terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que há para perdoar, se estamos em Deus?

LIÇÃO 222

Deus está comigo. Vivo e me movimento n'Ele.

1. Deus está comigo. Ele é minha Fonte de vida, a vida interior, o ar que respiro, o alimento que me sustenta, a água que reanima e me purifica. Ele é meu lar, onde vivo e me movimento; o Espírito que orienta minhas ações, que me oferece Seus Pensamentos e garante minha segurança contra toda dor. Ele me cumula de bondade e de atenção e conserva no amor o Filho que Ele ilumina, que também O ilumina. Quão tranquilo é aquele que conhece a verdade daquilo que Ele fala hoje!

2. Pai, não temos nenhuma palavra exceto Teu Nome em nossos lábios e em nossas mentes, ao virmos calmamente a Tua Presença agora, e ao pedirmos para descansar em paz Contigo por um momento.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça, dia 10 de agosto, nossa lição é a segunda desta segunda parte de Livro de Exercícios. O tema que orienta as primeiras práticas deste período inicial é: O que é o perdão?

Lembremo-nos de ler e refletir acerca da primeira instrução como forma de facilitar nossos períodos de prática. De acordo com ela "o perdão reconhece que aquilo que pensaste que teu irmão fez a ti não aconteceu", na verdade.

Por isto, nada do que penso que alguém faz ou fez a mim ou contra mim, de fato, aconteceu. A não ser como resposta a um pedido meu por uma experiência que pedi para viver. Disto se conclui que ninguém pode fazer nada por mim, nem a favor, nem contra. Nem bem, nem mal. Tudo começa e termina em mim.

Só eu posso atribuir valor, julgar, condenar ou emitir qualquer opinião a respeito do mundo que construo. Se o construo em sintonia com o Ser que vive em Deus e em mim, o mundo, e tudo o que há nele, tem de ser neutro por completo, e servir apenas para me pôr em contato com as experiências que busco.

O que há para perdoar, então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário