quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Ser, a Vida, a Mente e Deus, O Divino

LIÇÃO 237

Agora quero ser como Deus me criou.

1. Hoje aceitarei a verdade acerca de mim mesmo. Eu me elevarei em glória e deixarei que a luz em mim brilhe sobre o mundo ao longo de todo o dia. Trago ao mundo as boas novas da salvação que ouço quando Deus, meu Pai, fala comigo. E vejo o mundo que Cristo quer que eu veja, ciente de que põe fim ao sonho amargo de morte, ciente de que ele é o Chamado de meu Pai para mim.

2. Cristo é os meus olhos hoje e Ele é os ouvidos que ouvem a Voz por Deus hoje. Pai, venho a Ti por meio d'Ele, Que é Teu Filho e também meu Ser verdadeiro. Amém.

*

COMENTÁRIO:

"Agora quero ser com Deus me criou". É isto que praticamos nesta quarta-feira, 25 de agosto. Esquecemo-nos de que é só isto que podemos querer, no mais íntimo de nós mesmos. Ao darmos ouvidos ao mundo da ilusão, e às coisas do mundo da ilusão, perdemos, aparentemente, nossa Identidade verdadeira. Afastamo-nos do Ser.

Isto não é verdade. É só uma ilusão passageira da qual podemos nos libertar num piscar de olhos. Basta que tomemos a decisão a que nos convida a ideia que praticamos hoje. A decisão de ser. A decisão de ser como Deus nos criou. Pois não pode existir outra forma. Não há como ser diferente, a não ser nos delírios do ego, que acredita numa separação que nunca aconteceu.

Ou para aproveitar o que nos diz Bernardo Soares em seu Livro do Desassossego:

"A vida é para nós o que concebemos nela. Para o rústico cujo campo próprio lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe é ainda pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais do que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas veem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida".

Ou, ouvindo ainda mais uma vez o que nos diz Ken Wilber a respeito da Mente, ou Deus, ou o nível mais profundo do espectro da consciência, em um capítulo intitulado "Aquilo que é sempre já", em seu livro O Espectro da Consciência:

"Embora por conveniência falemos da Mente como o "nível mais profundo" do espectro, ela não é, de fato, um nível particular, que dirá "profundo". O "nível" da Mente não está de forma alguma enterrado ou escondido nas profundezas ocultas de nossa psique - ao contrário, o nível da Mente é nosso estado de consciência atual e comum, pois, sendo infinito e todo-abrangente de forma absoluta, ele é compatível com cada nível ou estado de consciência imaginável. Isto é, o "não-nível" da Mente não pode ser um nível particular separado de outros níveis, pois isso imporia uma limitação espacial à Mente. A Mente é, antes, a realidade todo-abrangente, embora sem dimensão, da qual cada nível representa um desvio ilusório.Por esta razão deve-se enfatizar isto - nosso estado de consciência atual, do dia-a-dia, seja ele qual for, triste, alegre, deprimido, em êxtase, agitado, calmo, preocupado ou com medo - justamente este, tal qual ele é, é o Nível da Mente. Brahman [Deus, O Divino] não é uma experiência particular, um nível de consciência ou estado de alma - em vez disso ele é precisamente qualquer nível de consciência que tenhamos agora, e perceber isto claramente dá-nos um vívido centro de paz, que se sustenta e subsiste ao longo das piores depressões, ansiedades e medos".

Aprender isto não será parte de aprender o que é a salvação?

2 comentários:

  1. Olá pessoal,
    Faz tempo q. não passo por aqui e lendo agora os comentários de ontem vi o quanto é bom estar neste blog. Maravilha Carmen! Mais uma mensagem imprimida e colada no meu caderninho da bolsa! Ele esta ficando um verdadeiro tesouro!!!!!
    Quanto a lição de hoje amei a parte em que vc. cita Moises Ken Wilber no que ele fala que o "nível" da Mente não está escondido na nossa psique e sim é nosso estado de consciência atual e comum pois é infinito. Fazendo um paralelo disto com a oração que a Carmen enviou ontem fica bem mais fácil dizer: “Xô voz do Ego, xô! Cale-se! Vou ficar com a minha mente que não esta escondida. Ao contrario: posso achá-la qdo. quiser”
    Muito bom começar o dia já nessa inspiração.
    Obrigada e um excelente dia a todos!
    Bjs Ana

    ResponderExcluir
  2. Olha, bem que eu estava para dizer que sentia falta de seu comentário por aqui, Ana.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir