sexta-feira, 12 de março de 2010

Escolher o plano de Deus para a salvação

LIÇÃO 71

Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

1. Podes não perceber claramente que o ego estabeleceu um plano para a salvação em oposição ao de Deus. É neste plano que acreditas. Já que ele é o contrário do de Deus, também acreditas que aceitar o plano de Deus em lugar do plano do ego é ser amaldiçoado. Isto parece ser absurdo, é claro. Mas, depois de considerarmos o que é exatamente o plano do ego, talvez vás perceber de forma bem clara que, por mais absurdo que ele possa ser, tu, de fato, acreditas nele.

2. O plano do ego para a salvação está centrado em guardar mágoas. Ele sustenta que, se outro alguém falasse ou agisse de modo diferente, se alguma circunstância ou acontecimento externos mudassem, tu estarias salvo. Deste modo, a fonte da salvação é percebida constantemente como estando fora de ti mesmo. Cada mágoa que guardas é uma declaração e uma afirmação na qual acreditas, que diz: "Se isto fosse diferente, eu estaria salvo". Assim, a mudança da forma de pensar necessária para a salvação é exigida de todos e de tudo, exceto de ti mesmo.

3. O papel designado para tua própria mente neste plano, então, é simplesmente decidir o que, exceto ela mesma, tem de mudar, se for para seres salvo. De acordo com este plano louco, qualquer fonte de salvação percebida é aceitável, desde que não funcione. Isto garante que a busca infrutífera continuará, pois a ilusão insiste que, embora esta esperança sempre tenha falhado, ainda há motivos para esperança em outros lugares e em outras coisas. Outra pessoa ainda se ajustará melhor; outra situação ainda ensejará o sucesso.

4. Este é o plano do ego para a salvação. Certamente podes ver o quanto ele está em rigoroso acordo com a doutrina básica do ego: "Busca, mas não aches". Pois o que poderia garantir de modo mais seguro que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la aonde ela não está?

5. O plano de Deus para a salvação funciona simplesmente porque, ao seguires a orientação d'Ele, buscas a salvação aonde ela está. Mas, se for para seres bem-sucedido, como Deus assegura que serás, tens de estar disposto a só buscar lá. De outro modo, teu propósito fica dividido e tentarás seguir dois planos para a salvação que são diametralmente contrários em todos os sentidos. A consequência só pode trazer confusão, miséria e uma profunda sensação de fracasso e desespero.

6. Como podes escapar de tudo isso? De forma muito simples. A ideia para hoje é a resposta. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não pode haver conflito verdadeiro a este respeito, porque não existe nenhuma alternativa possível ao plano de Deus que possa te salvar. O plano d'Ele é o unico que obrigatoriamente será bem-sucedido.

7. Vamos praticar o reconhecimento desta certeza hoje. E vamos nos regozijar por existir uma resposta àquilo que parece ser um conflito sem nenhuma solução possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. A salvação tem de ser tua em razão de Seu plano, que não pode fracassar.

8. Começa os períodos de prática mais longos deste dia pensando a respeito da ideia de hoje e percebendo claramente que ela contém duas partes, cada uma das quais dando contribuição igual ao todo. O plano de Deus para a tua salvação funcionará e outros planos não. Não te permitas ficar deprimido ou com raiva com a segunda parte; ela é inseparável da primeira. E na primeira está a tua liberação total de todas as tuas próprias tentativas insanas e propostas loucas para te libertares. Elas te conduziram à depressão e à raiva, mas o plano de Deus será bem-sucedido. Ele te conduzirá à liberação e à alegria.

9. Lembrando-nos disto, vamos dedicar o restante dos períodos mais longos de prática para pedir que Deus revele Seu plano para nós. Pergunta de modo muito específico a Ele:

O que queres que faça?
Aonde queres que eu vá?
O que queres que eu diga, e a quem?

Dá-Lhe pleno controle do resto do período de prática e deixa que Ele te diga o que precisa ser feito por ti em Seu plano para a tua salvação. Ele responderá na medida da tua disposição para ouvir Sua Voz. Não te recuses a ouvir. O próprio fato de estares fazendo os exercícios prova que tens alguma disposição para escutar. Isto é suficiente para estabelecer teu direito à resposta de Deus.

10. Nos períodos de prática mais breves, dize a ti mesmo várias vezes que o plano de Deus para a salvação, e só o d'Ele, funcionará. Fica alerta para toda tentação de guardar mágoas hoje, e reage a elas com esta forma da ideia de hoje:

Guardar mágoas é o contrário do plano de Deus
para a salvação. E só o plano d'Ele funcionará.

Tenta te lembrar da ideia de hoje de seis a sete vezes por hora. Não poderia haver melhor maneira de passar meio minuto, ou menos, do que lembrar a Fonte de tua salvação e de vê-La aonde Ela está.

*

COMENTÁRIO:

Na ânsia equivocada de onipotência, o ego, às vezes, dá impressão de que não vai deixar pedra sobre pedra em nosso caminho, se não nos dobrarmos e cedermos a sua vontade. Ora ele tenta nos confundir, levando-nos a desempenhar o papel de vítimas inocentes, num mundo cheio de traições e traidores, onde o perigo se encontra a cada esquina em todos os momentos, ora ele busca nos convencer de que somos deveras muito poderosos para nos deixarmos enganar pela manha daqueles que convivem conosco e só querem se aproveitar de nossos momentos de fragilidade.

Assim, ela tenta nos pôr contra tudo e contra todos, como se o mundo fosse um lugar habitado apenas por inimigos. Um lugar onde não se pode confiar em ninguém. Nem em nós mesmos. Se ora somos vítimas, ora carrascos, onde fica o que, de verdade, somos? Como podemos, então, nos salvar? O ego não pode responder a isto. Isto seria revelar sua impotência, sua inexistência. Seria reconhecer que nenhum de seus planos para a nossa salvação pode funcionar, pois todos eles se apóiam numa segurança que o ego verdadeiramente não tem.

É isto que precisamos aprender de nossas práticas deste dia 12 de março. É isto que a lição de hoje nos oferece: a oportunidade de escolhermos aceitar o plano de Deus para a salvação, na certeza de que só ele funcionará, abandonando de uma vez por todas qualquer plano do ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário