quarta-feira, 31 de março de 2010

Novo reforço ao aprendizado (10)

LIÇÃO 90

Para esta revisão usaremos estas ideias:

1. (79) Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido.

Que eu perceba claramente hoje que o problema é sempre alguma forma de mágoa que quero alimentar. Que eu compreenda também que a solução é sempre um milagre pelo qual permito que a mágoa seja substituída. Hoje, quero me lembrar da simplicidade da salvação, reforçando a lição segundo a qual só existe um problema e uma única solução. O problema é uma mágoa; e a solução é um milagre. E eu convido a solução a vir a mim por intermédio de meu perdão à mágoa e por minha acolhida ao milagre que toma o lugar dela.

2. Aplicações específicas desta ideia poderiam ser feitas destas formas:

Isto me apresenta um problema que quero ver resolvido.
O milagre por detrás desta mágoa a resolverá para mim.
A resposta para este problema é o milagre que ele esconde.

3. (80) Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.

Parece-me que tenho problemas apenas porque estou fazendo mau uso do tempo. Acredito que o problema vem primeiro e que deve haver um lapso de tempo antes que ele possa ser resolvido. Eu não vejo o problema e a resposta como simultâneos em sua ocorrência. Isto porque eu ainda não percebo claramente que Deus coloca a resposta junto com o problema, de modo que eles não podem estar separados pelo tempo. O Espírito Santo me ensinará isto, se eu Lhe permitir. E compreenderei que é impossível que eu tenha um problema que já não esteja resolvido.

4. Estas formas da ideia serão úteis para aplicações específicas:

Eu não preciso esperar para que isto seja resolvido.
A resposta para este problema já me foi dada, se eu quiser aceitá-la.
O tempo não pode separar este problema de sua solução.
*
COMENTÁRIO FINAL:
Encerramos, neste dia 31 de março, nossa segunda revisão. Espero que as práticas tenham sido muito proveitosas para todos, que aparentemente ficaram em choque, a ponto de não se atreverem a se manifestar, rsrsrsrs...., com algumas exceções, é claro.
Brincadeiras à parte, creio que revisar o aprendizado pode apenas proporcionar um reforço, conforme optei por denominar a série de dez exercícios de revisão das últimas 20 lições com que trabalhamos até 21 de março.
A partir de amanhã, reiniciaremos a caminhada, com fôlego novo, certos de que vamos chegar e de que as dificuldades que se apresentam, os problemas que surgem ao longo do caminho são apenas milagres ainda não revelados, se olharmos para tudo à luz da verdade.
Até amanhã.

7 comentários:

  1. Oi Moisa e amigos MF´s,

    estou em São Paulo, :-)bom estar aqui revendo a familía, amigos e o Brasil.

    Vocês se encontram aonde? Pelo que ja li aqui me parece que é na vila Mariana a noite.

    Estou na casa dos meus pais em Pirituba por esses dias depois ficaremos ali nos arredores da Paulista embora eu não vá ficar aqui por muito tempo, gostaria de conhce-los.

    O Moisa e dessas bandas de ca, então fica mais fácil para conhece-lo, alias Moisa, se você puder me passar seu endereço ficarei muito feliz em dar uma passadinha para conhcece-lo e agradecer pessoalmente pela força e seu trabalho aqui com a gente.

    Fico aguardando um retorno, assim posso me programar melhor com minhas andanças na terra da garoa.

    Um abraço carinhoso,
    Dani diretamente de Pirituba

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dani, que prazer.

    Nossos encontros se dão às terças, às 20 horas. A partir da próxima, dia 6 de abril, vamos experimentar um novo endereço. Na Vila Mariana mesmo. Na Rua França Pinto, 186. O espaço é o Salão de Festas do condomínio onde mora a Juliana, filha de uma de nossas colegas, a Maria José. Você é bem-vinda quando quiser.

    Já lhe enviei meu endereço por e-mail. Estou esperando sua visita.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Querido Grupo do Moises
    Queria agradecer a linda reunião de ontem onde pudemos discutir sobre a verdadeira e falsa empatia conforme descrito na seção abaixo que vale uma re- leitura.
    Como foi bom reforçar o podereso entendimento de que "não tem ninguem la fora" e que estamos no timão ou seja temos o totcontrole sobre a qualidade do dia que vamos ter hoje e sempre.
    Fiquem com Deus
    Roberto

    Capítulo 16
    O PERDÃO DAS ILUSÕES
    I. A verdadeira empatia
    1. Sentir empatia não significa unir-te em sofrimento, pois é isto o que tens que te recusar a compreender. Essa é a interpretação do ego acerca da empatia e sempre é usada para formar um relacionamento especial, no qual se compartilha o sofrimento. A capacidade de sentir empa-tia é muito útil para o Espírito Santo, desde que permitas que Ele a use a Seu modo. Seu modo é muito diferente. Ele não compreende o sofrimento e quer que ensines que o sofrimento não é compreensível. Quando Ele se relaciona através de ti, não se relaciona através do teu ego com outro ego. O Espírito Santo não se une à dor, compreendendo que a cura da dor não se dá atra-vés de tentativas delusórias de entrar nela e aliviá-la por compartilhar a delusão.

    ResponderExcluir
  4. Olá meus queridos, que saudades de vocês!

    Muito bom saber que a Dani está por aqui, que me enviou um texto maravilhoso, e também que o grupo encontrou um novo local.

    Tentarei estar com vocês na próxima semana, tenho sentido muita falta dos encontros.

    Abraços e boa Páscoa a todos!
    Cristina.

    ResponderExcluir
  5. Ora, vivas!

    Obrigado por suas manifestações, Dani, Roberto e Cristina.

    Foi ótimo mesmo o encontro de ontem. Obrigado, Roberto, por nos lembrar o quanto é importante nos mantermos ligados ao ensinamento.

    Obrigado, Cristina, por continuar marcando presença e compartilhando.

    Dani, vai ser ótimo conhecê-la pessoalmente.

    Uma ótima e feliz Páscoa a todos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. UAU! Caros colegas...Que maravilha que vocês decidiram comentar...
    Vou escrever mais no feriado...
    Bjs e obrigada a todos
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. Dani
    Estou nas proximidades da Paulista. Também adoraria conhecê-la.
    Meu e-mail: ninasalles@uol.com.br / Telefone de casa: 3283-1333 - Não vou viajar no feriado. Cel: 8231-7460 e outro 7974-9546.
    Faça contato, se puder.
    Bjs

    ResponderExcluir