quarta-feira, 10 de março de 2010

Livrar-se de hábitos destrutivos

LIÇÃO 69

Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

1. Ninguém pode ver o que tuas mágoas escondem. Uma vez que tuas mágoas escondem a luz do mundo em ti, todos ficam nas trevas e tu a seu lado. Mas, quando o véu de tuas mágoas se ergue, ficas liberado com eles. Compartilha a salvação agora com aquele que ficou a teu lado quando estavas no inferno. Ele é teu irmão na luz do mundo que salva a ambos.

2. Vamos fazer, hoje, mais uma tentativa verdadeira de alcançar a luz em ti. Antes de empreendermos isto em nosso período de prática mais longo, vamos dedicar vários minutos à reflexão a respeito do que tentamos fazer. Estamos, literalmente, tentando entrar em contato com a salvação do mundo. Estamos tentando ver adiante do véu da escuridão que a mantém escondida. Estamos tentando permitir que o véu seja erguido, para ver as lágrimas do Filho de Deus desaparecerem na luz do sol.

3. Comecemos nosso período de prática mais longo hoje com a percepção perfeita de que isto é verdade e com determinação verdadeira para alcançar o que nos é mais caro do que tudo. A salvação é nossa única necessidade. Não há nenhum outro propósito e nenhuma função diferente a se cumprir aqui. Nossa única meta é aprender a salvação. Vamos finalizar a antiga busca hoje, encontrando a luz em nós, para mostrá-la a todos que buscam conosco para que a vejam e se regozijem.

4. Agora, de modo muito tranquilo, de olhos fechado, tenta abandonar todas as informações que, em geral, ocupam tua consciência. Pensa em tua mente como um círculo imenso, cercado por uma camada de nuvens escuras e pesadas. Tu podes ver apenas as nuvens porque pareces estar fora do círculo e bem separado dele.

5. Do lugar aonde estás não podes ver nenhuma razão para acreditar que existe uma luz brilhante escondida pelas nuvens. As nuvens parecem ser a única realidade. Elas parecem ser tudo o que há para se ver. Por isso não tentas atravessá-las e ir além delas, que é o único modo pelo qual ficarias realmente convencido da inconsistência delas. Faremos esta tentativa hoje.

6. Depois de pensares a respeito da importância do que tentas fazer por ti mesmo e pelo mundo, tenta sossegar em perfeita serenidade, lembrando apenas o quanto queres alcançar a luz em ti hoje -, agora! Decide-te a atravessar as nuvens. Estende-te e toca-as em tua mente. Dispersa-as com a mão; sente-as sobre tua face e testa e pálpebras à medida que as atravessas. Continua; as nuvens não podem te impedir.

7. Se estiveres fazendo os exercícios de forma correta, começarás a ter uma sensação de ser elevado e conduzido adiante. Teu pequeno esforço e tua modesta determinação invocam o poder do universo para te ajudar e o Próprio Deus te erguerá das trevas para a luz. Tu estás em harmonia com a Vontade d'Ele. Não podes falhar porque tua vontade é a d'Ele.

8. Confia em teu Pai hoje e fica certo de que Ele te ouve e te atende. Podes ainda não reconhecer Sua resposta, mas podes, de fato, ter certeza de que ela te é dada e de que ainda a receberás. Experimenta, enquanto tentas atravessar das nuvens para a luz, manter esta confiança em tua mente. Tenta te lembrar de que, enfim, estás unindo tua vontade à de Deus. Tenta manter em mente, com clareza, o pensamento de que aquilo que empreendes com Deus tem de ser bem-sucedido. Depois, deixa que o poder de Deus opere em ti e por teu intermédio, a fim de que se façam a Vontade d'Ele e a tua.

9. Nos períodos de prática mais breves, que quererás fazer com a maior frequência possível em função da importância da ideia de hoje para ti e para tua felicidade, lembra-te de que tuas mágoas escondem a luz do mundo de tua consciência. Lembra-te também de que não a buscas sozinho e de que sabes onde procurá-la. Dize, então:

Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.
Não posso ver aquilo que escondo. Quero, porém, permitir
que me seja revelado, para minha salvação e para a salvação do mundo.

Certifica-te ainda de dizeres a ti mesmo:

Se eu esconder esta mágoa, a luz do mundo ficará escondida de mim,

se fores tentado a manter qualquer coisa contra alguém hoje.

*

COMENTÁRIO:

É incrível o quanto ainda estão arraigados em nós alguns hábitos destrutivos. Algumas crenças que apenas nos mergulham mais fundo na escuridão, afastando-nos sempre e cada vez mais da possibilidade da cura, da salvação e do encontro com a luz.

Entre estes hábitos está o de julgar. Aliás, é para que aprendamos a deixar de julgar que o Curso veio à luz. É para isto que o Livro de Exercícios se apresenta e nos oferece lição após lição. E, quando menos esperamos, nos surpreendemos julgando. Muitas vezes uma opinião, uma impressão que o ego quer fazer parecer "inocente", mas que nos empurra diretamente ao caminho da dor e do sofrimento. Pois aquilo que parecia, aos olhos do ego, "inocente" nos aprisionou no inferno, por termos colocado a culpa por alguma coisa que experimentamos sobre alguém.

Guardar mágoas é outro destes hábitos.

É preciso que nos lembremos e nos esforcemos ao máximo para aprender que tudo o que experimentamos e vivemos e criamos é unicamente responsabilidade nossa, de cada um de nós mesmos. Não há pois por que culpar ninguém nem nada, por nenhuma sequer das experiências que vivemos. Nem há razão alguma para que guardemos uma mágoa sequer de alguém por qualquer motivo.

É isso que vamos praticar e aprender com a lição deste dia 10 de março. Tomara aprendamos.

2 comentários:

  1. Oi Moisa,

    Sabe q faz uns dias que varias situacoes vem me trazer essa menssagem de guardar magoas e nao liberar suas emocoes.
    E por incrivel que pareca ontem fiz um exercicio para isso para trazer a tona essas emocoes e olha-las com carinho e dizer a mim mesma nao foi sua culpa.
    Com esta licao de hj senti isso "nao posso ver aquilo q escondo" e li algum outro lugar que dizia qdo vc algo sem ter conhecimento como acontece com as criancas mas qdo vc explica q ela responsavel pelo o q esta sentindo tudo se ameniza.
    Outro dia meditando ouvi isso entregue nas maos do E.S. suas emocoes e magoas, contudo elas precisam reeveladas a mim mesma e ai entrega-las ao Divino.

    Um grande passo na minha jornada.

    Obrigada por fazer parte e por sua participacao nos comentarios.

    Um bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani, tudo bem por aí?

    Obrigado por repartir conosco suas experiências, impressões e emoções. Isto com certeza contribui para que nos conheçamos todos um pouco melhor. Para que integremos aquelas partes de nós que ainda relutávamos em ver.

    Na verdade, até me esqueci de dizer no comentário que, mais importante até do que reconhecer que não podemos responsabilizar a ninguém por nenhuma sequer de nossas experiências, o caminho mais rápido para a cura é agradecer a quem quer que nos faça viver uma experiência qualquer, mesmo aquela que nos parece a mais detestável e insuportável de todas.

    De acordo com a Anna Sharp, aquele ou aquilo que mais nos incomoda tem tudo para ser nosso maior mestre, se soubermos aproveitar a lição que ele nos oferece. Se soubermos ver nele o que precisamos mudar em nós mesmos. Guardar mágoas, julgar, só nos aprisionam e reforçam nossa crença na separação. E nos impedem de aprendermos a assumir a responsabilidade pela nossa própria salvação, individualmente, e pela salvação do mundo.

    Obrigado mais uma vez por fazer parte.

    ResponderExcluir