experiência.

    O Curso diz especificamente que a doença, qualquer tipo de doença, é uma defesa contra a verdade. E, numa das lições recentes, aprendemos que somos capazes de controlar nossas mentes, que só nós temos de controlar.

    É importante ter consciência de que tudo o que não é amor é parte da ilusão criada pelo sistema de pensamento equivocado do ego. E, em casos de dúvida, podemos sempre recorrer àquela lição que nos diz que Deus vai conosco aonde formos. Ou aquela que diz "não há nada a temer".

    Muito bom você ter lembrado de entregar nas Mãos de Deus, pois só Ele sabe, de fato, o que é melhor para nós. E a entrega nos dá uma paz indizível, como você mesma experimentou.

    Obrigado, mais uma vez, por você ter compartilhado conosco. Volte sempre que puder, pois é só prática diária que impede estes lapsos de recaída no ego. Quando estamos em contato constante com o ensinamento, eles normalmente não duram nem se sustentam por muito tempo. São apenas uma impressão, que surge e passa imediatamente.

    ResponderExcluir
  4. Hellô
    Moisés, Cristiane, Carmen.
    Só para registrar...
    Obrigada pelos maravilhosos ensinamentos.
    Sigo firme praticando...
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carmen, querida,

    Obrigado por sua manifestação sempre "pra cima" como se diz na gíria.

    É ótimo mesmo que todos se sintam estimulados, sim, a compartilhar seus medos, suas dúvidas, seus questionamentos. Pois somos partes de uma unidade que não está completa nunca sem a participação de todos os que a compõem. E as questões de um são sempre as questões de todos. Alguns já as responderam, ou já aprenderam as respostas. Entretanto, enquanto restar um que acredite na separação a unidade não acontece.

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nina.

    Muito bom que continues conosco. Tua presença constante e permanente, acho, é um estímulo para que muitos se manifestem.

    Para mim, é uma alegria.

    Obrigado.

    ResponderExcluir