quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Trocando as expectativas pela gratidão

LIÇÃO 217

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (197) Só posso ganhar a minha gratidão.

Quem, a não ser eu mesmo, deve agradecer por minha salvação? E de que modo, a não ser pela salvação, posso descobrir o Ser a Quem devo minha gratidão?

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Meu primeiro pensamento, ao voltar a esta ideia que praticamos nesta quinta, dia 5 de agosto, foi o de que ela é a razão pela qual não se pode - nem se deve - ter expectativa em relação a alguém ou a alguma coisa. Ninguém, uma vez aprendida a gratidão, precisa, nem pode e nem deve ter expectativas em relação a nada.

Pois, como dizia a mensagem que lhes ofereci na terça, não podemos nos valer de ninguém para a satisfação de nossas próprias necessidades. Não precisamos de nada, na verdade. E temos "um depósito infinito de dádivas amorosas para oferecer".

Quem, pois, a não ser eu mesmo, se beneficia, quando dou alguma coisa amorosamente? E quem, a não ser meu ego, precisa da reverência e de agradecimentos mil, quando dou alguma coisa? E se esta reverência e estes agradecimentos não vierem?

Com nos diz o texto que introduz esta ideia para as práticas: "Não importa se outro considera tuas dádivas indignas. Na mente dele existe uma parte que se junta a tua para te agradecer. Não importa se tuas dádivas parecem perdidas e inúteis. Elas são recebidas onde são dadas. Em tua gratidão elas são aceitas universalmente e reconhecidas com gratidão pelo Coração do Próprio Deus".

Alguém pode pedir ou querer mais do que isto?

2 comentários:

  1. Mouss
    Hoje é quinta...
    Obrigada pelos comentários de ontem e dos textos tão sensacionais do Guimarães Rosa. Ele era um gênio realmente.
    Sobre a lição de hoje...sigo praticando.
    Obrigada!
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Nina.

    Vou corrigir, para ficar certo.

    ResponderExcluir