terça-feira, 3 de agosto de 2010

As boas intenções não são suficientes

LIÇÃO 215

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (195) O amor é o caminho que sigo com gratidão.

O Espírito Santo é meu único Guia. Ele caminha comigo no amor. E eu dou graças a Ele por me mostrar o caminho a seguir.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Na tentativa de fornecer elementos para aprofundar as práticas com a ideia desta terça, dia 3 de agosto, vou dividir com vocês uma mensagem recebida por Helen Schucman em 1975, conforme registro no livro Absence from Felicity, de Kenneth Wapnick. A mensagem, de acordo com Ken, é uma advertência a Helen, e, por consequência, a nós todos no mundo inteiro, a não acreditar que apenas nosso desejo de ouvir seja suficiente para ouvirmos verdadeiramente. Como o Curso bem nos adverte: "Não confies nas tuas boas intenções. Elas não são suficientes" (T-18.IV.2:1-2).

Perdoem-me se o conteúdo lhes parecer um pouco longo, mas ele me parece muito oportuno para enriquecer e complementar as práticas da ideia de hoje. A mensagem diz o seguinte:

Todas as coisas são possíveis para Deus, mas tu tens de pedir a resposta d'Ele apenas a Ele Mesmo.

Talvez penses que o fazes, mas fica certo de que, se o fizesses, estarias em paz agora e não te deixarias perturbar por nada. Não tentes imaginar a Vontade d'Ele para ti. Não pressuponhas que estás certo porque uma resposta parece vir d'Ele. Certifica-te de perguntar e, em seguida, fica quieto e deixa que Ele fale. Não há nenhum problema que Ele não possa resolver, pois nunca é Ele Quem separa algumas questões para serem resolvidas por alguém mais. Tu não podes partilhar o mundo com Ele dando metade a Ele enquanto a outra metade cabe a ti. A verdade não faz nenhuma concessão. Manter uma pequena parte separada é manter tudo separado. Tua vida, completa e total, pertence a Deus ou nada dela é d'Ele. Não há nenhuma ideia no mundo que pareça mais terrível.

Porém, é apenas quando esta ideia aparece com perfeita clareza que há esperança de paz e de segurança para a mente mantida por tanto tempo cega e posicionada de modo a evitar a luz. Isto é a luz. Recua e não dês importância às formas que parecem te manter limitado. Tu cumprirás tua função. E terás qualquer coisa de que necessites. Deus não falha. Mas não imponhas nenhum limite ao que queres oferecer a Ele para ser resolvido. Pois Ele não pode oferecer mil respostas quando existe apenas uma. Aceita esta única d'Ele e não restará uma pergunta sequer a ser feita.

Não te esqueças de que, se tentas resolver um problema, tu o julgas por ti mesmo e, deste modo, trais teu papel natural. A grandeza, que vem de Deus, estabelece que o julgamento é impossível para ti. Mas a grandiosidade insiste que julgues e tragas a ela todos os problemas que tens. E qual é o resultado? Olha com atenção para tua vida e deixa que ela fale por ti...

O que queres sonegar a Deus que esconderias por trás de teu julgamento? O que escondes sob o manto da bondade e da preocupação? Não uses ninguém para tuas necessidades, pois isto é "pecado" e pagarás a pena em culpa. Lembra-te de que não precisas de nada, mas tens um depósito infinito de dádivas amorosas para oferecer. Mas ensina esta lição apenas a ti mesmo. Teu irmão não a aprenderá de tuas palavras ou dos julgamentos que fizeste dele. Tu não precisas dizer nem mesmo uma palavra a ele. Tu não podes perguntar: "O que direi a ele?" e ouvir a resposta de Deus. Em vez disto, é melhor pedires: "Ajuda-me a ver este irmão pelos olhos da verdade e não do julgamento", e a ajuda de Deus e de todos os Seus anjos atenderá.

Pois só deste modo descansamos. Nós rejeitamos todos os nossos julgamentos mesquinhos e palavras insignificantes; nosso problemas minúsculos e nossas falsas preocupações. Tentamos ser o senhor de nossos destinos e pensamos que aí estava a paz. Liberdade com julgamento é impossível. Mas a teu lado está Aquele Que conhece o caminho. Recua para Ele e deixa Ele te conduzir ao descanso e ao silêncio da Palavra de Deus.

4 comentários:

  1. Lindo o texto. Nao tenho comentarios a adicionar, somente preciso ler e praticar... SEMPRE!!
    meu carinho para todos, Cris

    ResponderExcluir
  2. Nós também, Cris.

    Join the club!

    E é claro que você pode dar uma escapadinha até São Paulo em uma de sua vindas ao Brasil. Ou quem sabe a gente marca um dos encontros do grupo de Sampa no Rio?

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem, Moisés. Espero que traduzas este livro para nós.
    Obrigada pelos comentários carinhosos de vocês. Na verdade eu é que sou muito grata por ter mais esta ferramenta para me ajudar a manter a disciplina na prática das lições. Adquiri o hábito de carregar comigo durante anos a xerox da lição do dia e ainda faço isso, mas agora, o dia que por algum motivo não consigo abrir o blog, já me faz uma tremenda falta e acho isso sensacional. Quando os colegas queridos comentam fico tão feliz... Imagino a Dani, a Cris lá do outro lado do mundo compartilhando suas impressões no mesmo canal (bat canal, rs...) e nossa amada Carmen que também comenta e é tão iluminada. Enfim é uma grande dádiva!
    Como diz o Fábio Júnior:
    OBRIGADUUUUUU
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. *
    .
    .
    .
    Moisés, que texto maravilhoso esse ...
    e como é explicito ...
    em especial o último trecho ...

    Quando Buda ficou " Ilumindado " várias pessoas desejosas do mesmo o questionaram incessantemente, como ele havia conseguido enfim, e ele respondeu pra surpresa de todos:

    _ Vocês não precisam fazer NADA...

    Isso depois de todas as técnicas que ele aprendera com seus "mestres", de toda meditação, jejum, fome e sacrifícios, pelos quais havia se entregado ...

    Todos surpreendidos com a resposta e sem entende-la, o questionaram ...

    E ele responde de novo ...
    Estou ilumindado, porque compreendi que essa inspiração é saber, que não é preciso fazer nada. Apenas, silenciei.

    Em ensinamentos posteriores, ele deixou claro, que, ( sob minha interpretação ok ? ) já somos iluminados, só não damos "espaço" dentro de nós para tal, porque "não saimos do controle da mente" que sempre acha que "temos" que "fazer" algo.

    Quem sempre acha que temos que fazer algo, é o ego. Esse fazer nada, nada mais é que entregar o controle da mente conturbada, e apenas " silenciar", porque " Deus é Silêncio " , e só pode se manifestar no nosso silêncio do eu pequeno.

    Não damos a nós mesmos, o "silêncio " de nossas mentes, não nos calamos internamente, para que possamos "ouvir" ou "sentir " a presença de Deus em nós.

    Ou seja, não entregamos livremente e INTEIRAMENTE, sem nenhuma restrição,dúvida ou apego a nada, em completa confiança no coração,
    o nosso ser, ao SER.

    Quando conseguimos nos libertar COMPLETAMENTE de nossas mentes falantes e controladoras, de situações e pessoas, querendo resolver tudo sozinho, ou mesmo que em "parte", ou mesmo quando pedidos "uma" ajuda a Deus, Ele não pode nos atender, porque não pode resolver apenas uma parte do problema ...

    Pois o único problema, se podemos chamar assim, é a idéia de separação que deve ser curada, e todos os problemas que pensamos que conhecemos no mundo derivam exclusivamente desse único. Nenhum outro mais.

    E só podemos corrigi-la, se nos entregarmos a " Sua Vontade", e sem fazer nada, que quer dizer, sair completamente do controle, abrir mão totalmente, e sem nenhum receio de nos "perdermos de nós ".

    Exatamente como Jesus ensinou, que é preciso nos perder para nos "encontrar ".

    Mas perder o que ??? ... O controle do pequeno "eu ", para encontrar o EU SOU.

    Os exercícios do curso, orientados pelo próprio Jesus, tem nos ensinado isso de forma maravilhosa, treinando nossas mentes confusas a essa entrega, por isso eles são tão importantes e fundamentais a nossa busca pela Paz de Deus em nós.

    Portanto, novamente, e sempre ...

    Que seja feita a " Sua Vontade " !

    Milagres a todos .....

    ResponderExcluir