terça-feira, 16 de março de 2010

A luz põe fim a todas as ilusões

LIÇÃO 75

A luz veio.

1. A luz veio. Estás curado e podes curar. A luz veio. Estás salvo e podes salvar. Estás em paz e levas a paz contigo aonde fores. As trevas e a desordem e a morte desapareceram. A luz veio.

2. Hoje celebramos o final feliz de teu longo sonho de desventura. Não há nenhum sonho mau agora. A luz veio. Hoje começa o tempo da luz para ti e para todos. É uma nova era na qual nasce um novo mundo. O velho, em sua passagem, não deixa nenhum vestígio sobre ele. Hoje vemos um mundo diferente, porque a luz veio.

3. Nossos exercícios para hoje serão exercícios felizes, nos quais damos graças pela passagem do velho e pelo começo do novo. Não fica nenhuma sombra do passado para escurecer nossa vista e esconder o mundo que o perdão nos oferece. Hoje aceitaremos o mundo novo como aquilo que queremos ver. O que desejamos nos será dado. Queremos ver a luz; a luz veio.

4. Nossos períodos de prática mais longos serão dedicados a olhar para o mundo que nosso perdão nos mostra. É isto que queremos ver, e apenas isto. Nosso propósito sincero torna nossa meta inevitável. Hoje, finalmente, o mundo verdadeiro se ergue diante de nós em alegria para ser visto. A visão nos é dada, agora que a luz veio.

5. Não queremos ver a sombra do ego sobre o mundo hoje. Vemos a luz e, nela, vemos o reflexo do Céu se estender sobre o mundo. Começa os períodos de prática mais longos dando a ti mesmo as boas novas de tua liberação:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

6. Não te demores no passado hoje. Mantém uma mente aberta por completo, livre de todas as ideias do passado e limpa de toda noção que inventas. Tu perdoas o mundo hoje. Agora podes olhar para ele como se nunca o tivesses visto antes. Tu ainda não sabes com que ele se parece. Esperas apenas que ele te seja apresentado. Enquanto esperas, repete várias vezes, devagar e com toda a paciência:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

7. Percebe claramente que teu perdão te dá direito à visão. Compreende que o Espírito Santo nunca deixa de oferecer a dádiva da visão aos misericordiosos. Acredita que Ele não te abandonará agora. Perdoas o mundo. Ele ficará contigo enquanto vigias e esperas. Ele te mostrará o que a visão verdadeira vê. É Sua Vontade e tu te uniste a Ele. Espera pacientemente por Ele. Ele virá. A luz veio. Tu perdoas o mundo.

8. Dize-Lhe que tu sabes que não podes falhar porque confias n'Ele. E dize a ti mesmo que esperas na certeza de olhar para o mundo que Ele te prometeu. A partir deste momento verás de modo diferente. Hoje a luz veio. E tu verás o mundo que te foi prometido desde o início do tempo e no qual o fim do tempo está garantido.

9. Os períodos de prática mais breves também serão lembretes alegres de tua liberação. Lembra-te a cada quinze minutos mais ou menos de que hoje é um tempo de celebração especial. Dá graças pela misericórdia e pelo Amor de Deus. Regozija-te no poder do perdão para curar tua visão completamente. Confia que há um novo início neste dia. Sem as trevas do passado sobre teus olhos, não podes deixar de ver hoje. E o que vires será tão bem-vindo que estenderás o presente para sempre com alegria.

10. Dize então:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Caso sejas tentado, dize a qualquer um que pareça te empurrar de volta à escuridão:

A luz veio. Eu te perdoo.

11. Dedicamos este dia à serenidade na qual Deus quer que tu estejas. Mantém-na na consciência de ti mesmo para vê-la em todos os lugares hoje, enquanto celebramos o começo de tua visão e a vista do mundo verdadeiro, que chega para substituir o mundo não-perdoado que pensavas ser verdadeiro.

*

COMENTÁRIO:

Comecemos a nos preparar para as práticas da ideia deste dia 16 de março dando as boas vindas a Sasha Babo, que se juntou a nós no último domingo. Espero que ela se sinta à vontade para dar sua contribuição e oferecer seus pontos de vista, e críticas quando for o caso, nos muitos comentários que ela fará de agora em diante. Também aproveito para cumprimentar a Nina por seu aniversário, neste dia em que a luz vem. Tomara a luz venha e fique com ela e, por meio dela, conosco, a partir de agora para todo o sempre.

O que a luz pode fazer? O que a luz faz? Estas duas perguntas, e suas respostas, são suficientes para fazer que tomemos a decisão de buscar encontrar a luz em nosso caminho. Pois a luz pode fazer tudo e, de fato, a luz faz tudo para nos oferecer a visão límpida e cristalina do que somos, na verdade. É ela que pode afastar todas as trevas e dissipar para sempre a escuridão na qual o ego busca nos mergulhar, para que não nos aproximemos de nossa Fonte, o que o faria desaparecer para sempre.

É a luz, ou, melhor dizendo, na luz que podemos ver nossa própria inocência e pureza. Ver que ainda somos como Deus nos criou e que nada pode nos separar d'Ele ou de nós mesmos, ou daquilo que somos. É a luz que nos devolve a visão e nos permite ver que o mundo, por ser neutro, é inocente. Por isto podemos perdoá-lo e vê-lo como, de fato, é. E, ao perdoar o mundo, perdoamos tudo o que há nele, que é apenas o reflexo daquilo mesmo que somos. E toda a ilusão se vai.

7 comentários:

  1. *

    Oi meus queridos... Oi Cris ...

    Você expressa bem o que a maioria de nós,
    ( penso eu) encontra nesse trabalho de "libertação" da mente... como dificuldade...

    E é compreensível, quando diz que parece ter a sensação de mesmo inconsciente, querer manter
    as mágoas, como uma espécie de estratégia p/ mantermos vínculo com situações ou pessoas, e que na verdade o é, pois esse é o grande artifício do qual o ego se utiliza, para nos manter "presos" na dor ou sofrimento, que é uma forma de tirar a culpa de si mesmo, e joga-la para outro... mesmo que para isso, se mantenha exatamente preso nessa mesma dor...

    É nessa loucura em que nos mantemos, e na maioria das vezes nem percebemos... e essa é a grande loucura gerada na nossa idéia de separação, de medo e de culpa, da qual o curso tenta nos libertar...

    Como que, sem as mágoas, parecesse ficar um vazio como disse, é porque nossos sofrimentos, dores, mágoas, nos dão a impressão de vida "normal" , apenas porque é o que conhecemos "melhor"... é o que aprendemos a "lidar " ... e esse "vazio" só ocorre, enquanto não nos tornamos "conscientes " de quem somos... perfeitos e completos no Eu Sou.

    Conhecemos bem, todo tipo de sofrimento, e nos habituamos a eles, mas isso apenas, porque não nos "lembramos" do amor, na nossa verdadeira essência.

    E é sempre mais fácil lidar com o que conhecemos, do que com o que conhecemos "pouco" que é o caso do amor, da paz, da segurança, da alegria, coisas que experimentamos tão pouco, e que, além disso ainda cremos, que sequer somos dígnos dessas coisas boas, e que nos deixam ainda com a sensação de que, se experimentarmos essas coisas boas e sãs, vamos ter que "pagar" por elas em algum momento. Cabe aqui até a frase popular...
    _ Era bom demais pra ser verdade !!!

    E isso nos assusta um tanto. Se ficamos sem o que conhecemos tão bem, mesmo que não gostemos disso. É aparentemente "mais seguro". Pois é algo que conhecemos bem... e nos libertar disso, realmente nos custa um grande empenho, uma grande "vigilância" sobre nossa mente, a partir de uma nova escolha, que deverá ser firme, e também nos mantermos sempre conscientes, de que só nós somos responsáveis por qualquer coisa que experimentamos, assim como só nós podemos mudar a qualidade de nossas experiências.

    ResponderExcluir
  2. *

    Continuando ...

    Mas todo nosso empenho e entrega, não ficarão sem resposta, pois o Espírito Santo nunca deixa de nos responder. E essa entrega nada mais é, que se colocar "disponível" para a mudança, a partir dessa nova escolha. E ter fé plena, de que a " luz "que pedimos nos chegará para podermos compartilhar a Vontade de Deus para nós, que é a nossa própria vontade e salvação.

    E tudo seguido do auto perdão, do não julgamento, por nós ou por qualquer irmão ou situação, nos lembrando sempre, de que tudo no mundo é neutro, que as coisas e pessoas só tem o significado que damos a elas. Só dessa forma podemos atingir essa cura ... através da compreensão, de que o amor só nos tocará, quando nos amarmos verdadeiramente, que o mundo só se curará, quando nos curamos por esse mesmo amor.

    Ao invés de se envolver com o que está sentindo em relação a qualquer coisa que incomode, apenas observe o que sente, sem julgar, apenas se veja, honestamente, como
    " pensa que é", e substitua as imagens e pensamentos de si mesma, pela sua verdadeira imagem, a de Filho Santo e Amado de Deus.
    Isso ajuda a suavizar o coração e a mente. Porque no fundo de nós, essa imagem encontra "reflexo"...
    no fundo de nós, "conhecemos" essa verdade.

    E não devemos ter medo, ou nos recriminar por nossas dificuldades, elas ainda existem, mas não são importantes... são apenas uma ilusão experimentada... como todas as outras...
    e ilusão, é só isso, ilusão...
    importante apenas é a sua disponibilidade...
    pois é por ela que a Luz vem !
    E quando a Luz vem, conseguimos nos perdoar e nos amar, e conosco, o mundo que criamos a nossa volta.
    Pois quando a Luz vem, a Paz, o Amor e a Alegria vem com ela.

    Milagres a você, a mim, e a todos...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. *
    Oi Meus Queridos... de novo...

    Gostaria de primeiramente parabenizar nossa querida Nina, pelo seu aniversário no dia de hoje... E que a Abundância e o Amor Divino, inunde seu ser hoje, e sempre, para que a luz se faça em você, e através de você, ao seu mundo.

    Aproveitando o tema sobre a luz, gostaria de acrescentar, sobre as 2 perguntas que Moises nos coloca tão bem, que são...
    O que a luz pode fazer ? e O que a luz faz ?
    É um tanto óbvio, que a luz dissipa as trevas, mas, sabemos que trevas são essas exatamente ?

    Acho que só esse tema, daria um livro...
    e esse comentário que coloco, é quase um
    e m perdoem se me excedo...

    Creio que podemos resumir a resposta a esse questionamento com a seguinte idéia...
    - " Tudo e qualquer coisa que não seja amor e seus complementos como a paz, a alegria, a abundância e a segurança plenas, são com certeza parte das trevas"

    Isso nos deixa numa posição um tanto desconfortável, já que pouco experimentamos esse amor na sua totalidade. E isso ocorre, porque passamos a maior parte de nossas experiências com nossa visão turva pela inconsciência de quem somos ... O Filho Santo,
    O Amor Puro e Divino manifestado.

    E como já sabemos, o que não é amor... é medo.
    Assim como, o que não é experimentado no amor, é experimentado, no medo... e é exatamente o que é experimentado no medo, o que são as trevas.
    Já que amor, é luz... óbvio, não ?

    Será ? Pode até ser óbvio em compreensão, mas não na prática. Até temos consciência disso, mas nossa falta de " confiança e fé " na nossa verdadeira identidade, como amor manifestado, ou de Filho de Deus Perfeito e Completo acaba nos traindo em nossa prática diária.

    E nessa prática diária nos traímos em coisas tolas, porque o medo a que " escolhemos "dar atenção, fé
    e poder, assume formas diversas, incompreensíveis, insanas e aterradoras.

    ResponderExcluir
  4. *
    Continuando...

    Citando exemplos extremamente comuns, o medo de não sermos aceitos, amados ou respeitados, nos faz mentir sobre quem somos em nossas fraquezas e limitações, a nós mesmos e aos "outros", e nos tornamos defensivos em relação ao que passamos a " acreditar "que somos.... ao "persona" que criamos para nós, e atacamos tudo o que tente nos "desmascarar" ou se mostrar contrário... ou tudo, qualquer um ou coisa, que não se alinhe, ou corresponda a falsa identidade que criamos para nós.

    Isso nada mais é, que nosso ego "gritando" ao mundo o quanto ele quer ser "especial" .
    E esses ataques podem ser mascarados das mais diversas formas, podem ser verbais, físicos, através de gritos ou de choros, de chantagens emocionais, na condição de agressor, de agredido ou de vítima, pois os 2 são um só... um ego infeliz, pedindo "Socorro ".

    Nesse estágio, reclamamos ou agredimos na tentativa de manipular tudo o que tente se opor a esse persona, que sempre, inevitável e inconscientemente, vai preferir, se defender ao invés de perdoar, odiar à amar, ter razão, à ser feliz, e enquanto "briga" para ter razão, inevitavelmente se torna infeliz, sem perceber.
    Mas o ego até finge não se importar de ser infeliz, desde que tenha razão.

    O medo de não ter onde morar, o que comer, o que vestir, nos faz escravos da idéia de "falta", nos obrigando a trabalhar mais e mais, nos impedindo da possibilidade de "ver" a abundância sempre presente em nossa essência divina, e de poder experimenta-la na consciência dessa verdade em paz.
    O que não quer dizer, que devamos parar tudo o que estamos fazendo, não. Apenas fazer tudo, não com a sofrida idéia de medo, ou escassez, mas com amor e alegria, o que já muda drasticamente os resultados.

    O medo de perder, nossos bens, ou conquistas, nos leva a uma defensiva permanente e agressiva, pois a simples grade que colocamos em nossas portas e janelas, ou o seguro contra roubos do carro, já é um ataque em si. Mas sem percebermos, um ataque a nós mesmos, já que isso "rouba" de nós mesmos, qualquer possibilidade de paz.
    O que deixa claro, que a única ameaça aqui, somos realmente nós, contra nós mesmos, apenas com nossas crenças no medo, que são contra a nossa verdadeira natureza de amor puro, onde somos todos um, e feitos, à imagem e semelhança do Pai, onde não existem nenhuma ameaça.

    ResponderExcluir
  5. *
    Continuando...

    Isso torna nossas experiências aqui, próprias das trevas... pois são derivadas da idéia de medo, da idéia de perda, de falta, de limitação, de impotência, de desamor, de intolerância, de raiva entre outros sentimentos sombrios que nos "roubam" de nosso acesso, à nossa verdadeira e amorosa identidade.

    Tudo o que somente a luz da verdade de quem somos, pode mudar, para nos levar de volta à visão do Céu, que está aqui mesmo, dentro de nós, no mesmo lugar onde se encontra o mesmo inferno que criamos. Pois não existe nada fora.

    E quem de verdade, quer realmente ficar na escuridão, experimentando todo esse inferno que criamos nela, pelos nossos medos ? Acreditem, ninguém ! Não importa quanto do ilusório tempo passamos presos nas sombras, no nosso mais íntimo, a nossa verdadeira natureza sempre nos chama, apenas esperando por nossa "disponibilidade" para nos levar de volta à luz do Céu. Onde e somente poderemos obter a cura que tanto buscamos a todos os "males".

    O que se resume, que tudo sempre é apenas , uma questão de escolha. Então repetindo as 2 perguntas
    O que a luz pode fazer ? e O que a luz faz ?
    Ela pode fazer tudo, Ela faz nossa visão ficar limpa, clara da nossa única realidade, de Filho Santo.

    E para isso, só precisamos apenas e simplesmente, "escolher " por Ela, entregando ao Espírito Santo em nós, essa nossa escolha para que Ela se faça, para que toda essa escuridão onde criamos nosso inferno se dissipe, e que possamos retornar o mais rápido possível, ao experimento de nossa verdadeira identidade de amor puro e na paz, que sempre foi nossa, por herança desse Pai, que só faz nos Amar
    e nos esperar, de braços sempre abertos.

    Milagres e Milagres... a todos !

    Carmen.

    ResponderExcluir
  6. UAU!
    Vou ter de reler tudo isso com mais tempo. Obrigada pelos votos, Moisés e Carmen.
    Que Deus os ilumine com a "minha luz", rs...pois foi HOJE no MEU aniversário que ela veio, não? rs...Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos,
    Quem nao lembra desta velha frase - " tem sempre luz ao fim do tunel". Eh exatamente isso, a luz ja esta, eh la, eh presente, como criacao primordial de Deus, " A Luz eh nacessaria para fazer a obra criadora de Deus VISIVEL e a Vida possivel". Trazer esta LUZ ao nosso dia a dia eh fazer visivel a nossa verdadeira funcao aqui, eh fazer visivel a experiencia que escolhemos viver, eh lembramos do que vrdadeiramente somos . Aqui esta o chamado, " A Luz Veio ". Aqui a troca pode ser feita, da escuridao do ego para o despertar..." "A Luz veio"... primeiro... sou grata.

    Bjs. Luz
    Querida Nina feliz aniversario. Muita celebracao...:))

    ResponderExcluir